O oceano no fim do caminho

O oceano no fim do caminho Neil Gaiman




Resenhas -


8 encontrados | exibindo 1 a 8


Cris 06/08/2024

O livro é uma boa mistura entre fantasia e realidade, onde memórias da infância se entrelaçam com criaturas mágicas.
comentários(0)comente



Flavoca 23/06/2024

Que leitura sensacional!
Acompanhamos o narrador recordando fatos fantásticos da sua infância ao retornar para a região onde morou quando criança. Lembrou sobre a fazenda Hempstock no final do caminho e de sua amiga Lettie Hempstock que dizia ter um oceano na propriedade dela.

A partir daí a narrativa é impossível de ser largada. Meu Deus, como chorei! Tive dor física em alguns momentos... Nostalgia, melancolia e medo permeiam essa história. Fiquei tão impressionada que sonhei com a vilã. Vale casa segundo! Mas preparem os lencinhos... Vão precisa!
Joãodelass 23/06/2024minha estante
?????




Maria18387 13/01/2024

"Lembrei-me disso, e, ao lembrar, lembrei-me de tudo."
Definitivamente, este livro será sempre um favorito. Li pela primeira vez em 2020 e adorei; foi uma experiência única, devorei em uma noite. Agora, ao relê-lo com mais tempo, foram duas madrugadas, e posso afirmar que minha opinião não variou muito. O que mudou, melhorou ainda mais.

Aos 17 anos, tenho uma visão completamente diferente de mim e do meu passado, uma perspectiva mais madura. Agora, permito-me sentir intensamente o que a Maria de 13 ou 14 anos não se permitia. Não tento mais esconder de mim mesma meus próprios traumas, medos e inseguranças que foram gerados na infância.

Sinto que reler esse livro foi necessário, e acredito que a interpretação e a conexão com o personagem são aspectos que variam de leitor para leitor. Recomendo fortemente a todos.
comentários(0)comente



Tally 24/10/2022

"E não era mar. Era oceano. O oceano de Lettie Hempstock. Lembrei-me disso, e, ao lembrar, lembrei-me de tudo."

Esse livro não é sobre um amor romântico, aqui nós temos uma história real de amizade, superação e crescimento.

Não saber o nome de um personagem é algo que me incomoda muito, mas normalmente eu só percebo quando vou comentar sobre a leitura. Nesse caso aqui, eu só percebi de fato não saber o nome do nosso menino/ homem de meia-idade ao chegar até aqui para escrever essa resenha. E eu li esse livro duas vezes.

Acho que fiz essa releitura justamente porque me sentia como o protagonista desse livro, eu tinha esquecido de sua história, sabia que eu gostava dela, mas não lembrava do porquê. e esse é o ponto desse livro. A gente se esquece das coisas, muitas e muitas vezes nós só lembramos porque voltamos a origem dela.

Neil Gaiman trabalha muito bem com o mistério, com elementos sobrenaturais, nos questionamos sobre o que pode ser realidade ou imaginação. Mas nosso protagonista passa por momentos tão assustadoramente reais que não nos resta dúvida de que aquilo é real.

A Família Hempstock é o centro de todo esse mistério. Constituída apenas por mulheres afinal "Não sei qual seria a bendita serventia de um homem por aqui! Não tem nada que um homem possa fazer nessa fazenda que eu não consiga terminar na metade do tempo e cinco vezes melhor." E aqui também temos efetivamente apenas um nome o de Lettie.

Lettie é a mais nova da família, mas nem de longe ela tem apenas alguns anos de vida, seu corpo está com uma idade realmente jovem, mas ao longo da história nós percebemos que ela é um ser com muitos anos de vida e experiência.

No final das contas o "oceano" é o ponto central de tudo isso, mas ele nunca será o ponto final de nenhuma história. Resta a cada um de nós identificar o papel desse oceano em nossas vidas, sim porque o oceano está em nossas vidas.
comentários(0)comente



Patty Amanajás 10/11/2021

Hoje é o aniversário do Neil Gaiman. Ainda não li tudo o que ele escreveu, mas quero. Na verdade, até agora li pouquíssimas obras dele, mas o pouco que li já me convenceu que eu devo ler mais. Devo ler tudo. Já é um autor favorito.

E nessa data especial, resolvi trazer a resenha de um livro que me tocou de muitas maneiras.

E é engraçado pensar que no começo da leitura eu achei tudo bem estranho. Demorei a perceber que minha estranheza era porque tudo era visto pelos olhos de uma criança.

Uma criança com muita imaginação, um pouca solitária e que ama livros.

Mas antes temos um narrador adulto nos primeiros capítulos, no qual o nome não nos é revelado e ele é o nosso personagem principal.

Ele começa a ter lembranças do seu passado, de quando era uma criança. Então, voltamos com ele no tempo através de sua memória. E nesse momento algo em mim também se conectou um pouco com o meu eu do passado. Veio aquela sensação nostálgica.

O personagem começa a reviver o tempo de quando morava com seus pais em Sussex, Inglaterra. Seus pais passavam por uma crise financeira. Um homem desconhecido cometeu suicídio dentro de um carro. E ele conheceu a Fazenda Hempstock com as três mulheres que viviam lá, dentre elas estava Lettie Hempstock e seu lago.

Mas que para Lettie esse lago era um oceano.

O Oceano no Fim do Caminho é um livro cheio de detalhes sutis e sensíveis. Poucas páginas, escrita simples, mas muito complexo em vários momentos. Nos faz refletir em como os acontecimentos da infância influenciam na forma como pensamos e agimos na nossa vida adulta. De como somos moldados e nos tornamos o que somos hoje.

Neil Gaiman faz isso de um jeito muito característico. Em vários momentos eu não sabia dizer ao certo se o que estava acontecendo era imaginação fantasiosa da criança, realidade ou se era um pouco dos dois. Cada detalhe importa. Acabei vendo tudo de um jeito especial, seja os momentos mais leves ou os mais sombrios.

Essa parte sombria me lembrou de Coraline. Pois existe um ser que daria arrepios em qualquer criança, com atitudes ruins e que influencia de forma negativa tudo ao redor.

É mais um livro que vou guardar no coração.

Feliz aniversário Neil Gaiman!
comentários(0)comente



Louise 16/07/2021

Magia na vida
E porquê não ter magia na vida?
Chame do que quiser: bruxaria, magia, receita ou mistério. Ele existe, querendo ou não, vendo ou não, fazendo ou não.
comentários(0)comente



Guilherme 08/10/2020

Nunca tinha lido romance do Gaiman
Já li outro título do Neil Gaiman, e confesso que ao início deste, me deixou um tanto confuso, mas ao decorrer da leitura, você compreende melhor a história, e como pode ser fantástica a mente de uma criança, ao final do livro recorri a internet para ter uma explicação melhor, e consegui assimilar os fatos, onde se trata de algumas memórias,e outra parte a imaginação toma conta, e não digo que é o melhor livro,mas não deixa a desejar.
comentários(0)comente



Lana 28/06/2020

Escrevo com fã da escrita de Neil Gaiman, um dos contos mais incríveis que já li. Nos traz reflexões e questionamentos sobre a vida, nos faz pensar sobre efeméride, e para mim, trouxe a real importância e representação que os ?oceanos? tem em nossas vidas.
comentários(0)comente



8 encontrados | exibindo 1 a 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR