Gustavo | @guh_santtoos 13/05/2021O Luto em forma de VersosUm jovem de 15 anos viu seu irmão ser morto em consequência da violência do bairro periférico onde mora. Ciente das regras do lugar, que incluem a vingança, ele decide ir atrás do assassino de seu irmão. Então, ao entrar no elevador de seu prédio, começa a refletir sobre sua escolha, e todo o livro será desenvolvido nessa viagem de dois minutos, do andar em que ele mora até o térreo.
Como vocês sabem o livro é narrado em forma de Versos, o que deixa a leitura mais ágil, assim como a descida do elevador.
Ao decorrer do livro somos apresentados as três regras da comunidade onde Will mora. Sendo elas
1° Não Chorar
Ou seja, Will que viu o seu irmão ser morto, não pode nem sequer chorar, o unico jeito é ele lidar com a dor e a tristeza de outra maneira.
2° Nunca dedurar alguém
Como o bairro onde Will mora, os moradores são todos negros, a relação entre os policiais e os moradores não são das melhores. Então caso há um assassinato na área, não se deve denunciar o culpado, e assim vem a última regra.
3° É preciso se vingar
Quando alguém é ferido, machucado ou até mesmo morto na comunidade, deve haver vingança. Então Will no dia seguinte a morte o irmão, sai de casa e pega o elevador, buscando vingança.
Até chegar ao térreo do prédio acompanhamos Will na maior parte do tempo se ele irá mesmo seguir as regras.
O Luto é o tema mais presente no livro, e o autor soube descrever muito bem esse sentimento; será mesmo que tomamos a decisão certa quando estamos sob pressão de algo tão assustador quanto a morte?
E toda parada que o elevador vai fazendo em cada andar, o leitor vai conhecendo mais da realidade sobre comunidade e suas consequências, e isso nos faz refletir muito sobre a vivência das pessoas negras no Brasil.
Daqui pra Baixo é simplesmente genuíno. Uma obra que a cada andar do elevador vai te deixando mais tenso, mas que também não perde sua sensibilidade ao tocar em temas tão significativos.