Mily 22/06/2022
O ódio que você semeia
? ?Nós queremos fim imediato da brutalidade policial e do assassinato de pessoas negras, de pessoas de outras raças que não a branca e de pessoas oprimidas.?
A história do livro em si é boa, mas o que torna o livro ainda mais interessante não é só a história de Starr e a luta dela por justiça pela morte de seu melhor amigo de infância Khalil, é a forma com que o livro nos faz ter uma percepção totalmente diferente do que estamos acostumados e abre nosso olhos pra realidade. A história é bem desenvolvida, estimulante e tem as melhores referências que já li em um livro.
O livro torna-se ainda mais interessante quando Starr não mede esforços para fazer justiça por Khalil porque as coisas não aconteceram como planejado. Era simples; ela era a testemunha de um crime o policial um-quinze matou Khalil. Ele era o criminoso e devia ser preso, porém não foi o que aconteceu o policial não sofreu as consequências de seus atos mas Khalil que foi tratado como criminoso .
"? Esses casos são sempre interessantes ? diz King. ? Reviram tudo querendo informações. Merda, eles tentam descobrir mais sobre a pessoa que morreu do que sobre a pessoa que matou. Faz com que pareça uma coisa boa a pessoa ter sido morta."
Essa não era a justiça que Starr esperava mas também não há nada de novo nesse caso. A justiça é cega ? Bom,na minha percepção certamente é.
"Não importa o quanto a gente grite,eles nunca estão dispostos a escutar"
Nossa voz é uma arma ,mas eles têm armas e usam armas.
"É impossível está desarmado quando sua negritude é a arma que eles temem"
, nós somos a maioria podemos fazer a diferença mas eles têm poder e atigem onde mais nos afeta.
"? As pessoas negras, as minorias, os pobres. Todo mundo na parte de baixo da sociedade.
? Os oprimidos ? diz papai.
? É. A corda sempre arrebenta para o nosso lado, mas somos quem eles mais temem. Foi por isso que o governo mirou nos Panteras Negras, certo? Porque tinha medo dos Panteras?
? Os Panteras educavam e davam poder às pessoas. Mas a tática de fortalecer o oprimido é de antes dos Panteras. Cite uma.
Ele está falando sério? Ele sempre me faz pensar. Demoro um segundo para responder essa.
? A rebelião de escravos de 1831 ? digo. ? Nat Turner fortaleceu e ensinou outros escravos, e isso levou a uma das maiores revoltas de escravos da história.
? Tudo bem, tudo bem. É isso aí. ? Ele bate com o punho fechado no meu. ? E qual é o ódio que estão semeando para as ?criancinhas? na sociedade de hoje?
? Racismo?
? Você tem que me dar mais detalhes do que isso. Pense em Khalil e na situação toda. Antes de ele morrer.
? Ele era traficante. ? Dói falar. ? E possivelmente membro de uma gangue.
? Por que ele era traficante de drogas? Por que tantas pessoas do nosso bairro são traficantes?
Eu me lembro do que Khalil disse: ele se cansou de escolher entre a luz e a comida.
? Eles precisam de dinheiro ? digo. ? E não têm muitas outras formas de ganhar dinheiro.
? Certo. Falta de oportunidades ? diz papai. ? Os Estados Unidos corporativos não trazem empregos para nossas comunidades, e claro que não nos contratam com facilidade. Aí, merda, mesmo que você tenha diploma do ensino médio, muitas das escolas nos nossos bairros não nos preparam bem o bastante. Foi por isso que, quando sua mãe falou sobre mandar você e seus irmãos para Williamson, eu concordei. Nossas escolas não recebem os recursos para equipar vocês como a Williamson recebe. É mais fácil conseguir crack do que uma boa escola por aqui.
?Agora, pense nisso. Como as drogas chegaram ao nosso bairro? Estamos falando de uma indústria de muitos bilhões de dólares, filha. Essa merda vem voando para as nossas comunidades, mas não conheço ninguém que tenha jatinho particular. Você conhece??
? Não.
? Exatamente. As drogas vêm de algum lugar e estão destruindo nossa comunidade ? diz ele. ? Tem gente como Brenda, que acha que precisa delas para sobreviver, e tem os Khalils, que acham que precisam vendê-las para sobreviver. As Brendas não conseguem emprego se não estiverem limpas, e não podem pagar reabilitação se não tiverem emprego. Quando os Khalils são presos por venderem drogas, eles passam a maior parte da vida na prisão, outra indústria de bilhões de dólares, ou têm uma dificuldade enorme para conseguir um emprego e muitas vezes acabam vendendo drogas de novo. Esse é o ódio que estão semeando, filha, um sistema elaborado contra nós. Essa é a vida bandida, a vida marginal, a Thug Life.
? Eu entendo, mas Khalil não tinha que vender drogas ? eu digo. ? Você parou.
? Verdade, mas se você não se colocar na posição dele, não o julgue. É mais fácil cair nessa vida do que sair dela, principalmente em uma situação como a dele."
"A pior parte? Tem muito mais gente.
Mas acho que vai mudar um dia. Como? Não sei. Quando? Não sei mesmo. Por quê? Porque sempre vai existir alguém para lutar. Talvez seja a minha vez."