Isis Costa 12/04/2022Foi uma das melhores leituras da minha vidaEsse livro teve a coragem de retratar e falar sobre assuntos que muitos têm medo, ou viram o rosto para o outro lado, que inclusive é um de seus temas principais. Nessa história vemos a decisão de uma simples adolescente americana negra de não se calar. De não virar o seu rosto para o outro lado.
Esse livro simplesmente se mostrou capaz de mostrar uma realidade que para muitos nem mesmo existe. Mostra o quanto alguns de nós somos privilegiados, enquanto outros precisam passar por situações que ninguém merece passar, apenas por existirem. Apenas por terem uma cor de pele diferente.
Por mais que nunca tenha passado por algo igual ao que Star passa durante a história, a autora conseguiu passar o sentimento de empatia e compreensão no livro, algo que já deveria ser normal apenas ao ler sobre esse assunto, mas nesse caso foi em um nível diferente. Um nível que realmente lhe faz entender.
E a jornada de Starr começa no momento em que ela vê seu amigo de infância ser morto em frente aos seus olhos, por um policial, sem nenhum real motivo além de sua cor de pele. E ver de primeira mão fez tudo mudar. É o momento em que ela decide usar sua voz, e não simplesmente ficar em silêncio diante daquela situação injusta e desumana.
Eu realmente amei ver toda a situação da Starr, o seu romance com o Chris também é muito fofo, e sua amizade com Hailey e Maya foi escrita de uma forma muito real, principalmente considerando a situação da Starr.
Não tem como realmente descrever tudo que esse livro me ensinou e me fez sentir. E também posso apenas imaginar como deve ser para pessoas da comunidade negra ter uma representação que eu acredito ser tão fiel do seu viver, uma representação que mostra como é clara a injustiça no mundo, e que o racismo não acabou, muito pelo contrário, infelizmente continua vivendo ao nosso redor até hoje.
Um fato curioso sobre o título do livro é o seu real significado. O livro em inglês se chama The Hate U Give, no qual suas iniciais formam THUG (tradução literal: bandido), que veio de uma letra feita pelo rapper americano 2pac (Tupac Shakur), onde sua frase inteira é “The Hate U Give Little Infants Fucks Everyone” (tradução literal: O Ódio que você dar a pequenas crianças f*de com todo mundo), ou o famoso THUG LIFE (tradução literal: vida de bandido). Essa frase é uma crítica contra o racismo, que afeta crianças negras e a levam a seguir uma vida criminosa.
O Ódio que Você Semeia é um livro que eu recomendaria para qualquer pessoa. Qualquer pessoa mesmo. Não tem como não amar.