Geovane11 26/08/2024
Um livro para os fãs de Heartstopper
"Às vezes, acho que as pessoas só fingem gostar umas das outras."
Em Um ano Solitário iremos conhecer a história da Victoria Spring, a Tori - irmã mais velha do Charlie. Ela é uma adolescente do segundo ano do ensino médio, possui um blog, não gosta de ler e odeia muitas coisas. Como está escrito na capa do livro, essa não é uma história de amor (será?), mas sim sobre a vida, amadurecimento e descobertas.
Primeiramente, é preciso ser dito que essa obra literária está ligada ao universo Heartstopper e sendo assim, teremos a aparição da família Spring, Ben Hope (i hate you) e claro, os protagonistas Nick e Charlie. Além disso, o foco do livro está em três personagens ( Becky, Lucas Ryan e Michael Holden) e a protagonista (Tori), as relações existentes entre eles e um tal blog Solitarie.
Na minha opinião, esse é um daqueles livros que seria bem melhor, caso tivesse algumas páginas a menos, pois tem "mistérios" que eu já sabia antes da primeira parte ser finalizada, além do mais essa história poderia ser facilmente condensada e ainda assim, trabalhar tudo que foi abordado ao longo dessas páginas. É perceptível que essa é a primeira obra da Alice Oseman, já que falta o tempero de suas obras - o equilíbrio no drama.
Sendo assim, esse livro, mesmo tendo a Tori (minha personagem favorita, juntamente com o Charlie) no protagonismo da história, me causou indignação perante algumas falas e atitudes dela - isso se refere a segunda parte. Pra mim, outra coisa que ficou clara, depois de ler o livro, é o fato da Tori ter uma mente mais conturbada que o Charlie, isso é perceptível mesmo ela se isolando e fazendo-se de forte.
Por fim, esse é um livro para os fãs de Heartstopper, para os adolescentes que se sentem perdidos e para as pessoas que ainda estão descobrindo essa loucura que é a humanidade. Enfim, Um ano solitário é uma história boa sobre a vida na juventude, entretanto, faltou habilidades tão marcantes nas obras da Alice, ou seja, ao meu ver faltou objetividade e praticidade.