spoiler visualizarDoug 30/06/2024
Não vou fazer uma resenha!
Não vou fazer uma resenha, ao invés disso gostaria de trocar uma ideia com quem gostou do livro!
Eu pessoalmente AMEI o texto, me pegou do inicio ao fim.
Quanto a abordagem do Murakami sobre o sexo, me incomoda BASTANTE, como é trabalhada, e a questão de sempre romantizar o 🤬 #$%!& e as relações sexuais que acontecem "do nada", se estendendo a quase todas obras dele que li me frustram, são extremamente apelativas, mas e so a visão "japonesa" sobre o tema, sobre isso e só ignorar e focar na narrativa.
Quanto os tabus da obra em geral, peço que não projetem seus preconceitos na mesma, todos nos somos ocidentais, vemos e entendemos o mundo como ocidentais, com raras exceções, oque e bem diferente da realidade em que o autor vive, se estendendo a forma como a maioria dos orientais enxergam o mundo, oque reflete em sua literatura e escrita.
Portanto esse tema deve ser respeitado e relevado, so o ignorem.
Quanto a sexualidade de Oshima, não entendo o debate, e entendo que debater sexualidade em 2024 é de uma ignorância absurda. Na obra ela é uma mulher andrógena, mas como apontado ela e cis e hetero, portanto, mesmo que fosse qualquer outra coisa, criticar esse tema e so ignorância, sexualidade não se discute e isso mostra o quando Murakami estava afrente de seu tempo nesta questão. (o livro é de 2002).
Quanto as teorias e duvidas que tive. *TEM SPOILERS*
Na maioria das historias do Murakami os temas de espíritos, múltiplas realidades e afins, estão presentes bem como o sobrenatural, então é razoável analisar o livro por essa ótica, além de que claramente este livro esta recheado deles, todo que eu escrever sera teoria minha e suposições, como eu disse ficaria muito feliz de discutir com quem também gostou do livro!
1- É fato que Sakura não e irmã de kafka, ela tem uma família e tem plena consciência de quem são, conforme foi apontado na historia.
2- Nakata ficou do jeito que ficou provavelmente por conta dos soldados que "fugiam" da guerra, encontraram a pedra e passaram pela passagem, mas na obra não explica como isso aconteceu e nem como eles tinham conhecimento da mesma.
2.1- Muita gente com quem conversei interpreta que quem teria aberto a passagem na época seria a Sra. Saeki, porem eu discordo uma vez que, quando o Nakata ficou do jeito que ficou ele era uma criança, e avia a guerra oque condiz com o tempo em que os soldados teriam passado pela passagem, enquanto a Sra. Saeki so teria a aberto anos depois, e Nakata é bem mais velho que a Sra. Saeki como apontado no livro.
3- Na minha interpretação a Sra. Saeki abriu a passagem pois queria reencontrar o amor dela que a mesma perdeu, (isso de fato ela queria), oque de fato ela consegui e teve sua alma transferida para cidade, porem seu corpo físico remanesceu na terra, oque explica a falta de vontade e indiferença dela sobre tudo, ela era somente uma casca sem essência nenhuma.
4- Foi dito que o tempo e indiferente na cidade, quando os soldados abriram a passagem ocorreu o incidente na montanha, neste mundo alternativo alguma força determina que o corpo da Sra. Saeki deve morrer para acompanhar sua alma, essa força faz com que e a abertura da passagem cause o incidente na montanha o qual a consequência assolou Nakata, determinando a "tarefa" a qual Nakata foi destinado no futuro.
Não e como se Nakata fosse "O escolhido", mas essa "maldição" poderia ter acometido qualquer uma das crianças, apenas ocorreu de Nakata ter tido azar.
5- Na minha interpretação os gatos que falavam com Nakata também eram espíritos que o guiavam, "e de fato guiavam" para atingir um determinado fim, matar o corpo físico da Sra. Saeki, oque eu não entendi e o porque dele so descobrir essa missão somente apos matar Jhony Walker, não entendi também o porque dele perder a capacidade de falar com gatos apos mata-lo.
6- Sobre Jhony Walker, interpretei que ele é mais um espirito, mas este saiu da cidade quando a Sra. Saeki abriu a passagem, e se apossou do corpo do pai de kafka, quando isso ocorreu? Não e apontado no livro, porem ele queria a todo custo voltar para a cidade, não consegui teorizar um motivo para isso.
Também não consegui teorizar nada a respeito sobre oque eram as flautas, ele disse que não gostava de matar os gatos, porem era preciso, oque me faz questionar suas ações. não da para saber se ele era mau, tanto que diz que não gostava doque fazia e por isso queria morrer.
Talvez fosse somente para voltar para a cidade ja que ele não pertencia a esse mundo, mas quanto a isso não tenho certeza nenhuma.
7- Sobre o sangue em kafka apos a morte do pai, não tenho nem ideia, mas tenho certeza que ele não o matou, não tinha como ele estar em Tokyo, portanto mais um mistério que fica no ar.
8- Sobre o menino chamado corvo, não me decidi se de fato ele e um alter-ego de Kafka ou algum espirito que o guia, estou do lado de que era um espirito pos no final ele toma a forma de um corvo e "mata" o espirito de Jonhy Walker de vez.
9- Sobre a Sra. Saeki ser a mãe de kafka, isso e bastante improvável mas vai da opinião do leitor, oque eu entendo, e de fato foi demonstrado e que a mão biological de Kafka era uma mulher comum / aleatória, que por algum motivo que não foi explicitado abandonou seu filho e levou sua irmã, no arco da floresta coube a Kafka aceitar esse fato e perdoar.
Portanto Saeki não seria a mãe de Kafka, nada e dito nem confirmado, "são tudo hipóteses" como pensou Kafka, a possibilidade dela ter dormido com o pai de Kafka etc.
E possível, que tenha acontecido mas também não e confirmado, mas uma coisa e certa, ela viu em Kafka a figura do homem que ela estava apaixonada!
Ela ter dito "A essa altura voce sabe quem eu sou" *não foram as palavras exatas pois não lembro*, pode significar qualquer coisa.
10- Sobre a pedofilia na narrativa, de forma alguma defendo, repudio, mas sei que acontece na vida real, e por incrível que pareça essa "pedofilia inversa" é bem comum e acontece bastante mesmo, no caso quando mulheres abusam de homens mais novos a sociedade passa um pano, não entendo porque, mas é assim! Sobre isso relevo e foco somente na narrativa.
Dentre muitas outras coisas a qual fiquei com duvida são, o porque de Nakata ter morrido? talvez tenha comprido a missão, também me pergunto oque era a entidade que saiu do seu corpo, oque de fato seria a cidade, e porque a figura que estava la era a da Saeki jovem, oque era aquele outro espirito que esqueci o nome o qual levou Hoshima a pedra, oque eram as flautas, como Nakata tinha os "poderes que tinha (fazer chover sanguessugas etc.) dentre muitas outras duvidas que tive enquanto lia mas me falta a memoria agora enquanto escrevo, li faz um tempo e vi um video no YT, e tive vontade de falar sobre também.
Enfim, foi um ótimo livro e gostei bastante de le-lo
quem quiser realmente trocar uma ideia sobre, me manda uma msg!
Abraços!!