JP_Felix 03/11/2023
Excelente
Nunca vou me cansar de elogiar o meu mano Sapkowski, um gênio da narrativa escrita. Simplesmente fantástico, cativante e emocionante. Como autor, sabe escrever e construir cenas diversas, ora provocando emoções fortes, ora dramas intensos, ora nostalgia sonhadora, ora humor divertido. "Uma guerra tão grande que é capaz de acabar com todas as guerras? Aquela ali é de fato uma put@ das grandes, mas não é uma put@ que pode acabar com todas as put@s". O quão filosófico não é essa frase? Humor e tensão no mesmo momento.
E que construção de personagens. Eu sou do time que torce para todas as feiticeiras queimarem vivas em fogueiras, cada um na sua e todas em praça pública, mas não consigo não gostar das cenas em que invariavelmente Geralt se envolve com alguma delas. Adoro a Fringila, ela eu queria que fosse só decapitada mesmo, para não sofrer muito no fogo.
Ciri aqui é basicamente uma protagonista, mas sem tirar o peso e a importância dos demais núcleos, e acho fantástico como a narrativa consegue conciliar isso, mesmo com tramas tão distintas no momento. Ora vemos Geralt no ducado, planejando dua viagem e matando tempo ganhando direito de todo mundo para não matar uma succubus, coitada, não faz mal a ninguém, só aparece em um ou outro sonho, mas só para os maiores de idade; ora vemos Ciri em outro mundo, vivendo algo completamente diferente, em outro contexto e situação. Ainda assim, mesmo sendo duas histórias distantes e paralelas, ainda sentimos que narrativamente ambos os arcos se ligam pelos seus objetivos sem parecer algo avulso ou apressado.
Poderia falar muito mais, mas seria só redundante. The Witcher é simplesmente o título com a melhor construção narrativa que já li.