Mariana:) 10/07/2024
O cérebro DDA - um panorama geral-
O que uma pequena alteração no sistema neurobiológico cerebral de uma pessoa pode causar? Bem, essa é a questão abordada nesse livro é já vou logo avisando... A resposta nem sempre é a mais óbvia.
Com sua escrita nada senescente, a Doutora Ana Beatriz Barbosa faz juz a sua conhecida índole notável!
É de conhecimento geral que cada indivíduo possui conexões e organizações neuronais totalmente diferentes e inéditas
- algo que é fantástico e imprescindível para criar pessoas únicas e com personalidades distintas- porém, infelizmente isso também significa um aumento exponencial da dificuldade de se entender o cérebro humano.
Nesse paralelo, o DDA ( Distúrbio de Déficit de Atenção) pode se difundir e causar reações ou necessitar de medidas medicamentais completamente especiais para cada caso, carecendo assim de uma atenção infinitamente maior para diagnosticar ou até mesmo amenizar os seus impactos ( prejudicando estudos e as formas de entender esse complexo " escafandrista" )
Um exemplo disso, são as séries de denominação que pessoas com DDA passam, como :
-DDAs predominantemente hiperativos e impulsivos
-DDAs com desatenção predominante
- DDAs combinados (desatenção e hiperatividade/impulsividade)
Se não fosse o bastante, ainda existe os subtipos de classificação os chamados ( Impulsos- vocacionais), o qual cada um tem sua peculiaridade predominante.
-Subtipo Desbravador;
-Subtipo Acionista;
- Subtipo Artístico
- Subtipo Performático.
Porém, mesmo com esses diversos modos de se simplificar cada caso, é irrefragável a ideia de que cada pessoa é única e possui seus próprios traços singulares!
Particularmente , a informação principal que eu queria passar é : neste território empírico nem tudo são flores; entretanto não são só problemas. As pessoas que possuem DDA obtem uma forma extremamente distinta de observar o mundo e tem muita facilidade no requisito de criatividade ( algo tão primordial! ), além de vários outros preceitos... Ademais, é importante ressaltar que muitas vezes o DDA é visto com preconceito e falta de informação, já que a impulsividade, distração e hiperatividade podem mascarar a real inteligência ou capacidade desses indivíduos.
Outrossim, gostaria de compartilhar a minha imensa admiração pela Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva, que conseguiu com elastério, abjurar muitas das minhas dúvidas por esse assunto!