Glauber Rosendo 25/01/2023
Um livro bom que foi prejudicado pelo tempo.
Ler esse livro hoje é um erro para quem já se encontra em nível intermediário ou avançado em seus estudos sobre Marketing ou Negócios.
Muito do conteúdo dele é relativamente óbvio para qualquer profissional da área em 2023, tratando da importância do digital; das práticas omnichannnel; do uso de big data para personalizar as estratégias; do uso de marketing de conteúdo e escuta social; da análise da jornada do cliente, desse atenção à defesa, etc..
Qualquer iniciante encontra aqui uma rica bagagem para fundamentar a base de informações e facilitar próximas leituras. Do contrário, para quem não tem esse perfil, recomendo ler outro livro.
No entanto, ressalto que "Marketing 4.0" foi lançado em uma época onde muitas dessas informações, condutas e técnicas começavam a borbulhar.
Esse mesmo autor lançou uma versão mais recente com título "Marketing 5.0" (que li em dezembro de 2021), tratando sobre o uso das novas tecnologias (machine learning, IoT, processamento de linguagem natural, etc.) nas campanhas e planos de marketing. Sendo muito mais recomendada para "intermediários e avançados" que este 4.0.
No fim, "Marketing 4.0" me serviu de revisão, trouxe algumas reflexões sobre a Jornada do Cliente (especialmente sobre a Zona POE e formatos "peixe dourado"; "gravata borboleta", etc.) e suas métricas básicas (conversão/consciência; conversão/recomendação, etc.).
Como já tinha lido o "5.0", evitei por muito tempo essa leitura acreditando que não valeria a pena o tempo investido. Contudo, a falta de livros bons para estudar sobre o assunto (muitos não passam de autobiografia) me fez arriscar.
Pelo menos matei a curiosidade e entendi a utilidade do conteúdo para futuras recomendações.