rodrigues.thiago25 01/11/2019
Um dos livros mais sensíveis que já li.
"Não finjo entender. Francamente, acho um absurdo. Sabe o que foi que percebi, no entanto? Não importa o que eu penso. Ele pensa de outra maneira e o sofrimento dele é real. O fato de eu saber que essa história toda é um idiotice não diminui a dor dele."
Terminei de ler um dos livros mais emocionantes e reflexivos da minha curta vida. Ah, estrelas, que leitura gostosa. Eu acertei em cheio no meu primeiro livro de ficção científica. "A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil" despertou tanta coisa em mim que está difícil escolher por onde começar, hehe.
Acredito que o principal foco do livro é debater as diferenças e como é possível e belo conviver com elas, além de tentar despertar a empatia no leitor. No começo, por se tratar de uma ficção cientifica, imaginei que seria uma longa saga pelo universo (como o título sugere), de fato isso acontece, somos apresentados a um grande mundo espacial, mas isso é apenas uma alegoria para discutir a convivência e relações (amorosas, de amizade e irmandade) entre pessoas que são totalmente diferentes, não só no sentido físico. Em um momento em que questões como preconceito tanto racial, quanto sexual, de gênero e nacionalidade estão sendo tão debatidas, esse livro foi como um bálsamo e reafirmou vários pensamentos que eu já tinha dentro de mim sobre esses assuntos.
É uma obra de uma sensibilidade impar, eu fiquei tocado e chorei em vários momento. Ao mesmo tempo não é presunçosa e nem maçante, é uma leitura agradável, eu fiquei perdido apenas nos conceitos de viagem no espaço-tempo, mas como disse os elementos de ficção científica são apenas pano de fundo para a aventura. Na verdade "A Longa Viagem" é pelos personagens riquíssimos e totalmente diversos que nos mostram que as diferenças entre as pessoas não importam, o fundamental é a essência delas.
Eu afirmo sem medo de errar que esse é um dos livros que vão ficar marcados em mim pra sempre.
E o trabalho de edição é lindo, olha essa capa, gente. A Darkside sempre surpreende. ??????