Lethycia Dias 17/07/2021Tragicômico"Triste fim de Policarpo Quaresma" esteve muito tempo numa lista de livros clássicos que eu desejava ler, mas pouco me lembrava. Mas a edição da Antofágica voltou a chamar minha atenção para essa história.
Nela, conhecemos a tragicomédia do personagem citado no título, um funcionário público apaixonado pelo Brasil e numa busca eterna de vivenciar aquilo que possa representar a "brasilidade" de forma genuína. Tudo o que Quaresma sabe sobre o Brasil, porém, é o que lê em livros que romantizam um passado mítico ou que nos apresentam a nossa própria terra a partir do olhar colonizador de estudiosos estrangeiros. O Brasil de Quaresma é uma farsa, e ele descobre, pouco a pouco, como as coisas realmente são.
Mas se parece simples deduzir que o Brasil não é uma maravilha, por outro lado, acompanhar a ingenuidade de Quaresma nos leva a confrontar alguns dos mitos em que alguns de nós são levados a acreditar: entre eles, estão a justiça e nobreza do Estado e a preocupação de governantes com o povo.
Fiz uma leitura bastante lenta, levando quase dois meses para concluir, e foi uma experiência um pouco difícil. Alguns trechos são bastante arrastados, tornando a leitura cansativa. Em outros, porém, Lima Barreto faz suas críticas de forma afiada, o que leva a entender o motivo de ter desagradado tanto a crítica e o meio intelectual em sua época.
Os artigos incluídos no fim do livro são bastante ricos em informação a respeito da vida de Lima Barreto e dos paralelos com "Triste fim" e também ótimas interpretações da obra, que me fizeram compreender melhor alguns trechos. A edição é bastante caprichada, com diagramação bem feita e ilustrações muito bonitas.
site:
https://amzn.to/2TfBi4k