Triste fim de Policarpo Quaresma

Triste fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma


1360 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Clara A. D. Cassani 27/07/2024

O triste fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto
A única razão pelo qual li todo esse livro foi por causa da escola.
É um livro chato, entediante e com um desenvolvimento muito lento.
comentários(0)comente



Maisa.Galdino 24/07/2024

Policarpo era mtttt patriota e bem sonhador. Ele até tinha proposto a mudança da língua oficial do Brasil, do português(herdado de Portugal) para o tupi(a língua nativa dos índios). Ninguém deu relevância para esse assunto. Policarpo até msm foi internado por conta disso. Como sempre na história tem um pouco da vida social da época(mts casamentos, mts filhas para casar, mt política) e a história se passa no contexto de guerras. Policarpo foi raptado para ser morto por ser considerado um traidor. Foi meio aleatório msm. O final não deixa evidente se ele morre msm ou não, mas a julgar pelo título creio que ele morre. Para entender melhor eu peguei um trecho de uma análise literária no Google: Foi acusado de traição, pois enquanto carcereiro da prisão dos marinheiros insurgentes, presenciou o fato de alguns prisioneiros terem sido escolhidos aleatoriamente para serem fuzilados. Policarpo decidiu denunciar o ocorrido ao presidente Floriano Peixoto. Foi então acusado de traição e condenado à morte.
Policarpo ainda morre com o seu patriotismo no sangue. Algo relevante a se comentar tbm é q o violão na época era considerado coisa de malandro e Policarpo insistiu nas aulas de violão para aprender a tocar.
comentários(0)comente



Rosiane92 17/07/2024

Uma leitura muito boa. Uma história traçada no patriotismo que tem um ar de engraçada, mas com um fundo deveras triste. Recomendo a leitura. Lima Barreto, um escritor maravilhoso.
comentários(0)comente



Eloah 16/07/2024

Incrível Análise Social
Foi meu primeiro romance do Lima Barreto que eu conhecia já de crônicas. Eu me maravilhei com essa obra, vou adquirir um físico só para me dar o prazer de marcar as partes que eu mais gostei. Grande gênio da literatura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Cassandra 08/07/2024

?
????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
comentários(0)comente



natAlia2065 07/07/2024

Não estava colocando fé no título mas realmente é triste, alguém morrer por um simples crime de pensamento, ou o conhecido crime ideológico, ser morto pela pátria que tanto amou e sempre tentou, dês do começo do livro, defender. Todo mundo nesse livro é super egoísta, pseudointelectual, o Ricardo estava certo quando disse que todos estavam vazios de afeto, ninguém quis nem se quer TENTAR ajudar o amigo.
comentários(0)comente



Alexandre663 05/07/2024

Policarpo é o Dom Quixote Brasileiro
Me faltam palavras para descrever a genialidade desse livro. O servidor público que enlouquece assim como seu autor ao ler livros e livros sobre o Brasil, descobre no seu pior fim. a morte de sua ultima quimera. O idealismo de uma nação e a politica republicana são uma máquina de corrupção e desigualdade.
comentários(0)comente



Ana 04/07/2024

Fazia um bom tempo que eu não lia um clássico com uma linguagem tão atual. Foi um livro que me roubou atenção desde a primeira página, foi uma sensação que não sentia há muito tempo.
Há partes do livro que senti meio fragmentadas, mas não atrapalhou a linha da história, já que não teve, em nenhuma das três partes, momentos massantes e monótonos.
Para mim, mesmo não sendo com assuntos assuntos atuais ou até mesmo reais, vale a pena dar uma chance pra essa obra pré - modernista. Policarpo Quaresma é um sujeito com ideais regrados, mas nem por isso se limita a expressar o que sente, até mesmo quando é um exagero que te faz soltar uma gargalhada sincera.
Apenas um defeito para esse livro... Policarpo não merecia aquele final, aquela angústia, aquele esquecimento, bem dizer, porque "Você, Policarpo, é um visionário..."
comentários(0)comente



Allanamari4 30/06/2024

Bom
É uma história interessante, mas infelizmente não me prendeu. Queria ter gostado um pouco mais desse livro.
comentários(0)comente



Hellas 29/06/2024

O tênue limite da loucura
Senti uma pegada de linear da loucura, igual em ?o alienista?, o livro é sensacional com muitas características brasileiras e situações tupiniquins. Policarpo Quaresma é um brasileiro como vários e vários, que por vezes, são vítimas de suas crenças e mortos por seus líderes célebres. A crença, o patriotismo, o amor a uma nação idealizada, o conhecimento profundo das idiossincrasias não salvaram Policarpo das mãos de homens realistas e nem mesmo sua pátria pode salvá-lo
comentários(0)comente



softshinn 22/06/2024

Gostei muito de acompanhar a história de Policarpo. Um sujeito verdadeiramente patriota, não essas porcarias de hoje que se dizem patriotas e são os piores inimigos do próprio país, com uma visão totalmente errônea do que é o patriotismo. ?????

Por tudo que fez, em nome do seu amor a pátria, fez-se sua desgraça. Desde o tupi ao sítio Sussego, até ser combatente.
comentários(0)comente



Daniel.Tschiedel 20/06/2024

Injustiça é o nome
Diferente do Machado de Assis, o texto do Lima Barreto neste livro é de fácil leitura e compreensão.

Na história você fica agoniado junto ao Quaresma, com ele querendo fazer o certo e o sistema batendo de volta com força nele.

O livro é um retrato da injustiça do nosso país e a cereja do bolo é como os militares são zoados.

Gostei bastante.
comentários(0)comente



cachs_cacheados 19/06/2024

Uma obra atemporal
Mesmo depois de 113 anos essa obra ainda reflete no Brasil de 2024. A obra fala sobre um ufanista, Policarpo Quaresma, que provia ideias/projetos para valorizar a culutra brasileira sem nenhuma dependência dos colonizadores, um desse foi adotar o tupi-guarani como lingua oficial, o que levou ao hospício. Outro projeto dele foi a reforma agraria, onde so visava uma dedicação maior ao solo brasileiro, aquele que valorizava, pois so comia frutos da terra que foram cultivados em solo brasileiro. Um, em que minha opinião, fez ele ser preso de vez, foi quando a Revolta Armada ganhou ele foi escolhido pra ficar no posto de guarda, em umas das prisões, em um de seus turnos ele viu os prisioneiros serem escolhidos aleatoriamente e serem mortos, num ato de piedade escreveu para Floriano Peixoto para liberta eles, Floriano viu isso como um ato de traição e prendeu e depois matou Policarpo Quaresma. Como diz no título esse foi seu triste fim, morto pelos seus ideais para valorizar o Brasil.
Daniel.Tschiedel 21/06/2024minha estante
A sua resenha ficou muito boa, mas eu diria pra marcar como spoiler, pq vc contou a história toda do livro, hahah




spoiler visualizar
comentários(0)comente



1360 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |