Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma


1361 encontrados | exibindo 811 a 826
55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 |


Vanessa.Coimbra 30/05/2021

Um verdadeiro clássico, tem muito da história do autor, foi uma releitura e gostei muito de novo do livro.
comentários(0)comente



laurinha 30/05/2021

o enredo é demais, gostei muito do livro, porém também achei um pouco confuso, muita coisa é narrada ao mesmo tempo e as vezes me perdia
comentários(0)comente



Marquito â¤ï¸ 30/05/2021

Triste fim dos brasileiros!
Lima Barreto mais uma vez me afagou positivamente. O livro é tal qual imaginava: um romance histórico do Brasil República, que, ao meu ver, também é comumente encontrado no Brasil atual. As disparidades sociais, preconceitos, instituições falidas, as mazelas, a corrupção, a loucura... A esperança em verde e amarelo! Tudo isso é claramente apresentado nessa obra que melhor representa as futilidades de um país que coloca seus interesses pessoais acima dos sociais. Brasil, mostra tua cara como tão bem foi apresentada por Lima Barreto!
comentários(0)comente



Babi 26/05/2021

Não amei, mas também não odiei
Li esse livro por conta do vestibular que vou fazer, talvez isso tenha tornado a leitura um pouco mais arrastada, mas convenhamos que não é uma leitura fácil, é pesada e lentinha mesmo. Fora isso eu gostei bastante da história, e (spoiler) o final é triste k k k
comentários(0)comente



Hyerro 26/05/2021

Bom
O livro tem uma boa história mas recomendo que um leitor iniciante não começar com essa obra por sua linguagem ser um pouco mais difícil de entender
comentários(0)comente



Cami 25/05/2021

Lima Barreto traz, nesta obra, várias problemáticas de sua época. Problematizou a intelectualidade da sociedade - como entendiam de tudo, mas não conseguiam entender a diversidade racial brasileira?. Além disso, ele traz três pontos importantes, pelo qual tiramos reflexões e pelo qual se desenvolve a obra: a língua, o espaço e a raça.

Escrita incrível. Escritor incrível. Essa obra tem toda a minha admiração.
comentários(0)comente



agathinhadegotham 25/05/2021

É SOBRE ISSO Brasil 2021 e 2022
o patriotismo como loucura, justamente na época em que a república se cristalizava com ideais positivistas e nacionalistas, justamente quando o país era governado por um tirano que pouco se importava com os rumos da nação, justamente cercado por falsos patriotas que foram para falsas guerras e vivem de falsas afirmações, justamente quando os camponeses não podiam usufruir das terras fofas que estavam ao se redor, justamente quando os europeus que aqui imigravam tiveram mais sorte do que os nativos ex-escravizados, justamente quando as formigas se espalham como ponto final ou reticências para as histórias que não podem ser concluídas por conta do caos do acaso que não pode ser salvo pelo governo, pelo povo, por ninguém.
comentários(0)comente



Gi 25/05/2021

livro lido pra fazer uma prova referente a ele, retratando bem a sociedade da época que ele foi escrito, como com o forte nacionalismo e preconceitos.
comentários(0)comente



Mariano15 23/05/2021

Eu diria o inesperado Fim de policarpo Quaresma
As voltas com personagens e fatos históricos do Brasil república.
Nosso herói policarpo , que é um tipo de D. Quixote tupiniquim: nacionalista , patriota , cheio de sonhos e ideais tentando buscar nas raizes do próprio país o que os pode unir como uma nação genuína e autêntica.
Entretanto todas as mazelas políticas e sociais a que hoje todos estamos habituamos mostravam-se já enraizado no coração do poder e porque não da sociedade !
Embora o livro seja pouco mais que isso. a meu ver este é o contexto principal
comentários(0)comente



Elisa 23/05/2021

Um kur
Odiei, nossa
O Policarpo é patriota ao extremo, de um jeito que me irrita, é tipo:
* alguém simplesmente cumprimenta ele com um aperto de mãos *
* Policarpo fica puto e indignado pq isso não é um cumprimento brasileiro e por isso todo mundo tinha que parar de cumprimentar assim *
Muito muito ruim, juro
comentários(0)comente



Alediohead 23/05/2021

Triste, porém cansativo
Achei a escrita um tanto quanto maçante, e realmente, o fim do Policarpo foi muito triste. Tudo por amor a pátria.
comentários(0)comente



Carollice 22/05/2021

Cansativo
Achei uma leitura bem maçante, por vezes quis desistir. Porém, gostei bastante do final. Depois ler o contexto em que foi escrito o livro gostei mais ainda.
comentários(0)comente



Janis 21/05/2021

Adorei. Me lembrou Clara dos Anjos e também o estilo para finais de Aluísio Azevedo.
comentários(0)comente



André Hausmann 21/05/2021

Romance crítico que através do personagem principal percorre o período inicial da República Brasileira durante o governo do Marechal Floriano Peixoto (1891-1894) nos apresenta questões acerca de problemas sociais, burocracia, política, conflitos de interesses, entre outros pontos.
Dividido em três partes, onde cada em uma delas é abordado um assunto - que são a cultura, a agricultura e a política, onde o autor utiliza de seu protagonista, e seus desejos de transformar o país numa nação melhor, para realizar comentários acerca das atitudes e posicionamentos da elite de sua época.
Ler essa obra de Lima Barreto na nossa atual situação política nos ajuda a refletir acerca de nossa história e também de nós mesmos, como indivíduos dessa nação.
comentários(0)comente



marialaura.mulin 20/05/2021

Lima Barreto sabia exatamente o que estava escrevendo
Honestamente, li esse livro para a UERJ 2020. Me arrependo de ter lido? Não. É um dos meus favoritos? Também não.
É um livro que foi muito bem ambientado, tudo com os detalhes da época em que se passa. Lima Barreto escreveu um Brasil e seu cotidiano perfeitamente. E ele também colocou um pouco de sua opinião (críticas explícitas, uso de ironia...) e sobre sua vida dele.
Meus pontos negativos foram que não gosto de tanta descrição, embora vejo que se fazia necessária para o livro ter seu sentido, e também não tantos diálogos (páginas e páginas de descrição). A leitura para mim, particularmente, não foi muito fluida.
Mesmo assim, recomendo o livro e afirmo que vale a pena ler esse clássico brasileiro.
comentários(0)comente



1361 encontrados | exibindo 811 a 826
55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 |