Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma


1361 encontrados | exibindo 991 a 1006
67 | 68 | 69 | 70 | 71 | 72 | 73 |


leticris 08/09/2020

Em fim...é um clássico....
Livro altamente bem escrito, rico em detalhes histórico porém de leitura maçaneta e difícil. Não sendo, ao meu ver, adequado para leitores iniciantes. 
Para leitores mais experientes a leitura acrescenta mais pelo conhecimento da época do que pela enredo em si.
comentários(0)comente



@borboleituras 07/09/2020

Por meio de um narrador irônico, satírico e indagador, em ‘Triste fim de Policarpo Quaresma’, Lima Barreto – escritor negro, brasileiro, que, além de romances, produziu crônicas, contos e sátiras – critica as contradições dos militares, dos políticos e da classe média do subúrbio carioca do século XIX ao historiar a trajetória de Policarpo Quaresma, personagem fictício caracterizado por seus ideais ufanistas.
Durante a narrativa, o protagonista é descrito como um homem metódico, leitor assíduo e estudioso. Patriota exacerbado, o major Policarpo Quaresma participou da Revolta da Armada e idealizou projetos, objetivando preservar costumes e criações que fossem estritamente nacionais.
Em harmonia, o leitor é apresentado a um personagem dedicado a projetos de cunho cultural, agrícola e político, a fim de contribuir com o bom desenvolvimento do Brasil, motivado pelo amor - não correspondido - que nutre por sua Pátria. Contudo, os planos do major são adiados quando, assim como ocorrera com o autor do romance, é internado em um hospício por conta de um requerimento no qual pede que o Congresso Nacional decrete o tupi-guarani língua oficial do povo brasileiro; mas seu triste fim não é esse...
Nessa obra, Lima Barreto, através de uma narrativa fluida e, por vezes, humorada, utiliza referências da mitologia grega e romana; e propõe reflexões acerca das pressões e realidades sociais, e da opressão estatal.
Dessa maneira, caso você queira reflexionar sobre as más consequências que um patriotismo radical e acrítico pode ocasionar, essa composição pode ajudar
comentários(0)comente



guigagirl 07/09/2020

Um Classico atual
Mais um dos clássicos que não perde sua atualidade. Fala de um patriota e de suas aventuras em prol do país. Nos faz pensar em como levamos a vida e o que fazemos dela.
comentários(0)comente



Angel 01/09/2020

Maravilhoso
RESENHA: TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA

AUTOR: LIMA BARRETO

Nesse livro clássico da Literatura brasileira vamos conhecer a história de Policarpo e sua trajetória como patriota fervoroso, que chega até causar estranheza nas pessoas que o rodeiam pelos seus ideais e tamanha coragem. Essa é uma história narrada em 3° pessoa sendo dividida em 3 Partes, com a primeira descrevendo a rotina de Major Policarpo Quaresma (Ele não era Major mas esse é um apelido).

Policarpo, era um homem muito respeitado e reconhecido na vizinhança pelo seu amor pelos livros e pelo seu nacionalismo exagerado. Já na primeira parte do livro temos contato com a sua ânsia do resgate da cultura brasileira quando inicia aulas de violão com seu grande amigo e professor Ricardo Coração dos Outros, e tanto é o seu amor pelo Brasil que cada vez mais buscava mais coisas verdadeiramente brasileiras, desde a comida até a vestimenta. O personagem vai chegar ao seu auge do patriotismo quando faz um ofício e envia ao ministro, escrito em tupi, defendendo que a língua oficial deveria ser a tupi, lhe gerando aí uma triste consequência.

E é nesse fervor do amor pela pátria que vamos acompanhar as investidas de Policarpo para alcançar o melhor para nação brasileira, que vai lhe resultar num triste fim como o próprio título do livro diz.

Minha opinião: Bom, eu comecei embarcar nessa aventura de ler literatura brasileira e estou amando, acredito que Lima Barreto merece muito reconhecimento com essa obra que lança uma crítica ao nacionalismo exagerado, assim como permite refletir acerca de temas como: egoísmo das pessoas da época, monopólio dos latifúndios, machismo, os privilégios do governo para com os estrangeiros ao invés do amparo dos mais pobres, e também a hiper valorização do diploma e não do conhecimento.

Ademais, esse é um livro para revisar os primeiros anos da República no Brasil, mais especificamente durante o governo de Floriano Peixoto (1891-1894).
comentários(0)comente



Ally 30/08/2020

Quaresma é tão patriota que acaba sendo mal compreendido, é tido como louco, vai parar no hospício.
Quando sai resolve comprar um sítio afastado de tudo e todos mas a confusão alcança ele lá msm assim.
comentários(0)comente



Rodrigo 29/08/2020

Adaptação fiel
Poucas adaptações em histórias em quadrinhos são tão fiéis quanto essa. Gostei demais!
comentários(0)comente



Rodrigo 29/08/2020

Visionário
Toda a força de vontade de um homem patriota que percebe a importância do nacionalismo para que o país tenha uma identidade nacional.
comentários(0)comente



Ci 28/08/2020

Razoavelmente bom
Tinha horas que devorava várias páginas, depois me perguntava quanto tempo ainda até acabar...
comentários(0)comente



Leonardo.Antonio 27/08/2020

O patriotismo prejudicial
Por meio do personagem de Policarpo Quaresma, o autor faz uma crítica ao patriotismo ingênuo e cego, ao mesmo tempo que expõe todos os podres do alto governo.
comentários(0)comente



Carla Verçoza 22/08/2020

Releitura
Havia lido Policarpo na pré-adolescência, na escola, igual grande parte do estudante brasileiro. Ainda nessa época havia gostado da leitura, porém reler agora, já adulta, é outra experiência. Lima Barreto é brilhante na construção da sociedade carioca da época e principalmente do major Policarpo, de bom coração, bons ideais, que valoriza a cultura nacional e nunca se sai bem com esse patriotismo. Divertidíssimo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Eva Cardoso 17/08/2020

Escrita incrível
Quero destacar nesse livro a escrita do Lima Barreto. Ele é extremamente detalhista. Realmente ele não teve aquela pressa pra que grandes coisas acontecessem, mas mostrou que as pequenas coisas eram grandes em significado. Ele conta a história de personagens que não consideramos nem ao menos seculares; que parecem não ter importância. Mas me fez ter aquela sensação de que em cada personagem dele, havia muito mais do que podia ser escrito ali. E isso me marcou.
comentários(0)comente



Danilo Parente 17/08/2020

Patriotismo, sonhos e decepções
"Ninguém compreende o que quero, ninguém deseja penetrar e sentir; passo por doido, tolo, maníaco e a vida se vai fazendo inexoravelmente com a sua brutalidade e fealdade".

O livro em sua essência é muito bom, têm pontos que você entra no clímax da história, compreende as críticas feitas por Lima Barreto e percebe o quão atual ainda é essa história.
A leitura é um pouco difícil por conta dos longos capítulos e algumas palavras pouco conhecidas, mas com o tempo você vai pegando o jeito.

Uma história muito boa e que merece ser lida, apreciada e refletida.
comentários(0)comente



Eduarda.Lanzarin 10/08/2020

Comecei meio desanimada e acabei me prendendo à história. Um livro tem uma escrita formal, parece que alguém está lhe contando a história diretamente
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



1361 encontrados | exibindo 991 a 1006
67 | 68 | 69 | 70 | 71 | 72 | 73 |