Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma


1361 encontrados | exibindo 661 a 676
45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 |


Lau 07/12/2021

Simplesmente ótimo! Por tanto tempo tive tanto preconceito em relação a esse livro, por parecer uma daquelas histórias repetitivas e enfadonhas, que agora até sinto vergonha de ter pensado uma coisa dessas!

Realmente, muitas das circunstâncias que ele traz não são novidade pra ninguém, mas a ousadia de ter colocado esses pensamentos no papel, na época em que foi escrito, é admirável e merece reconhecimento.
Aqui vamos ver críticas catárticas e aos mais diversos aspectos da sociedade brasileira. Desde uma leve alfinetada na tradição do casamento por conveniência, passando pela complicada situação agrícola até assuntos mais pesados, como o racismo, o nosso desprezo pela vida e a indiferença pela morte. Tudo isso permeado por um certo patriotismo de fachada. Familiar, não?

Nada de novo sob o Sol, porém eu não diria que o livro se propõe a trazer novidades daqueles anos e, sim, pintar um retrato do Brasil para ver se ele fica mais claro pro povo e sua desconcertante aquiescência com tudo o que acontece de ruim. Apesar de haver muitas revoltas e conquistas na nossa história, quantas outras centenas, milhares de injustiças não deixamos passar? Absorvemos muito do que nos faz mal e sequer podemos jogar a culpa disso no colo de alguém, porque trata-se de uma ferida muito profunda na nossa estrutura enquanto sociedade. Tentam normalizar o sofrimento do povo brasileiro desde a colonização para, hoje, acharmos que sofrer com a desigualdade faz parte da vida.

Ainda assim, a jornada de Policarpo Quaresma fica como um lembrete de que a nossa mansidão em relação aos problemas do país e aos poderosos pode nos prevenir de sermos punidos, presos ou mortos, mas também não muda nada para melhor. E, se não muda pra melhor, a tendência é continuar piorando.
comentários(0)comente



Costa 04/12/2021

Nacionalista até demais
Um livro bom, pode ser um pouco cansativo mas te faz pensar e também é ótimo pra citar em redações..
RayRay 13/12/2021minha estante
Concordo. Confundi nacionalista com patriota, culpa do livro. #BrasilEuTeAmo ??




Alan (@coracaodeleitor) 02/12/2021

Decidi fazer essa leitura e foi uma ótima experiência. Essa edição é linda demais. E esse livro é aquele que nos deixa com muitos questionamentos, e eu adoro isso.
comentários(0)comente



devil's habit 01/12/2021

o livro acompanha a vida de um nacionalista que ama seu país e o quanto se esforça para demonstrar tal amor, o que acaba por resultar em seu triste fim que trás grandes reflexões para o leitor
comentários(0)comente



Felipe Augusto 28/11/2021

Leitura essencial
Um livro essencial da literatura nacional brasileira, com assuntos ainda atuais de preconceito estrutural que nossa sociedade carrega até os dias de hoje, Lima Barreto expôs todos as dificuldades de preconceito de raça da época que até hoje ainda são por incrível que parece enraizados em muitas pessoas que precisam mudar.
comentários(0)comente



rafa 27/11/2021

Muito melhor do que o original
Acho que por ser em quadrinho a história me prendeu muito mais, desse modo acho que caso você não tenha conseguido ler o livro no formato normal, pois achou muito cansativo, você deve ler ele em quadrinhos, já que desse modo a leitura foi bem mais fluida.
comentários(0)comente



duddi 27/11/2021

"Há quantos anos vidas mais valiosas que a dele se vinham oferecendo, sacrificando e as coisas ficaram na mesma, a terra na mesma miséria, na mesma opressão, na mesma tristeza."

foi uma leitura arrastada! ainda mais por ter sido pedida por um professor. mas a história não é difícil de acompanhar, talvez se eu estivesse em posse do contexto histórico pudesse ter uma leitura mais proveitosa.
o livro tem partes bem delimitadas, achei bem interessante. na trajetória, você vai desenvolvendo um apego pelo major quaresma, e no final, chora junto com a olga - que aliás, foi a personagem que mais gostei.
a narrativa é boa, não te prende, mas é boa, tece críticas muito contundentes e atuais. quaresma é a representação fiel de um verdadeiro defensor da pátria. grande parte já se foi.
comentários(0)comente



Alex 20/11/2021

Os perigos de se importar demais
" Há quantos anos vidas mais valiosas que a dele, se vinham oferecendo, sacrificando e as coisas ficaram na mesma, a terra na mesma miséria, na mesma opressão, na mesma tristeza"
Até hoje essa frase continua real
comentários(0)comente



joao 18/11/2021

Lima Barreto me decepcionou
A proposta inicial é ótima e funciona perfeitamente como crítica ao período em que a prosa se passa, mas é só isso.
O protagonista vê seus planos e expectativas quebradas, mas não de forma aprofundada tal qual romances Kafkianos, mas de forma ordinária como O Apanhador no Campo de Centeio.
comentários(0)comente



Vanessa.Martins 18/11/2021

Fanatismo
Olha, é uma linha muito tênue entre a paixão e o fanatismo. Ele passou dos limites algumas vezes, e quem não ama algo nunca será capaz de entender, mas ele foi muito injustiçado, em suma o triste fim dele não foi pelo seu amor, mas um mal entendido.
Ju Arantes 23/11/2021minha estante
gostei do trecho "e quem não ama algo nunca será capaz de entender". acho q se relaciona muito com os companheiros/poucos amigos de policarpo.
concordo q ele exagera em alguns momentos, mas são sonhos dele e é bonito ver que essas pessoas que o amam o respeitam, mesmo discordando !


Vanessa.Martins 24/11/2021minha estante
?? é verdade




Poli 08/11/2021

Revolta e emoção
Esses são os sentimentos ao concluir essa história. Fiz meu TCC baseado nele e foi genial o modo como Lima fez críticas tão profundas e atuais usando um personagem tão caricato. É impossível não sentir pena do Policarpo.
comentários(0)comente



samuca 07/11/2021

O Brasil não conhece o Brasil
Uma leitura que todos deveriam conhecer! Por qual motivo ainda não valorizamos por muitas vezes a cultura do nosso país?
comentários(0)comente



Jade 06/11/2021

?
Ganhei esse livro quando eu era criança (outra edição) e sempre fez parte da lista de livros clássicos que eu desejava ler. Fiz uma leitura até rápida, mas alguns trechos são bastante arrastados, tornando a leitura cansativa. Lima Barreto foi cirúrgico nas críticas aqui, o que leva a entender o motivo de ter desagradado tanto o meio intelectual da época.
comentários(0)comente



Tati- Leitora 05/11/2021

O livro é muito bom e bem escrito. Contém várias críticas ao governo brasileiro que até hoje fazem sentido, tem também alguns momentos muito engraçados e o final que é extremamente triste. Feliz por ter lido esse clássico.
comentários(0)comente



Verbena 04/11/2021

Que final
Sempre bate um medo de ler o clássicos por conta da linguagem das referências, mas não foi tão difícil quanto eu imaginei. Acompanhamos além de Policarpo algumas pessoas do seu entorno, família, vizinhos, compadre, afilhada, amigos e companheiros de trabalho. A minha personagem preferida sem sobra de duvidas e Olga sua afilhada. Tive que pesquisar o contexto histórico, e consegui me situar bem na narrativa depois disso, foi uma leitura fluida depois que consegui pega o ritmo da escrita.
A obra é divida em 3 partes, na primeira achei interessante as questões de saúde mental retratadas. Ja na segunda o questão do descaso do estado com a população no contexto mais afastado das grandes cidades. E a terceira que é sem sombra de dúvidas a melhor na minha opinião narra bastante sobre a guerra, mas o que eu mais gostei de acompanhar foram as consequências do imposição do casamento como único objetivo de vidas das mulheres.
comentários(0)comente



1361 encontrados | exibindo 661 a 676
45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 |