Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma


1361 encontrados | exibindo 586 a 601
40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 |


Jack Kline 11/05/2023

O melhor da literatura clássica brasileira!
Eu me apaixonei completamente pela personalidade de Policarpo Quaresma! O cara é simplesmente genial! A forma como ele vê o mundo é apaixonante e eu amei a sua diligência e paixão em tudo que faz.

Me inspirou a querer buscar meus objetivos com o mesmo fervor! Mesmo que pareça, ou talvez seja, loucura.

Sempre fiel aos seus princípios, no fim acabou sendo traído por aquilo que mais amava. É realmente triste o fim de Policarpo Quaresma, mas isso não impede que seja um dos melhores livros nacionais que já li! Talvez o melhor que já li!

Olga meu amor, você é brilhante!! A relação dela com o pai e padrinho é linda! Sua curiosidade e inocência é encantadora e sua revolta final apaixonada. Um dos melhores personagens com toda certeza!

Tenho certeza que vou ler novamente algum dia! O mundo precisa de pessoas apaixonadas como Olga e Quaresma!
comentários(0)comente



Tamy 10/05/2023

Quanto patriotismo da parte de Policarpo!! ?
Um sujeito que amou seu país, que acreditou que no Brasil, nas suas terras, nas suas riquezas e em dias cada vez melhores. Aqui vemos a dedicação de Quaresma à pátria, como ele passa toda a vida estudando sobre o Brasil, conhecendo-o nos mínimos detalhes, na esperança de que esse país conquiste sua autonomia, tenha sua própria identidade, sem precisar buscar recursos fora, pois aqui tudo há! 

E assim seguimos os passos de Policarpo, todos os obstáculos que ele encontra ao tentar expor seus conhecimentos e a realidade com que ele se depara. 

Após tanta luta pela pátria, de estudá-la, de dedicar-lhes a vida, o que ele colheu? Valeu a pena todo o esforço? O que sua amada pátria lhe devolveu?

Ah, que triste saber que seu amor à pátria nada condiz com o amor dos demais compatriotas! Ah, que Triste Fim de Policarpo Quaresma! 
comentários(0)comente



Karine 09/05/2023

Bom mas arrastado
Apesar de ser repleto de personagens com enredos desinteressantes (Ismenia cof cof), o Ricardo coração-dos-outros me encorajou a terminar essa história.
comentários(0)comente



Maria 08/05/2023

Apesar do livro ser bem arrastado, gostei bastante de como decorreu a história de Policarpo, suas nuances enquanto patriota e as idealizações do que seria o melhor para o país.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Paloma680 03/05/2023

Policarpo é um sonhador, utópico. É interessante estar com ele em suas reflexões.

Olga sem dúvida é a personagem que mais gostei. Ela consegue pensar fora da caixa, embora seja guiada e submetida aos costumes da época.

Este livro representa tanto o Brasil que não há palavras para descrevê-lo.

Senti uma sensação de "o Brasil vai mudar, vamos fazer de tudo para que mude", mas ficamos esperando pela mudança como o Policarpo ...

"A Pátria que quisera ter era um mito; era um fantasma criado por ele no silêncio de seu gabinete".
comentários(0)comente



Michael.Quevedo 24/04/2023

Seria melhor se fosse contos
A história não tem um conflito, não tem um foco, são um monte de histórias entrelaçadas e por conta disso não desperta a curiosidade pela leitura e a deixa extremamente maçante e cansativa. Se fosse separada em contos seria mais suportável
comentários(0)comente



amanda 23/04/2023

Quem diria que o Policarpo Quaresma teria um triste fim?
O coitado do Policarpo Quaresma (completamente birutinha) não teve um momento de paz. Achei muito interessante a relação do nacionalismo exagerado com o final do livro, junto à crítica à elite da época, apesar de ter achado a história levemente entediante em vários momentos.
comentários(0)comente



ThaynA 23/04/2023

Triste e solitário fim de um incompreendido herói nacional.
Policarpo Quaresma um homem que sacrificou tudo de si para a valorização do Brasil que no final (como o nome ja diz) tem um fim tristíssimo. A obra é muito bem escrita e clara, amei muito o livro, faz com que reflitam sobre muitos aspectos os quais atinguem cada personagem do livro. Aqui aprendi que nem todo major é um major, que alguns generais sempre adoecem em tempo de guerra KKKKKK, que a mulher (com o olhar naquela época) já questionava porque que seu destino resumia-se ao casamento, que o amor muitas vezes mais maltrata do que lhe acolhe (podendo te levar a loucura) e que muitas vezes podemos e devemos desistir das coisas antes que ela nos destrua. Quaresma só queria sossego, lutou por tudo para que todos o tivessem e no final ele nunca chegou a experinentar o que realmemte era isso. Teve então seu triste fim sem saciar a demostração de um Bradil rico, e que no fundo disso tudo antes e agora o governo ainda não liga pra gente.
"Esta vida é absurda e ilógica; eu já tenho medo de viver, Adelaide" Essa frase resume o enorme impacto que foi tudo isso na vida de um homem que lutava pela esperança.???
comentários(0)comente



Zuarete 23/04/2023

...
Finalmente tive o prazer de descobrir porque esse livro é uma classico, pois retrata com precisão o Brasil e a angustia do povo.
comentários(0)comente



Bruna.Garilli 23/04/2023

Uma história forte e comovente de um homem que só sonhava em contribuir com a prosperidade da pátria.

Policarpo Quaresma, que, se levarmos ao pé da letra
Poli = muitos; Carpo= angústia, dor, sofrimento;
Quaresma= 40 dias de resguardo.

Um homem apaixonado pelo Brasil, um verdadeiro e ardoroso patriota idealizando assim um país admirável que, na verdade, não corresponde com a realidade. Um autêntico romance Quixotesco, com personagem eternamente incompreendido, no qual Policarpo dá a sua vida por uma causa sonhadora, e no final acaba por falecer espiritual e ideologicamente.

Um imenso obrigada a nosso tão grande escritor modernista Lima Barreto, que buscou mostrar o fiel Brasil aos brasileiros, sempre a favor dos menos favorecidos e denunciando tudo o que achava absurdamente injusto na sociedade, entendendo e criticando os problemas da época que perduram até os dias de hoje.
comentários(0)comente



Vini 27/04/2023

Finalizei a leitura no começo do mês e acabei perdendo inspiração pra resenha? Mas no geral é um livro muito crítico e bem marcado pelas críticas ao republicanismo militarista na qual Lima Barreto experienciou? É excelente, um clássico completamente justificado e relevante para os dias atuais.
comentários(0)comente



Priciliana0 28/04/2023

Relevante...
A narrativa é arrastada, mas bem construída. Nos mostra os excessos de uma pessoa e a quebra de expectativa da mesma. Queria ter lido anos atrás. Me identifiquei em certos pontos, em outros, achei puro fanatismo, apesar de ter ficado com dó do personagem. Mas enfim, é um bom livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Irineu.Dias 23/05/2023

Quando o nacionalismo vira utopia
Com clamores exagerados sobre o Brasil, Policarpo Quaresma se afunda cada vez mais em sua ânsia por um país nutrido em suas raízes coloniais. E a cada se afundando cada vez mais em um nacionalismo desconexo de uma realizada cheia de maldade e interperios.
comentários(0)comente



1361 encontrados | exibindo 586 a 601
40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR