Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma


1361 encontrados | exibindo 601 a 616
41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Laila 17/06/2023

Esse livro é um dos clássicos da nossa literatura. Acredito ser muito importante ler livros clássicos do nosso país, pois diversos conhecidos são adquiridos nessas leituras, as quais são importantes para nos tornar mais conscientes e responsáveis com nossa própria história, a partir do conhecimento do passado.

Extremamente triste a história do autor. Não ter reconhecimento nem sucesso em vida tornou seus outros problemas mais difíceis de carregar, o que resultou em uma vida de muitas dificuldades e sofrimento.

Já sobre o personagem Policarpo, muito interessante ver o desenrolar do enredo e sua indignação com a humanidade e com os políticos do país. Diversas críticas ao modo como a política do país é feita são exploradas na narrativa

Leitura extremamente recomendada!!!
comentários(0)comente



beca 11/07/2023

É um livro curto, com uma linguagem tranquila e uma história interessante. Um livro trata de assuntos da época em que fora escrito mas que se encaixam na realidade de hoje.
comentários(0)comente



Danilo116 11/07/2023

Nacionalismo
A obra apresenta Policarpo,um nacionalista que sonha em vê a valorização da cultura,costumes e história de seu país. porém percebe que nem sempre isso é bem visto.A obra não apresenta nada de extraordinário, porém dá um novo ponto de vista a se verificar e de certa forma diverte e ensina, porém sinto que não há na realidade um real papel pra obra,ficando meio perdida em algumas partes
comentários(0)comente



Hendrya 09/07/2023

O triste fim de Policarpo Quaresma
Mais uma vez me surpreendendo com a literatura brasileira, sobretudo com Lima Barreto. O livro é envolvente e sucinto nos acontecimentos narrados. Consigo sentir os sentimentos do autor durante a escrita deste livro, principalmente por tratar de uma época sombria da história do Brasil, a ditadura militar e seus horrores.
comentários(0)comente



Ana Ju 09/07/2023

Clássico brasileiro
A narrativa conta a história de Policarpo Quaresma, um funcionário público fanático por sua terra, o Brasil. Conhecido como "major", ele luta fielmente para conservar a cultura brasileira, o que acarreta conflitos e confusões para si. Considero-o um personagem muito bem desenvolvido, até mesmo real, visto que, em diversas situações, por mais exagerado que seja seu nacionalismo, ainda é possível perceber uma figura real e engraçada.

O livro se passa na época em que foi escrito: durante a República do Brasil, no governo de Floriano Peixoto. Como eu estava estudando sobre o assunto na data, foi interessante a relação que estabeleci. É divertida a forma inteligente com que Lima Barreto realiza suas críticas ao período, tanto de modo sutil quanto de maneira mais evidente. Além disso, é surreal o fato de ele ter escrito tudo em poucos meses. A obra pode ser considerada um marco para a literatura brasileira, de tão rica em detalhes.

A leitura, pelo menos para mim, não foi fluída. No entanto, a escrita é de fácil compreensão. Ao longo da história, ocorrem vários acontecimentos, mas ela também apresenta cenas mais lentas.

Desse modo, recomendo o livro para todos, em geral, como um clássico brasileiro que merece continuar sendo lembrado!
comentários(0)comente



s 04/07/2023

1 mês pra terminar
Li mais pra ter conhecimento historico, n sei se futuramente em alguma releitura possa aproveitar melhor a experiência.. mas essa foi tensa. achei muito arrastado não tinha oq me prender no livro
comentários(0)comente



Pisce19 02/07/2023

Um livro muito bom que te prende a atenção do começo ao fim!
Confesso que sou muito suspeito pra falar, por que eu adoro os livros do Lima Barreto, mas super recomendo a leitura desse em específico.
Sem contar que o major quaresma é um personagem bem interessante cujos ideais vão de encontro com as ideias da sua época.
O cara é simplesmente o melhor patriota (na minha humilde opinião tb)!
comentários(0)comente



lina 27/06/2023

E que tinha ele feito de sua vida? nada
É um livro que incentiva a reflexão sobre o patriotismo extremo, trazendo um personagem que dedicou sua vida pelo país e lutou para formar uma identidade nacional.
É taxado de louco, velho e sem fundamentos. Tão focado nos seus ideais que deixa de vivenciar o amor, a família e a vida.
Achei uma leitura bem fluída (apesar de ter enrolado por uns meses?), com uma linguagem não tão complexa se comparada a outros livros da época.
Em alguns momentos a quantidade de vocabulário que eu não conhecia me confundia e eu perdia a linha de raciocínio, mas senti que com o tempo me acostumei.
Recomendo muito !!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luana Rezende 27/05/2023

Não é o tipo de leitura que eu goste, mas se ele tivesse ficado quieto e seguindo a rotina inicial, não teria dado merda.
comentários(0)comente



Bruno236 27/05/2023

Obra Primorosa de Lima Barreto
Policarpo Quaresma: Um personagem que amou o Brasil, seus povos, seus territórios, suas culturas, suas tradições. Um personagem que seguiu seus valores morais e seus ideais até a última consequência.

Cômica, Sagaz, cheia de reviravoltas.
comentários(0)comente



Tuanny Cristine 27/05/2023

Feito no passado porém atual
Esse livro é muito bom mesmo, um dos melhores da literatura brasileira, li com o intuito de usá-lo em uma roda de leitura na escola mas foi muito mais que isso, gosto de ver que nem o maior e mais otimistras dos patriotas conseguiu não ser decepcionado pela sua pátria amada, é um livro que pode ser lido com vários olhos e isso é ótimo.
comentários(0)comente



Henggo 28/05/2023

Épico quixotesco brasileiro
Um dos romances mais famosos de Lima Barreto, a história de Policarpo Quaresma é quase um épico brasileiro de um homem cujo nacionalismo passa dos limites. Um exemplo disso é a vontade de tornar o tupi-guarani como idioma oficial e fazer três grandes reformas: da cultura, da agricultura e da política. Achei interessante porque o autor faz críticas para os dois lados, tanto contra o patriotismo exagerado por parte do protagonista, mas também contra o modo como o povo brasileiro se recusa a melhorar e a absorver as mudanças. O modo como Policarpo Quaresma termina, após uma briga com Floriano Peixoto, é um dedo apontado para a maneira como todos nós, até hoje, tendemos a silenciar as vozes de revolta. São ótimas como piada, como diversão, porém, quando um idealista à la Policarpo começa a falar sério e a buscar os ideais que acredita, nós logo o invisibilizamos. É só ver o que acontece hoje em dia quando pessoas da periferia ou das favelas decidem protestar. A polícia chega rapidinho, rapidinho... Agora, mais uma vez, é um livro que dá voltas e mais voltas. Precisa de uma boa dose de paciência para mergulhar.
comentários(0)comente



1361 encontrados | exibindo 601 a 616
41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR