Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma


1361 encontrados | exibindo 721 a 736
49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 |


felipe.demattos.94 01/11/2021

Honrado Fim de Quaresma
Triste não foi o fim de Policarpo Quaresma, triste foi a vida. Ao olhar pra trás e percebeu que viveu para nada, não deixou legado e não experimentou amores que pudessem de alguma forma retribuir.
O fim do Major Quaresma foi honroso, em meio a autoridades que abusam de seus poderes (situação que lembra muito o Brasil de 2021), defendeu e expôs a sua opinião, mas pagou caro por isso.

E você?
Está mesmo vivendo ou apenas existindo?
E pelo que está disposto a dar a própria vida para defender?
Já pensou nisso? Então pense.
comentários(0)comente



Lorena Sousa 02/11/2021

Frases que marcaram
"No bonde vinham outros visitantes e todos não tardaram em saltar o portão do manicômio. Como em todas as portas dos nossos infernos sociais, havia de toda a gente, de várias condições, nascimentos e fortunas. Não é só a morte que nivela, a loucura, o crime e a moléstia passam também a sua rasoura pelas distinções que inventamos."

"É incrível! Um país como este, tão rico, talvez o mais rico do mundo, é, no entanto, pobre, deve a todo o mundo...Por quê? Por causa dos governos que temos tido que não têm prestígio, força...É por isso."

Acredito que essas duas passagens me causaram maior impacto por ter lido esse livro no atual momento pandêmico e de desgoverno que vivemos.
comentários(0)comente



Belos 02/11/2021

Um clássico, né? Já o li umas três vezes e sempre descubro algo novo. Livro para quem gosta de crítica direta.
comentários(0)comente



Pedro 02/11/2021

Lição Atemporal
Aqui Lima Barreto nos brinda com uma lição que perpassa o tempo e as gerações da história da nação brasileira: Você que é patriota, você é otário.
comentários(0)comente



Mr. Jonas 04/11/2021

Triste fim de Policarpo Quaresma
Com uma literatura engajada e realista, Lima Barreto (1881-1922) compôs um romance cuja história oscila do humor ao drama. Ambientado no final do século XIX, o livro conta a história do major Policarpo Quaresma, nacionalista extremado, cuja visão sublime do Brasil é motivo de desdém e ironia. Interessado em livros de viagem, defensor da língua tupi e seguidor de manuais de agricultura, Policarpo é, sobretudo, um ?patriota?, e quer defender sua nação a todo custo. O patriotismo aferrado leva o protagonista a se envolver em projetos, que constituem o enredo do livro.

Policarpo é um ufanista que desperta curiosidade e escárnio em virtude de sua exaltação utópica das qualidades nacionais.

O auge de seu patriotismo se dá quando ele redige um ofício em tupi-guarani no departamento público em que trabalha, o que o leva ao hospício, onde permanece durante seis meses.

As aventuras quixotescas de Policarpo, entretanto, continuam após sua saída da casa de saúde e o levam a confrontar-se com a dura realidade.

Ao mesmo tempo em que evidencia o sonho de uma pátria melhor e mais justa, Triste fim de Policarpo Quaresma compõe uma sátira ácida sobre um Brasil marcado pelo oficialismo e pelo desmando dos poderosos.
comentários(0)comente



Verbena 04/11/2021

Que final
Sempre bate um medo de ler o clássicos por conta da linguagem das referências, mas não foi tão difícil quanto eu imaginei. Acompanhamos além de Policarpo algumas pessoas do seu entorno, família, vizinhos, compadre, afilhada, amigos e companheiros de trabalho. A minha personagem preferida sem sobra de duvidas e Olga sua afilhada. Tive que pesquisar o contexto histórico, e consegui me situar bem na narrativa depois disso, foi uma leitura fluida depois que consegui pega o ritmo da escrita.
A obra é divida em 3 partes, na primeira achei interessante as questões de saúde mental retratadas. Ja na segunda o questão do descaso do estado com a população no contexto mais afastado das grandes cidades. E a terceira que é sem sombra de dúvidas a melhor na minha opinião narra bastante sobre a guerra, mas o que eu mais gostei de acompanhar foram as consequências do imposição do casamento como único objetivo de vidas das mulheres.
comentários(0)comente



Tati- Leitora 05/11/2021

O livro é muito bom e bem escrito. Contém várias críticas ao governo brasileiro que até hoje fazem sentido, tem também alguns momentos muito engraçados e o final que é extremamente triste. Feliz por ter lido esse clássico.
comentários(0)comente



Jade 06/11/2021

?
Ganhei esse livro quando eu era criança (outra edição) e sempre fez parte da lista de livros clássicos que eu desejava ler. Fiz uma leitura até rápida, mas alguns trechos são bastante arrastados, tornando a leitura cansativa. Lima Barreto foi cirúrgico nas críticas aqui, o que leva a entender o motivo de ter desagradado tanto o meio intelectual da época.
comentários(0)comente



samuca 07/11/2021

O Brasil não conhece o Brasil
Uma leitura que todos deveriam conhecer! Por qual motivo ainda não valorizamos por muitas vezes a cultura do nosso país?
comentários(0)comente



Poli 08/11/2021

Revolta e emoção
Esses são os sentimentos ao concluir essa história. Fiz meu TCC baseado nele e foi genial o modo como Lima fez críticas tão profundas e atuais usando um personagem tão caricato. É impossível não sentir pena do Policarpo.
comentários(0)comente



joao 18/11/2021

Lima Barreto me decepcionou
A proposta inicial é ótima e funciona perfeitamente como crítica ao período em que a prosa se passa, mas é só isso.
O protagonista vê seus planos e expectativas quebradas, mas não de forma aprofundada tal qual romances Kafkianos, mas de forma ordinária como O Apanhador no Campo de Centeio.
comentários(0)comente



Alex 20/11/2021

Os perigos de se importar demais
" Há quantos anos vidas mais valiosas que a dele, se vinham oferecendo, sacrificando e as coisas ficaram na mesma, a terra na mesma miséria, na mesma opressão, na mesma tristeza"
Até hoje essa frase continua real
comentários(0)comente



duddi 27/11/2021

"Há quantos anos vidas mais valiosas que a dele se vinham oferecendo, sacrificando e as coisas ficaram na mesma, a terra na mesma miséria, na mesma opressão, na mesma tristeza."

foi uma leitura arrastada! ainda mais por ter sido pedida por um professor. mas a história não é difícil de acompanhar, talvez se eu estivesse em posse do contexto histórico pudesse ter uma leitura mais proveitosa.
o livro tem partes bem delimitadas, achei bem interessante. na trajetória, você vai desenvolvendo um apego pelo major quaresma, e no final, chora junto com a olga - que aliás, foi a personagem que mais gostei.
a narrativa é boa, não te prende, mas é boa, tece críticas muito contundentes e atuais. quaresma é a representação fiel de um verdadeiro defensor da pátria. grande parte já se foi.
comentários(0)comente



rafa 27/11/2021

Muito melhor do que o original
Acho que por ser em quadrinho a história me prendeu muito mais, desse modo acho que caso você não tenha conseguido ler o livro no formato normal, pois achou muito cansativo, você deve ler ele em quadrinhos, já que desse modo a leitura foi bem mais fluida.
comentários(0)comente



Felipe Augusto 28/11/2021

Leitura essencial
Um livro essencial da literatura nacional brasileira, com assuntos ainda atuais de preconceito estrutural que nossa sociedade carrega até os dias de hoje, Lima Barreto expôs todos as dificuldades de preconceito de raça da época que até hoje ainda são por incrível que parece enraizados em muitas pessoas que precisam mudar.
comentários(0)comente



1361 encontrados | exibindo 721 a 736
49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 |