Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma


1361 encontrados | exibindo 736 a 751
50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 |


devil's habit 01/12/2021

o livro acompanha a vida de um nacionalista que ama seu país e o quanto se esforça para demonstrar tal amor, o que acaba por resultar em seu triste fim que trás grandes reflexões para o leitor
comentários(0)comente



Alan (@coracaodeleitor) 02/12/2021

Decidi fazer essa leitura e foi uma ótima experiência. Essa edição é linda demais. E esse livro é aquele que nos deixa com muitos questionamentos, e eu adoro isso.
comentários(0)comente



Lau 07/12/2021

Simplesmente ótimo! Por tanto tempo tive tanto preconceito em relação a esse livro, por parecer uma daquelas histórias repetitivas e enfadonhas, que agora até sinto vergonha de ter pensado uma coisa dessas!

Realmente, muitas das circunstâncias que ele traz não são novidade pra ninguém, mas a ousadia de ter colocado esses pensamentos no papel, na época em que foi escrito, é admirável e merece reconhecimento.
Aqui vamos ver críticas catárticas e aos mais diversos aspectos da sociedade brasileira. Desde uma leve alfinetada na tradição do casamento por conveniência, passando pela complicada situação agrícola até assuntos mais pesados, como o racismo, o nosso desprezo pela vida e a indiferença pela morte. Tudo isso permeado por um certo patriotismo de fachada. Familiar, não?

Nada de novo sob o Sol, porém eu não diria que o livro se propõe a trazer novidades daqueles anos e, sim, pintar um retrato do Brasil para ver se ele fica mais claro pro povo e sua desconcertante aquiescência com tudo o que acontece de ruim. Apesar de haver muitas revoltas e conquistas na nossa história, quantas outras centenas, milhares de injustiças não deixamos passar? Absorvemos muito do que nos faz mal e sequer podemos jogar a culpa disso no colo de alguém, porque trata-se de uma ferida muito profunda na nossa estrutura enquanto sociedade. Tentam normalizar o sofrimento do povo brasileiro desde a colonização para, hoje, acharmos que sofrer com a desigualdade faz parte da vida.

Ainda assim, a jornada de Policarpo Quaresma fica como um lembrete de que a nossa mansidão em relação aos problemas do país e aos poderosos pode nos prevenir de sermos punidos, presos ou mortos, mas também não muda nada para melhor. E, se não muda pra melhor, a tendência é continuar piorando.
comentários(0)comente



Man 08/12/2021

Eu tenho um carinho por esse livro por conter situações que me trás muita reflexão. A carta que Policarpo escreve pra sua irmã me emocionou tanto, que não me canso de ler e reler. É uma leitura um pouco massante pra quem não está acostumado a ler literatura, mas pra quem gosta, é uma delícia.
comentários(0)comente



Min 08/12/2021

Quem, Quaresma?
"Ninguém ali lhe podia contestar. Quaresma só sabia da história do Brasil e os outros nenhuma" página 120.

Esta obra me marcou e é o meu nacional predileto (~até o presente dia)! Com certeza vou reler em uma edição melhor... Tudo começou com a professora de português falando do senhor Lima Barreto e seu patriota mais roxo ou melhor dizendo, verde e amarelo. Me toquei que o livro tava aqui em casa há algum tempo dando sopa, e meu irmão até hoje não viu mais o livro haha.

Ao longo da leitura a gente encontra várias reflexões e críticas bastante atuais, além de termos, expressões e palavras diferentes do comum utilizado atualmente no dia a dia (muito legal). Leia-o, no tempo certo, tenho plena convicção de que você vai ficar inquieto.

De início eu fiquei com o pé atrás em relação ao Policarpo, pois ele tem um gênio do cão e uma personalidade muito peculiar o que pode te irritar muitas vezes e os demais personagens nem se fala, eu tinha vontade de esganar muita gente! Com o passar do tempo você vai criando simpatia e logo você tá sofrendo por ele, como eu penei junto dele e o fim acabou comigo.
comentários(0)comente



Elispector 13/12/2021

Dom Quixote brasileiro
O Major Policarpo é um anti-herói, tem a alma quixotesca, cheio de ideais nobres, alguns beirando a loucura (até passou uma temporada no manicômio). Coração bom, idealista, patriota sem ser xenófobo. E por causa de suas qualidades não teve muito sucesso.
comentários(0)comente



ju 14/12/2021

?Ninguém compreende o que quero, ninguém deseja penetrar e sentir; passo por doido, tolo, maníaco e a vida se vai fazendo inexoravelmente com a sua brutalidade e fealdade."


Ameeei a história do livro e o jeito que os personagens foram apresentados e tudo fica melhor ainda quando se conhece bem qual o contexto histórico da obra.
Não esperava por esse final, realmente foi triste. Senti pena do Policarpo em diversos momentos do livro mas as ultimas paginas doeram no coração?
O único ponto negativo foi que achei meio lento e arrastado de ler, mas isso por causa da linguagem bem mais culta da época então no geral foi um livro muito bom.
comentários(0)comente



Giovanaacampos 16/12/2021

Há 99 anos, perdeu-se o grande Lima Barreto.
Policarpo Quaresma traz consigo a alegria de ser patriota e os diversos poréns que isso acompanha.
Entre uma crítica à nação e a grande sátira ao redor de seu patriotismo, é possível se ver triste inúmeras vezes com tudo o que acontece a Policarpo.
Atualmente, essa leitura se faz extremamente necessária.. basta abrir qualquer jornal e analisar as manchetes pra entender que o Brasil de Naro está beeeem distante do que éramos em tempos varonil e o que o patriotismo dos que seguem é bem diferente do que deveria.
E, de fato, o final faz jus ao título? que triste o fim de Policarpo Quaresma.. ninguém ajudou ele (seguirei inconformada com isso enquanto puder).
Enfim, que sejamos todos patriotas como Policarpo.
comentários(0)comente



luiza3496 17/12/2021

decepcionante
Li esse livro para fazer uma prova e queria ter gostado, mas infelizmente não foi dessa vez.
Primeiro que não é do gênero que eu gosto, tem uma escrita cansativa e algumas frases problemáticas e esquisitas (talvez por causa da época que o livro foi escrito).

O livro não foca apenas em policarpo e é terceira pessoa o que me deixou mais confusa ainda.
Não recomendo, tem outras obras brasileiras melhores.
comentários(0)comente



gabirellis 18/12/2021

Edição incrível de um livro atemporal
Nada melhor do que acabar de ler um texto clássico e se deparar com diversas informações complementares de profissionais da área. Antofágica acerta demais.
comentários(0)comente



Rayzaa 22/12/2021

Deveras um Triste Fim
?Além do que, penso que todo este meu sacrifício tem sido inútil. Tudo o que nele pus de pensamento não foi atingido; e o sangue que derramei, e o sofrimento que vou sofrer toda a vida, foram empregados, foram gastos, foram estragados, foram vilipendiados e desmoralizados em prol de uma tolice política qualquer??

Policarpo Quaresma, foi o homem/personagem mais patriota de nossa nação; e foi exatamente isso que o levou a seu triste fim.

vamos às partes boas kkk

O livro faz várias críticas sociais sobre:
Casamento como um DEVER, onde a mulher se sentia obrigada a casar como um propósito na vida e uma satisfação; a mulher que não casava, às vezes enlouquecia por pensar que não tinha mais nenhuma utilidade.
Loucura (inclusive Lima Barreto foi acometido por um mal psicológico e passou uma temporada num hospício; às partes que ele retrata a loucura, são vívidas e muito bem descritas);
temos também criticas ao Racismo, preconceito étnico, preconceito com musicistas; falou sobre a pobreza nas favelas do RJ; a desigualdade social; o descaso eteeeerno dos líderes de estado com o povo e as condições em que vivem; falou dos impostos que matam o pequeno agricultor e destroem sonhos simples; e claro, o centro do livro: o patriotismo fanático que literalmente mata.

*ALERTA SPOILER* Policarpo teve seu triste fim por meio de execução por fuzilamento, tendo sido considerado traidor por ser um Visionário.
comentários(0)comente



Camila.Szabo 23/12/2021

Antigo e atual
Me surpreendi em como gostei de reler este livro. Li a primeira vez lá no ensino médio, muitos anos atrás e acabei me interessando em reler com uma leitura coletiva.
Lima Barreto tem uma escrita crítica e um pouco debochada. Os temas são assustadoramente atuais, guardadas as proporções, principalmente a superficialidade em que são tratados pelo Policarpo os problemas do país e o patriotismo exagerado que o faz meter os pés pelas mãos.
Em certos momentos senti dó do nosso protagonista por sua ingenuidade e por sua perseverança em perseguir a própria ilusão.
Só não dei uma nota maior pq em alguns momentos senti um pouco arrastado, mas super vale a pena.
comentários(0)comente



Edilene Freitas 23/12/2021

É incrível a atualidade desse livro. Lima Barreto facilmente poderia estar escrevendo sobre a elite brasileira de 2021, sobre o desmazelo com a coisa pública e sobre o patriotismo superficial e alienado. Fiquei apaixonada pelo tom irônico do narrador e pelas críticas mordazes que ele faz a tudo. Maravilhoso!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



arqueofarias 23/12/2021

Meu primeiro contato com Lima Barreto. Gostei bastante do início e do final do livro? o meio me deixou entediado, mas no geral achei ok. As falas e personagens são muito atuais, além da temática ufanista exarcebada nos tempos que estamos vivendo. Ricardo Coração dos Outros e Ismenia são os melhores personagens?. Espero ler os demais de Lima. Recomendo.
comentários(0)comente



1361 encontrados | exibindo 736 a 751
50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR