Brena 21/04/2020“Em Busca de Watership Down” é uma aventura de coelhos a procura de um lar. A obra surgiu de uma das histórias contadas por Richard Adams a suas filhas, que deram a ideia de o pai transformá-la num livro, para que mais crianças tivessem o prazer de conhecê-la.
Assim, Adams pesquisou sobre anatomia e hábitos dos coelhos e transformou essa história numa obra literária de fantasia, porém, com bastante verossimilhança, pois foram respeitados os limites dos animais: até mesmo a humanização dos coelhos é limitada, apenas o suficiente pra desenvolver a história. Os coelhos conversam somente entre si e com outros animais (com limites também), tem termos próprios, consideram qualquer inimigo (humanos, raposas, gaviões) como uma ameaça só, etc.
Antes de ser aceito e virar best-seller britânico, o livro foi recusado por sete editoras. Isso porque o consideravam uma obra complexa demais para crianças, principalmente devido a linguagem e descrições, assim como inadequada para os mais velhos, pois um adulto não levaria a sério uma história sobre coelhinhos. Dito isso, é importante ressaltar que a história tem partes muito violentas, sendo adequada para o público infanto-juvenil e adulto. A violência pode fazer parte de uma grande aventura para um jovem, enquanto para adultos trás várias reflexões e alegorias. Não foi a intenção do autor fazer analogias, mas apesar de ser uma história sobre coelhos, foi contada por um humano que, invariavelmente, imprime suas impressões do mundo nela.
Vamos falar um pouco da história em si: começa quando um coelho, o Quinto (uma espécie de profeta), diz a seu irmão, Avelã (coelho-chefe dos fugitivos), que eles correm um grande perigo no viveiro. Eles vão até o chefe da Owsla, uma espécie de polícia que comanda os viveiros, e revelam suas superstições. Porém, são desprezados. E é assim que formam um pequeno grupo que foge desse viveiro. Conscientes de que estão na parte mais vulnerável da cadeia alimentar, eles fazem uma viagem lenta e dolorosa, porque quase nenhum está acostumado a enfrentar terrenos abertos.
Na busca por Watership Down, eles encontram um viveiro que nos remete ao delírio coletivo dos humanos, e seguem até encontrar o local fixo para o viveiro deles. Então, eles percebem que não trouxeram fêmeas na viagem, e vão em busca delas. Assim, acontece uma batalha épica entre viveiros, que é o clímax da história.
Em Busca de Watership Down é uma jornada que nos oferece um ponto de vista diferente das obras protagonizadas por humanos e apresenta soluções diversas em que a vulnerabilidade é equilibrada com a expertise.
A foto usada na capa da postagem é da série da Netflix, uma opção para quem prefere as telinhas.
site:
https://etsurvive.com/