And.Faq 14/01/2024
"A velhice oprime tanto seus espíritos pueris que chegam a ela surpresos e desarmados, pois nada em sua vida foi previsto: bruscamente e desprevenidos nela caíram; não a sentira chegar diariamente."
Ao se deparar com um livro de filosofia com menos de 40 páginas, é comum que as pessoas pensem que ele seja simples e superficial. No entanto, nos escritos do estoico Sêneca, como em 'Sobre a Brevidade da Vida', ele desafia essa expectativa. Sêneca reflete sobre a incessante busca pelo ócio, que nunca é verdadeiramente alcançado pelo ser humano. Ele destaca como as pessoas se assustam ao perceberem que o tempo que lhes resta é limitado. Apesar da simplicidade de seus 21 textos curtos, eles apresentam opiniões controversas que têm gerado debates ao longo dos séculos. Para Sêneca, a vida em si não é curta, mas a maneira como vivemos a torna breve.
"É extremamente breve e agitada a vida dos que esquecem o passado, negligenciam o presente e receiam o futuro; Quando chegam ao termo de suas existências, os pobres coitados compreendem tardiamente que estiveram por longo tempo ocupados em nada fazer."