A história secreta

A história secreta Donna Tartt




Resenhas - A História Secreta


890 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


Priciliana0 28/02/2023

A beleza é áspera
Donna Tart me pegou de jeito! E eu amei, claro.

Sempre que favorito um livro e o classifico como uma das "melhores leituras do ano", é porque a trama cumpriu todo os requisitos observados e apreciados por mim. Então, geralmente falo pouco sobre ele em resenhas, prefiro expressar meu encantamento nos grupos de leitura.
Preciso falar!
E se fosse dizer tudo, não caberia aqui.

Mas preciso ressaltar que a construção psicológica dos personagens, o arco dramático, suspense e montagem fenomenal dos fatos; foram escritos de forma absurda de tão bons que são. Eu quero muito, mas muito mesmo, ver a adaptação dessa maravilha.
comentários(0)comente



Claudio.Berlin 28/02/2023

Distração com conteúdo
Um grupo de alunos universitários de ciências clássicas ( especializado em grego ) , se envolve em uma orgia , uma ode à divindade grega Dionisio .
Acontece um acidente inesperado.
A primeira parte do livro lida com a construção do grupo , a paixão pelo grego , personagens marcantes , com personalidades muito interessantes.
O ambiente cultural foi extremamente agradável para mim .
A segunda parte lida com as consequências do acidente .
Embora o livro tenha alguns trechos desnecessariamente longos ( e monótonos ) , o total do livro é muito bom .
A autora faz algumas críticas a sociedade americana ,com o excesso de álcool consumido .
É irônica com o clássico mau gosto do americano médio .
Vale a leitura .
comentários(0)comente



João 05/03/2023

?It's a very Greek idea, and a very profound one. Beauty is terror. Whatever we call beautiful, we quiver before it.?
comentários(0)comente



Carolina160 06/03/2023

Simplesmente decepcionada. Li o livro por indicação e não me dei bem com a experiência. Uma trama que não prende a atenção chegando a ser por vezes monótona. Para um livro grande, tem poucos pontos que geram expectativa. Um enredo sem graça e um desfecho nada empolgante.
comentários(0)comente



Bunig 06/03/2023

You can't sit with us
Logo nas primeiras páginas já é revelado que uma morte importante irá acontecer ao longo da história. Desde então eu estava achando que o livro ia ser um Crime e Castigo, mais pelo lado de alguns jovens testando a máxima do super homem, do que pela cobrança da consciência. De certa forma eu estava errada, uma vez que o enredo seguiu mais a segunda opção.

Devido a nova edição e o aumento da divulgação de A História Secreta, principalmente no Tik Tok, eu fiquei curiosa. Aparente era um livro incrível, que todos gostavam e eu vi até algumas pessoas o adicionando a listas de livros pesados ou traumatizantes, que foi o que me atraiu de verdade para a leitura.

Contudo, enquanto avançava na narrativa não entendi bem todo o bafafá. Demorei a compreender que este não era um livro de grandes acontecimentos. Ele é cozido em fogo baixo, com uma longa apresentação dos personagens. Mesmo assim, me senti muito atraída e interessada pela narrativa. O que é engraçado, se pensar bem, já que é mesmo que os seletos alunos do grupo de grego causam no Richard, personagem principal. Eles são tão legais e inteligentes e você também quer fazer parte do grupinho deles.

Inclusive, é por causa dessa vontade de ser um deles que o Richard se vê no meio do furacão e tardiamente se questiona o porquê de sempre fazer tudo por eles. É um magnetismo incrível.
Apesar disso, o desfecho da história me fez questionar se o foco principal era mesmo os assassinatos, suas consequências e a relação entre os seis estudantes, ou isso tudo era um artifício para nos distrair do verdadeiro problema que poderia ser o professor, Julian, e suas ideias. É muito claro que ele tem uma influência muito profunda em todos, principalmente no Henry. Por isso eu acho que valeria até uma releitura prestando atenção nesses detalhes.

Por fim, quero registrar meu único descontentamento com A História Secreta: a escrita da Donna Tartt. O tempo todo ela foi muito repetitiva, o que me incomodou bastante. Entretanto, as narrativas delas parecem ter em comum essa névoa de mistério, o que me faz querer mais. Certamente lerei outras.

CAWPILE: 8.21
comentários(0)comente



Furrinho 06/03/2023

Taylor Swift - Red (taylor's version)
Assim como o álbum red da taylor swift, tem musca demais, sentimento demais esse livro é too much e setirassem as descrições do ambiente e os comentários desnecessários do narrador, esse livro podia ter 200 paginas a menos!
Essa resenha não tem spoilers, tudo o que aconteceu já está na sinopse!!!
Não gostei, mas fiquei preso a este livro ate o final, parecia até macumba, queria muito saber o que ocorre depois do crime que eles cometem que é dito na primeira pagina e acontece de fato em 50% do livro
depois disso é so eles se ferrando e se destruindo.
Os primeiros 30% são pessimos e arrastados, depois o querido (não vou citar nomes dos personagens) conta o que rolou e ai depois volta pra uma monotonia absurda

Tem uma parte que demorei 3h lendo um capitulo sobre um velorio que poderia ter sido TOTALMENTE CORTADO, ISSO ME DEU ODIO
comentários(0)comente



Leticia.Kaminski 08/03/2023

Um livro bem complicado de falar sobre, são personagens muito detestáveis e difíceis de gostar, não são carismáticos, bem estranho, porque não me apeguei nem no protagonista kkk
É muito bem escrito, a história é bem interessante, todo o desenrolar, o que estragou na minha opinião foram os personagens em si.
Até recomendo a leitura, mas pode deixar no fundinho da lista kk
comentários(0)comente



Thaissa 09/03/2023

Nossa, demorei alguns dias pra conseguir escrever qualquer coisa sobre o livro KKKKK até a página 50 demorei alguns meses, da 50 até a 560 foram 4 dias, juro, me prendeu com um leve esforço por causa do começo mais truncado, muito tempo e esforço mental pra uma página só, dps fica mais fácil e mais emocionante, não conseguia largar, lia até no serviço e só parava quando começava a ficar nervosa de tensão KKKKKK que livro IMPECÁVEL, gostei demais, quero indicar pra todosss
comentários(0)comente



Juliana (Ju/Jubs) 12/03/2023

Não consigo parar de pensar que esse livro é como uma bola de cristal, transparente. A história é contada de uma forma que dá pra ver o que motiva cada personagem, dá para ver tudo ao redor do objeto, que é o crime, a morte de Bunny.

Desde o começo o leitor sabe que Bunny morre, como ele morre e quem mata. Mas não conhece nenhum personagem ainda, e essa aproximação é feita bem lentamente, como quando conhecemos pessoas novas.

Primeiro sabemos suas qualidades, depois nos acostumamos com a presença, e com o tempo vemos os defeitos, e decidimos se ficarmos por perto ou não.

Donna Tartt nunca decepciona, a situação pode ser horrível demais para ser verdade, mas ela vai tornar a experiência mais real possível. Eu amo isso nela.

A única coisa que eu gostaria era uma ambientação mais sombria, como o Dark Academia "vende", e personagens mais carismáticos, queria me apegar mais a eles. Só que são tantos segredos que passei a maior parte da leitura desconfiada, até que percebi que era o que Richard sentia também, ele desconfiava, mas já estava muito preso ao grupo.

Era tarde demais.
comentários(0)comente



Sarah 13/03/2023

Com esse livro chego a conclusão que dark academia talvez não seja para mim, é o segundo que tento ler do gênero e não consigo passar da metade. É um livro sem dúvidas muito bem escrito, mas que não funcionou comigo. Achei a história arrastada e não consegui sentir nada pelos personagens.
comentários(0)comente



Camila | @abismos.literarios 14/03/2023

(Resenha publicada no IG: @abismos.literarios)

“Qualquer ação, no tempo infinito, reduz-se a nada.”

Richard, ao ingressar na faculdade, se inscreve na turma de Grego Antigo, o grupo mais peculiar e isolado da sua universidade. Uma turma pequena, com apenas seis alunos, e um único professor tão sofisticado e excêntrico quanto seus alunos que se dedicam ao estudo da grécia antiga e ao idioma.

Logo no início da leitura já descobrimos que um desses jovens será morto, e o desenrolar da história a partir desse fato é compreendendo o que aconteceu, e porquê, entre eles que levasse até esse desfecho, além das consequências, principalmente morais e emocionais, que irão impactar esse grupo até muitos anos depois do ocorrido.

“O tempo é algo capaz de desafiar primavera e inverno, nascimento e morte, o bem e o mal, indiferentemente.”

A história secreta é um deleite para os amantes de dark academia - histórias que se passam no universo acadêmico com foco na literatura, filosofia ou arte. Donna consegue desenvolver uma trama bem elaborada e sombria, repleta de mistérios e questionamentos, com personagens complexos e ambíguos, o que acaba deixando o leitor desconfortável ou em dúvida sobre certas ações ou personagens em si.

Vale pontuar que não é uma leitura rápida; apesar do mistério e suspense que envolvem a história, Donna faz com que seja uma leitura extremamente imersiva, construída pouco a pouco, tanto no que tange a ambientação acadêmica, os personagens e o crime em si. Mas quando concluída, é uma leitura que vale muito, e uma experiência inesquecível.

“Beleza é terror. O que chamamos de belo provoca arrepios. E o que poderia ser mais aterrorizante e belo, para mentes como a dos gregos e a nossa, do que a perda total do controle? Soltar as amarras do ser por um instante, estraçalhar a estrutura de nossos egos mortais?”

site: https://www.instagram.com/p/CpxerjiL0NU/
comentários(0)comente



Yas Rez. 14/03/2023

Dever, piedade, lealdade, sacrifício
Não é porque um livro tenta seguir a linha de criação dos clássicos, ou porque apresenta conhecimentos filosóficos e complexos, que isso torna o livro bom. E esse livro é um exemplo disso.

Ele não é ruim, ao contrário, a intenção da autora de focar (assim como nos clássicos) mais no sentimento dos personagens e na imersão do ambiente, foi muito bem feito. Mas faltou história, faltou mesmo.
Os clássicos tem grandes romances, guerras épicas, heróis e deuses. Eles não são famosos só por sua capacidade de nos fazer sentir o que os personagens sentem.
Então acho que esse livro foi infeliz nesse ponto, simplesmente faltou história.

Não se pode negar que ficamos imerso no mundo dos personagens, sentimos profundamente o que eles sentem, lealdade, repulsa, raiva, amizade (mesmo que de uma forma deturpada). Mas mesmo assim não dá pra se apegar aos personagens porque eles são apresentados de forma superficial demais.
A autora tinha tudo na mão, poderia aprofundar os relacionamentos, mas não fez. Ela dava deixas de coisas que poderiam acontecer, e você fica esperando aquilo acontecer na história mas aí simplesmente aquilo fica esquecido. Parece que ela foi tendo ideias ao longo do livro e foi deixando elas pra trás. E isso foi bem frustrante.

Enfim, um livro é um livro, e só por isso ele já é valioso. Mas a verdade é que ele tinha potencial para ser bem melhor.
comentários(0)comente



Laura 16/03/2023

A ascenção e queda do esteticismo
Eu particularmente estava ansiosíssima para essa leitura e finalmente a concluí.

a história secreta retrata o richard que é esse garoto que ainda não parece ter se encontrado, ele vem de um lar conturbado na Califórnia e parte por impulso, parte por um desejo de ir o mais longe de casa (e uma pitada de por que não?) ele se inscreve para o curso de grego em uma universidade em outro estado, e assim começa a história, o que imaginei que seria uma espécie de coming of age de auto descoberta entrelaçado com esse teor de classicismo e filosofia, a exploração dos 5 personagens marcantes do grupinho novo e como o Richard sendo tão diferente deles iria se adaptar, acaba se tornando um thriller emocionante.

em nenhum momento a donna tartt chega a me decepcionar com a sua escrita, é tratado em primeira pessoa e mesmo o Richard não sendo essa pessoa mais culta do mundo, recebemos várias belas descrições sobre a neve ou sobre o desenrolar de um crime.

quanto aos personagens, só tenho algumas ressalvas quanto à Camilla, mas isso pode ser explicado pelo fato do livro ser narrado pelo Richard e ele sempre romantizar a existência dela, de forma que ela vira algo quase irreal, e um pouco bidimensional até. no geral acho que temos uma boa ideia de como é a personalidade de cada um dos personagens

e por fim a meu aspecto preferido é como parece que o brilho, as expectativas e a beleza até dos personagens vai embora depois que aquele evento acontece, como se qualquer feitiço ou lente embelezadora que estivesse sobre a visão do richard simplesmente se esvaisse depois daquilo, me lembrou o retrato de dorian gray.
comentários(0)comente



aboutjulia 04/12/2023

?is is better to know one book intimately than a hundred superficially.?

Eu tinha ouvido muita gente falar sobre esse livro em várias redes sociais então decidi ler até porque a estética era linda. O livro me surpreendeu muito porque você começa a ler com uma ideia totalmente difetente do que o livro realmente se trata sem contar nas várias referências à outros livros e as frases marcantes que fazem valer a pena reler sempre que eu posso.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



890 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR