A história secreta

A história secreta Donna Tartt




Resenhas - A História Secreta


890 encontrados | exibindo 346 a 361
24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Alessandro460 03/08/2024

Tóxico e envolvente
Livro de estréia de Donna Tartt, “A história secreta” causou barulho quando foi publicado e torna-se em pouco tempo, um best-seller. É do tipo que divide opiniões. Muitos leitores o “amam” e o tornaram objeto de culto, outros acham que o livro é pretencioso e artificial.
Também é uma obra que inaugura um novo subgênero chamado “Dark Academy”, que tem suas origens no romance gótico e na narrativa suspense/ mistério, com algumas características muito específicas: uma trama que se passa em um ambiente acadêmico, no qual um misterioso crime acontece e que envolve todos aqueles que habitam esse cenário (professores e alunos), descrito com contornos sinistros.
Logo na primeira página, a autor “quebra” as regras desse tipo de história suspense/mistério, pois há revelação de quem morreu e quais são culpados pelo crime. Sendo assim, o aspecto mais interessante de “A história secreta” não é concretização de um crime e sim todo processo que o antecede. É importante ressaltar que os eventos relacionados com esse crime são narrados pelo ponto de vista de um narrador testemunha não confiável chamado Richard Panne.
É sempre da perspectiva distorcida de Richard, uma espécie de versão moderna de Raskolnikov – sendo o clássico “Crime e Castigo” uma das principais referências da autora que a trama vai se desenvolver aos poucos.
Na trama, Richard um tanto misantropo e egocêntrico como Tom Ripley de "O Talentoso Ripley" matricula-se em uma universidade de elite (Commons) para estudar literatura. Ele se interessa por grego antigo, uma área que ministrada por um excêntrico professor que faz uma rigorosa seleção de alunos.
É por meio de Richard que somos apresentados a outros personagens bastante peculiares: uma espécie de “clube do cinco” formado por jovens na faixa dos vinte anos ( Edmund ou “Bunny”, os gêmeos Charles e Camila, Henry e Francis) com um comportamento bastante incomum. Eles são esnobes e egocêntricos e parecem viver em uma realidade alternativa. Por outro lado, Richard para se aproximar deles também cria uma “persona”. Assim, grande parte da parte inicial de “A história secreta” mostra os esforços de Richard para se “enturmar” com seus colegas e tentar compreende-los, mas eles sempre permanecem inseridos dentro de uma atmosfera de mistério.
Além da meticulosa caracterização de personagens que é um dos pontos altos do livro, Tartt também se destaca pela criação do que podemos chamar de "ambientação gótica".
Sendo assim, os eventos passados narrados por Richard ocorrem sempre dentro uma atmosfera onírica que mistura realidade e ilusão, sonho e pesadelo – um elemento insólito que evoca os contos de Edgar Allan Poe. Também inseridas neste universo gótico, destacam-se as cenas noturnas, também com contornos sinistros, e a descrição dos cenários naturais relacionada com as estações do ano, principalmente o inverno que se associa com a morte.
Assim, Tartt em um estilo de gótico moderno alterna-se entre o poético e violento no que se refere âs emoções intensas e terríveis ações dos protagonistas- talvez, um traço autoral que ela resgatou de “O Morro dos Ventos Uivantes”, de Emily Bronte.
Ainda sobre as referências literárias que são muitas, a autora dá preferência a tudo relacionado a cultura grega, com bastante destaque para às tragédias clássicas, a exemplo de “As Bacantes” de Eurípides, também uma importante referência em “A história secreta”.
Tartt não demonstra pressa em desenvolver a trama e dá ênfase ao estudo psicológico dos personagens. Dessa forma, Richard vai revelando aos poucos ( ou não?) as “camadas” de personalidade de cada integrante que faz parte de sua turma, e assim segredos terríveis envolvendo-os vão sendo revelados. Também relacionado a isso ocorre no meio da trama um acontecimento bastante macabro, que irá desencadear o misterioso crime, que pela forma como é narrado por Richard, suscitam dúvidas no leitor.
Assim, “A história secreta”, com passagens mais calmas e outras mais tensas, nas quais as relações entre Richard e seus colegas tornar-se cada vez difíceis e complicadas – elas são sempre associadas a um alto consumo de drogas e álcool- vai se desenvolvendo até um final bastante dramático e impactante.
Também é importante ressaltar que o livro descreve de forma muito negativa o ambiente das universidades de elite norte-americanas. Commons, cenário, no qual se passa grande parte da ação do romance, é visto por Richard como um antro de viciados e “filhinhos de papai” que não sabem o querem da vida. Além disso, a autora também dá uma “alfinetada” na mídia quando um evento escabroso é transformado em uma espécie de fenômeno cultural e também revela a hipocrisia de uma sociedade “doente” e superficial”. No entanto, por trás de tanta superficialidade realçada em muitos capítulos do romance, é revelada a existência de um vazio existencial nos protagonistas que exprime suas falta de ambição e angústia com relação ao futuro. Neste aspecto, o livro também pode ser visto como um retrato pessimista de uma parcela da juventude americana que mesmo sendo abastada, é incapaz de progredir no campo profissional, e entrega-se a uma vida vazia e sem sentido.
Tartt por meio de sua escrita incomum, permite que o leitor mergulhe nesse "mundo" de Richard com suas intrigas, segredos e eventos trágicos. Sendo assim, “A história secreta” no final da leitura revelou ser uma espécie de tragédia moderna, na qual atos inconsequentes até mesmo cometidos por aqueles que aparentemente são os mais sensatos desencadeiam consequências irreversíveis e dolorosas que ficam marcadas na memória de um dos personagens da trama para sempre.
É possível que seja a essa “dramaticidade trágica” combinada de forma equilibrada com várias referências à literatura universal ( Dostoivisk, Euripédes,Poe, Bronte e Patricia Higthsmith) principalmente em sua escrita, que confere “A história secreta” o status de clássico moderno. Para mim, a leitura do romance foi bastante fluída e acho que é o tipo de livro “diferentão” que vale a pena ser lido e descoberto pelos leitores.

comentários(0)comente



wth_sarah 04/08/2024

Que dialética!!
Fiquei encantada com a escrita dessa mulher, que dialética!!
Em diversos momentos, nesse livro, me senti burra por ter certas referências de "humor negro" históricos mais aprofundados que eu não conhecia, e, se conhecia, a maioria tinha suas camadas, o que faz do livro uma obra deliciosamente arcaica.
Além das suas citações em grego/ latim q foi o que mais me interessou de pega-lo para ler, sua construção de cenário e ambiente é muito boa, quase sentia cheiro de cigarro e whisky toda vez que lia. A forma como você é envolvido na trama é no universo do livro faz você fica ligado às suas figuras presentes com certo poder intelectual e sábio no qual você automaticamente não questiona, mas quando questiona, abre espaços e possibilidades em que particularmente, eu amo, mas não passa de teorias, pois a narrativa se concentra totalmente no personagem principal e em suas questões, ideias, valores e etc.
Assim, o tempo fica essa pulga atrás de orelha e a sensação de "estão escondendo algo". Donna Tartt conseguiu me fazer questionar pequenas coisas do dia a dia, até a forma com que conversa com alguém, seus significado e maneirismos, a estória tem seus plot twists que são de um extremo absurdo até o absurdo de pensar de como tudo aconteceu, e ficar frustada por não conseguir ter uma perspectiva maior de tudo, o que é normal por aqui. Um thriller romântico com suas vantagens e desvantagens, como toda obra, mas que, ainda assim, se mantém impecável no que propõe. Fiquei mais surpresa do que devia? Fiquei, pois foi um livro q nn li a sinopse kdjsksjsksj apenas peguei pra ler e fui surpreendida da melhor
maneira. ?????? ?? ????

?Uma tentativa de provar que eu, embora invisível, ainda existia?

?-O que é desejo?
Viver?

?Beleza é o terror. O que chamamos de belo provoca arrepios. E o que poderia ser mais aterrorizante e belo do que a perda total do controle??

?-Cubitum eamus?
- o que?
-nada?
comentários(0)comente



memoiredx 08/08/2024

Incrivel como quase todos os personagens sao extremamente detestaveis e mesmo assim a historia é maravilhosa meu deus absolute literatura
comentários(0)comente



Gi Alencar 10/08/2024

Meu Deus que livro mais incríveeel!!! Donna Tartt é um GÊNIO da dark academia!! O desenvolvimento da história, a profundidade dos personagens e toda a atmosfera que ela cria são de tirar o fôlego, deixando-nos cada vez mais embasbacados a cada pagina e a cada reviravolta que acontece
É impressionante o que ela faz em 500 paginas, que poderiam facilmente ser muito mais e, que eu leria da mesma forme e querendo mais
comentários(0)comente



Leonardo.H.Lopes 11/08/2024

"A História Secreta" deveria se chamar "A História Sem Fim".
Donna Tartt propõe uma narrativa diferente, na qual, desde o início, sabemos quem morreu, como morreu e quem matou, restando apenas a curiosidade sobre o motivo do assassinato.

Em uma universidade nos Estados Unidos, um seleto e peculiar grupo de cinco jovens cursa Estudos Clássicos sob a orientação do professor Julian Morrow. Envolvidos em segredos e na tentativa de reviver os ritos dionisíacos da Grécia Antiga, esses alunos se veem enredados em uma rede de crimes e assassinatos que culmina na morte de um dos integrantes do grupo. E isso não é um spoiler, pois acontece logo na primeira página do livro.

O texto é repleto de referências à literatura clássica, como Shakespeare, Homero e Virgílio, além de abordar filosofia e mitologia. Tartt mistura o thriller com o romance policial e inaugura uma nova estética, o "Dark Academia" ou "Academia Sombria". Entretanto, em minha experiência, o que poderia ter sido algo incrível, e realmente começou de forma promissora (visto que devorei o livro até mais ou menos a página 300), transformou-se aos poucos em um verdadeiro fardo.

O texto se estende demais, com muitas cenas excessivamente detalhadas que fizeram com que eu perdesse o interesse pelos personagens e pelo desenrolar da trama. Enquanto li as primeiras 300 páginas em dois dias, as outras 250 foram lidas em 73 dias, porque eu simplesmente me cansei da história. Não via a hora de terminar, mas também não tinha ânimo para continuar a leitura. Os personagens se tornam desinteressantes e a história se alonga demais, contendo muita “gordura”. Confesso que as informações sobre o livro constantes nas orelhas da edição são muito mais interessantes do que a própria história.

Entendo que a leitura valeu a pena para conhecer a autora, a história tão comentada e um pouco da estética do “Dark Academia”, que combina elementos de estudo acadêmico com um tom melancólico e misterioso. No entanto, não pretendo reler o livro nem ler outras obras de Donna Tartt.
comentários(0)comente



fatalflaw 14/08/2024

Cativante, irônico e crítico.
Atrasei um pouco para fazer a resenha desse livro pois demorei para desapegar dele e dos personagens, se tornou o meu livro favorito mas vou tentar ser a mais parcial possível. Apesar de estar totalmente ciente de que é uma crítica ao hedonismo estético e ao elitismo da academia,  quando eu leio uma frase no livro como "se formos fortes o suficiente em nossas almas, podemos rasgar o véu e olhar para aquela beleza nua e terrível bem no rosto; deixe Deus nos consumir, nos devorar, desamarrar nossos ossos. então nos cuspa renascidos" eu fico absolutamente apaixonada pelo livro ainda mais.

Donna Tartt tem o poder de nos colocar dentro da sua história apenas com suas  palavras, sua escrita é envolvente, densa e intricada, capaz de criar uma atmosfera imersiva que nos transporta diretamente para o mundo dos personagens. Ela constrói uma narrativa rica em detalhes, onde cada palavra parece ter sido cuidadosamente escolhida para intensificar a sensação do mistério.

Apesar de Richard não ser um narrador confiável pois ele narra tudo do ponto de vista dele, um garoto que está tentando se encaixar em um grupo exclusivo de alunos, o seu lado da "história secreta" é cativante, engraçada, cômica, triste e irônica. É um livro que mostra que não há apenas o bem e o mal e sim pessoas reais que cometem erros, por mais absurdos que sejam. Mas ainda por cima é um livro que ironiza de maneira esplêndida o conceito de "dark academia" e até onde as pessoas, principalmente os mais jovens, v?o para manter o aesthetic de aulas de literaturas, grego classico, latim e canetas tinteiros, por mais que tenham que acabar matando alguém no final de tudo isso.

Por fim, seus personagens são muito bem escritos, cada um do seu jeitinho mas todos igualmente cativantes, um salve em especial para Bunny que para mim era o que mantia o grupo "mais humano", por mais irritante que era pos diversas vezes, se aconra na realidade (fora do grupinho exclusivo) de uma maneira única.

Quote favorito: "Existe, fora da literatura, aquela coisa de 'falha fatal', a nítida fenda escura que se estende e racha uma vida ao meio? Eu costumava achar que não. Agora acho que sim. E penso que a minha vida é assim: a ânsia mórbida pelo pitoresco, custe o que custar."

Personagem favorito: Francis Abernathy.
comentários(0)comente



mariannah1 15/08/2024

Melhor livro já escrito
Eu sou completamente APAIXONADA e OBCECADA por esse livro. a escrita é impecável, trama é sensacional, simplesmente impossível de largar. esse livro na minha opinião tem tudo o que um livro precisa para ser perfeito! é genial e eu amo essa vibe dark academia que ele traz!
comentários(0)comente



Lauraxy 27/08/2024

Melhor do ano
Logo no prólogo há um assassinato e já fica evidente quem são os assassinos. Pensei: "O que um livro de quase 600 páginas pode me proporcionar com um começo tão revelador assim? E a resposta foi: Tudo. Recebi muito mais do que eu esperava. Mesmo não tendo aquele suspense em torno da morte, a história consegue te deixar intrigado. Cada pequeno detalhe apresentado a mim causava uma sensação de espanto e surpresa. Os personagens são tão bem escritos e bem desenvolvidos que você realmente se sente como parte do grupo, você conhece aquelas pessoas e sabe como elas pensam, é surreal. Tudo sobre eles me fascinou, como é possivel que nunca tenham existido na vida real? A primeira metade é um pouco mais densa, demorei uns dias, porém, assim que a morte ocorre as coisas acontecem sem parar e tudo te deixa até meio desorientado. Com certeza uma das partes que mais me chocou foi a "revelação" sobre os gêmeos. O que foi aquilo? Eu NUNCA imaginei algo assim e quase chorei ao ler (Eu achava o Charles o mais normal e não suportei isso KKKKKKKKK). Tem coisas que a gente nunca vai saber por que o Richard não sabe. Ele nunca foi 100% parte daquele grupo então tem detalhes que vão martelar minha mente por um longo tempo. Tem tanta coisa que eu queria descobrir mas tudo que a gente tem são as suposições do Richard, e nunca saberemos se são reais ou não. Quando terminei a leitura fiquei em dúvida se favoritava ou não, mas quanto mais eu penso nele, mais eu gosto. Enfim, melhor livro que li esse ano.
????? +
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Isabelle 24/08/2024

Achei o livro bom, mas a história é arrastada muitos detalhes que não acrestam em nada no desenvolvimento final.
comentários(0)comente



Lian15 26/08/2024

Como tem gente que acha esse livro chato !! Eu fiquei fisgada desde o começo, adorei conhecer os personagens, o mistério é interessante, o ambiente é cativante, e as aulas são muito gostosas, fiquei lendo várias vezes. Me senti muito imersa, transportada pra aquele mundo.
comentários(0)comente



Arthur1494 23/08/2024

Tenho muitas coisas pra falar sobre esse livro mas sinto q n conseguiria expressar o tanto que amei, se tornou um dos meus favoritos da vida.
Eu sabia antes mesmo de começar q o momento certo de ler ele chegaria e tb já sabia q seria perfeito pra mim, é literalmente o estilo de história e enredo q eu amo.
A complexidade dos personagens, a complexidade da história, as coisas sendo entrelaçadas igual uma cama de gato, e no final tudo sendo alinhado e entrando em eixo?
Queria poder passar mais tempo nessa história, sinto q vou pensar e lembrar sempre da experiência q foi, e com certeza no futuro vou querer reler e reler e reler.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



rorooo 03/09/2024

Perfeito e completamente inesquecível. terminei o livro com a unica vontade de voltar pra primeira pagina e ler tudo de novo
eu te amo donna tartt
comentários(0)comente



890 encontrados | exibindo 346 a 361
24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |