A história secreta

A história secreta Donna Tartt




Resenhas - A História Secreta


890 encontrados | exibindo 361 a 376
25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


outsidehead 17/04/2024

"A beleza é cruel"
Este livro é bem cruel, então.

Meu Deus, que estética, que história, que amor, que paixão. Donna Tartt é uma mulher genial, inteligente e dá para sentir o amor pela escrita que ela tem ao ler seus livros.

A História Secreta é um livro tão maravilhoso e profundo e cheio de nuances que acho que apenas uma leitura não seria suficiente para captar todos os detalhes e conexões. É uma história real, crua, de assassinato. Tentar se enganar com um mundo de fantasia e romance não anula as coisas ruins que você fez.

No começo do livro, dá para perceber como Richard, um garoto simples da cidade de Plano, se encanta com as maravilhas acadêmicas que são proporcionadas a ele em uma idade mais intelectual. Mas quando a névoa de novidade se dissipa e a realidade vem à tona (estresse, trabalhos complicados, desinteresse pelo curso, segredos demais), tudo de uma hora para outra não é mais tão bonito assim. É de uma hipocrisia sem tamanho que esse livro tenha aberto o caminho para o subgênero "dark academia" quando esse livro critica esse materialismo em si.

As personagens são maravilhosas e você odeia e ama todas elas, apenas com medidas diferentes. Todas elas são humanas demais e isso ainda é um pouco estranho já que estamos acostumados a ver personagens mágicos e, ou moralmente duvidosos, ou o justiceiro herói da trama. Não. São apenas pessoas fazendo decisões pessoais e tendo consequências reais. Além de termos um narrador não confiável, até porque quem acredita que o Richard não se fez de vítima pelo menos um pouquinho na hora de contar a história dele provavelmente não leu o livro direito.

Não é um livro para tentar fugir do mundo em que vivemos, mas para mergulhar nele, se apaixonar e eventualmente sentir uma náusea estranha com as descrições desesperadoras do livro e por fim acabá-lo, sentindo um sentimento de hiperconsciência no final.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



sadisnown 09/04/2024

Perturbador
Como resumir ?A História Secreta?? Acho que a melhor forma seria parafraseando o próprio livro ?Beleza é terror. O que chamamos de belo provoca arrepios.?
O livro é muito bonito, seja pela forma que é escrita ou pela atmosfera. A estética num geral é bela, os personagens são e falam de forma belq, mas isso só torna o livro mais perturbador (não necessariamente de um jeito negativo). Eu o li sentindo que estava assistindo um filme por uma janela embaçada, sabendo apenas um terço do que realmente acontecia, e sentindo uma falta de pertencimento. Isso se deve provavelmente pela narração do Richard, que mesmo fazendo parte do ?círculo de amigos?, não passa de um mero observador, tendo o mesmo afirmando isso diversas vezes.
Eu li esse livro o tempo todo sentindo que algo mais ?grotesco? iria acontecer, mas ele se mostrou muito mais mundano e corriqueiro do que eu esperava, tudo isso ajudou mais ainda no desconforto que senti. Até a última página eu sentia que algo muito pior que todo o resto iria acontecer, algo muito mais pitoresco, mas no fim eles só são jovens arrogantes que se acham mais inteligentes que os outros(eles realmente são) vivendo a vida obcecados pelos clássicos e agindo como os gregos antigos agiriam (pelo menos de acordo com a cabeça deles). Os personagens são todos, em geral, pessoas ruins (menos a Camilla, mas acho que isso se deve principalmente à visão extremamente idealizada e romantizada que o Richard descreve ela), e acho isso extremamente interessante e perturbador, o simples fato de que eles tratam coisas terríveis como se fossem coisas normais do cotidiano já prova isso (como por exemplo sobre as mortes e até mesmo a situação dos gêmeos), entretanto, acho que isso acaba casando melhor ainda com o fato de que eles vivem num universo paralelo, fissurados por tragédias gregas, e esses acontecimentos que na nossa realidade seriam horríveis, nelas são corriqueiros.
A História Secreta fez um dos melhores usos de narrador personagem que eu já li. O fato de não termos certeza de nenhum acontecimento de verdade, por ser narrado por um narrador não-confiável só torna o livro mais interessante e diferente, somos constantemente lembrados na leitura (indiretamente ou diretamente), de que o Richard não tem certeza das coisas, e com certeza ele não resolve contar com detalhes alguns fatos importantes, e vemos todos os personagens com a lente dele. Consequentemente, não temos 100% de certeza que eles eram assim pois o narrador era um romântico, ele narrava com muito desgosto personagens que ele não gostava, o que acabava resultando em um desgosto do leitor pelo personagem, e ele narrava de uma forma muito idealizada e perfeita os personagens que ele gostava, o melhor exemplo disso seria a Camilla, como citada anteriormente, tal personagem é a predileta de muitos exatamente por conta da narração do Richard. Ou seja, sabemos e enxergamos apenas o que ELE quer, nos induzindo o tempo todo à tomar certas interpretações e ideias.
Enfim, tenho a sensação de que a Donna Tartt executou perfeitamente a ideia inicial do livro, tantos detalhes sutis só podem ser percebidos quando você relê certos trechos após fazer certas descobertas mais pra frente do livro, e isso é extremamente satisfatório.
Resumidamente, o livro é excelente (não diria que é o melhor que li, por achar ele extremamente maçante e cansativo), mas com certeza recomendo pra quem gosta desses livros mais ?Dark Academia?, vi muita gente dizendo que ele é parecido com ?Como se fossemos vilões? (que é com certeza um dos meus livros favoritos), mas acho que eles são bem distintos, a única coisa que eu diria que se assemelham seria a estética e o fato de jovens ?antiquados? cometerem algum assassinato e falarem de um jeito bonito. Mas mesmo assim, caso você tenha gostado de um ou de outro, recomendo ler o outro, para tirarem suas próprias conclusões :)
comentários(0)comente



Ana Val 09/04/2024

Castigo do monstro
Como posso descrever esse livro? Não é que seja mal escrito, pelo contrário, dá para perceber que a autora tem boas técnicas de escrita, boas descrições e diálogos. Porém, isso não é suficiente. O grande problema desse livro para mim foi a frieza. O que pode ser visto como atrativo para alguns, na minha visão torna o livro impessoal. Entre as amizades, mistérios, assassinatos planejados e não planejados, abuso de drogas, nada disso faz a menor diferença para mim pois não consegui ligar para ninguém. Nenhum personagem tem profundidade, apesar de tentarem arduamente. Podiam matar todo mundo, irem todos presos, eu simplesmente não conseguia ligar. Morri de tédio, demorei meses para terminar porque pouco me importava com esses pobres coitados universitários perdidos. ZzzzZ ao extremo, CHATO CHATO CHATO, prova de resistência terminar. Isso pq há vários acontecimentos supostamente eletrizantes, que não prendem em nada. Também me custou conceber um personagem tão questionável como o narrador. Desde a vontade infundada (ou mal desenvolvida?) de estudar grego e clássicos sendo tão pobre, sem ter onde cair morto, abrir mão de tudo por conta de gente que conheceu há 20 min, voluntariamente e sem necessidade alguma participar passivamente de uma conspiração homicida.... Não me parece verossímil, mesmo para um sociopata em potencial. Além disso, o livro é presunçoso o tempo todo. não rolou para mim, não julgo quem gosta mas me pergunto como consegue.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Livitaaa 26/12/2023

Surpreendente
Esse livro narra a história de 5 amigos, orientados pela mesma figura durante a sua graduação em grego e literatura clássica em uma faculdade em Vermont um estado bem pequeno na Nova Inglaterra nos Estados Unidos. Começando que o mistério não é tão mistério assim, digamos, nos só temos a visão do Richard(protagonista) um menino fingindo ser rico para se encaixar com os outros que fazem o curso com ele e a visão romântica que ele tem todos os outros. Bunny, Camila, Charles e Henry e claro o professor Julian. É muito perceptível que o Richard é excluído de muitas conversas, até que ele é obrigado a entrar e acaba participando também de um crime junto com os colegas, é muito fácil de perceber que mesmo com tudo isso, ele não é um membro de maneira 100% verídica do grupo. Durante várias passagens do livro você sente nojo da personalidade das pessoas ou do jeito que elas agem no mundo, então a morte da pessoa em questão não me deixou especificamente triste, mas sim chocada, esse livro te choca em várias passagens. O final foi surpreendente, o jeito que eles lidaram com a situação mostra que eram apenas jovens ricos sem muita noção da vida. Recomendo a leitura, não espere um suspense nível policial, mas sim uma coisa mais psicológica que explora o psicológico dos personagens.
comentários(0)comente



Ariadne 26/12/2023

Muito bom
Já tinha ouvido falar de "A história secreta" anteriormente, mas o que despertou de fato a minha curiosidade foi o movimento em torno do livro que surgiu no BookTok. Gente falando muito bem e outros dizendo que a história era densa demais, os capítulos muito longos, etc.

Demorei um mês pra ler, mas posso dizer que dei uma enrolada porque gostei muito da história, da ambientação e dos personagens todos errados. Eles são muito cativantes mesmo fazendo muita besteira a todo tempo e a gente sabendo que a história não vai acabar bem já que Donna Tartt baseou-se nas tragédias gregas para escrever.

Gostei muito desse livro e quero voltar a ler O pintassilgo que abandonei há uns anos.
comentários(0)comente



Vania.Carneiro 24/12/2023

Interessante
Uma história interessante, sobre um grupo de garotos bastante peculiar que comete um crime. Isso é dito logo no início do livro, e o narrador conta como tudo ocorreu, há vários anos atrás. Confesso que preferi outro livro da autora, O Pintassilgo, mas este também é muito bem escrito, nos fazendo querer saber + sobre o que realmente aconteceu.
comentários(0)comente



sthef.trindade 24/12/2023

Tragédia grega
?Minha alma nada seria sem seu lado obsessivo.?

Esse livro tornou-se tão importante pra mim que mesmo horas após concluir a leitura, não consigo reunir as ideias suficientemente para dissertar sobre tudo que eu quero.
A história secreta de Donna Tartt caminha no que eu julgo ser a linha tênue entre o belo e o deplorável, sugando e revirando a essência humana, pondo em questionamento o conceito da ética na filosofia: o que de fato é moralmente bom ou mau? certo ou errado?
Uma vez que a poesia embeleza a narrativa cruel, o leitor se encontra em estado de manipulação ao longo da história, e é por isso que o livro deve ser lido com calma, página após página, linha por linha, analisando as metáforas e procurando entender onde cada pista (e o livro está cheio delas) se encaixa.
Apesar de ter virado meu livro favorito, não me arrependo de não ter encontrado ele antes, acredito fielmente que ele veio até mim no momento perfeito. Sou tão grata por isso, aprendi muito com ele e acredito que posso aprender muito mais se ler de novo, contudo, por hora prefiro manter em mente ele como eu interpretei, talvez algum dia eu me sinta pronta para ler essa obra novamente.
comentários(0)comente



mranda 22/12/2023

"(...) mas no fundo temos apenas um. Qual seria??
?Viver?, Camilla disse.
?Viver para sempre ?, Bunny falou, o queixo apoiado nas mãos. A chaleira apitou. "

Esse livro foi simplesmente uma mistura de completo terror e uma estranha beleza, devo admitir que, em certos momentos pensei em desistir de ler, ou por achar algo muito forte, ou por achar a escrita meio detalhista, mas em geral, gostei bastante do livro.
comentários(0)comente



yasmin 13/12/2023

Sem palavras!
?Cubitum eamus?"
eu passei três dias lendo comecei a segunda e terminei hoje de madrugada, foi um livro que eu não consegui parar de ler pra realmente saber oq iria acontecer, toda hora eu ficava surtando por mínimas coisas, não vou mentir que era pra eu pegar odio dos personagens mas no final acabei gostando deles e amando principalmente o francis, e chorei com o final dele, foi tão surpreendente e interessante ler essa história ainda mais passar uma noite acordada só pra terminar, entendo q tem gnt q realmente não vai gostar da leitura mas eu amei, enfim virou um dos meus livros favs !
comentários(0)comente



isadora336 15/12/2023

Acho que achei meu novo tópico de indagação constante, como pode tudo isso ter acontecido de forma tao bruta e linda. acho que não vou processar tao rápido esse livro
comentários(0)comente



890 encontrados | exibindo 361 a 376
25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR