Pjmluvx 04/06/2023
Remédio amargo demais
Eu tinha várias expectativas pra esse livro e ele não cumpriu nenhuma delas, mas acho que isso foi culpa minha.
Esse livro parece que faz de tudo pra você não gostar dele, desde o tamanho dele, muito longo, até o conteúdo dos eventos, poucos, esparsos, perdidos na casualidade da rotina dos personagens - que, falando neles, são todos insuportáveis e impossíveis de se identificar (tanto por serem muito ricos e superficiais, quanto por serem muito presunçosos e se julgarem muito cultos e melhores do que os outros.
A atmosfera de dark academia é quase inexistente, no sentido que a maioria das pessoas procura. É um livro com temas sombrios? De fato. É um ambiente acadêmico? Ahã, mas se engana quem acha que vai encontrar um livro aesthetic, com uma atmosfera mística e intrigante.
É tudo muito deprimente, cru e sem vida. Se eu pudesse dar uma cor pro livro, eu daria cinza k
O livro parece que cria esse microcosmo e joga um monte de rato de laboratório dentro pra provar pro leitor essa tese, que eu acredito que seja que muitos filósofos e estudiosos se vestem de uma capa erudita e poética, pra tentar se mostrar mais do que é, ou pra romantizar a vida. E essa ilusão se torna toxica e adoece as pessoas.
Tipo, não acho que o ponto seja criticar quem gosta do aesthetic de dark academia e classicos, mas quem acaba tornando isso a sua personalidade inteira e se perde pro mundo, saca?
Mas não leria de novo, preferiria ter visto um video no yt ou ter lido um artigo. É um livro muito denso e linear pra poder sustentar meu interesse, e o fato dos personagens serem (propositalmente) insuportáveis foi mais um desincentivo da minha leitura, mas vale a intenção.