Anie.Clara 08/11/2024
"Creio que meu mestre planeja morrer em breve"
Gosto de crimes, então automaticamente fiquei ansiosa para essa leitura. Não esperava receber a vítima e os responsáveis pelo assassinato logo de cara, mas como amo spoilers, isso não me impediu de ficar interessada; adoro saber o motivo por trás das coisas.
Desde do início reparei que Richard não era um narrador confiável. Donna foi uma gênia por criar um caráter incrível capaz de nos dar uma narrativa tão duvidosa igual a essa (odeio o Richard, mas ele não deixa de ser um ótimo personagem).
Todos do grupo foram nitidamente escritos para não serem levados a sério. Pesquisei sobre o audiobook, e reparei que a forma que Tart lê o livro é totalmente sarcástica. Isso só se comprovou mais quando me peguei rindo das ações totalmente incoerentes e irracionais dos personagens. É tudo tão absurdo que chega a ser cômico. Ninguém é inocente.
A autora constrói um ambiente escuro, melancólico, desconfortável, mas ao mesmo tempo envolvente. Demorei a ler, porém não perdi o ritmo. Concordo com a opinião de muitos sobre a quantidade de páginas, apesar disso não ter me incomodado tanto.
Gostei muito do final. Acho que os personagens mereceram o fim que tiveram. Não é o tipo de história que vou ler novamente, mas isso não significa que ela não deixou um impacto em mim. É tão ruim que chega a ser bom. Donna Tart é insana, mas também uma gênia.