Caren Gabriele 30/12/2021A ilha do Dr. Moreau | H. G. Wells | 1896É quando o sofrimento encontra uma voz e faz nossos nervos estremecerem que a piedade vem nos perturbar. (p. 40)
Essa não foi a minha experiência com H.G. Wells. O primeiro livro que li do autor foi O Homem Invisível, lá em 2017, e pelo que me lembro, a experiência de leitura não foi nem um pouco agradável: o texto não fluía e o enredo não me cativou nem um pouco. Então por que raios resolvi embarcar nessa nova aventura?
Estava explorando o catálogo do aplicativo de audiobooks Storytel em dezembro de 2021 quando me deparei com o título. Ele tinha uma quantidade até pequena de horas e, para ser sincera, no dia não me lembrei da minha experiência anterior com o autor. E, afinal, A Ilha do Dr. Moreau é um daqueles clássicos que todo mundo que está no meio literário já ouviu falar. Então, não deu outra, apertei o play e embarquei nessa história. E sou muito grata por essa série de pequenos eventos que me fizeram ouvir o audiobook.
A história começa com um naufrágio que, por si só, já nos deixa agitados desde as primeiras cenas. É aí que conhecemos Charles Prendik, nosso personagem principal. A deriva com ele, sentimos a sede e o desespero do homem enquanto imaginamos o que poderá salva-lo ou como ele encontrará a ilha a que o título se refere. E preciso ser honesta: Como eu não conhecia nada do enredo, apenas a fama do livro, cada nova cena era algo inédito pra mim.
Ao ser resgatado por figuras misteriosas, nunca poderia imaginar o que eles eram, e ao longo da trama, cada confusão do personagem era também a minha confusão. Por isso mesmo, vou me ater a não contar mais do enredo do que já mencionei aqui, gostaria que mais pessoas tivessem uma experiência similar a minha.
Mas vale ressaltar que este não é só um livro de mistério e aventura. Ele também é um recorte crítico sobre a ciência, os limites da natureza humana e nosso comportamento. Afinal, qual é a linha que nos separa verdadeiramente dos outros animais?
Uma mente verdadeiramente aberta ao que a ciência tem a ensinar deve reconhecer que é uma coisa pequena. Pode ser que, exceto neste pequeno planeta, esta pitada de poeira cósmica, invisível muito antes que se possa alcançar a estrela mais próxima… pode ser, repito, que em nenhum outro lugar exista essa coisa chamada dor. (p. 78)
Herbert George Wells, conhecido como H. G. Wells, foi um escritor britânico e membro da Sociedade Fabiana. Visionário, chegou a discutir em obras do início do século XX questões ainda atuais, como a ameaça de guerra nuclear, o advento de Estado Mundial e a Ética na manipulação de animais.
site:
https://blog.carengabriele.com.br/2022/01/a-ilha-do-dr-moreau-h-g-wells-1896.html