Thainá 21/03/2024Mais um título excelente de EmmanuelCinquenta Anos Depois conta a história de Célia, uma patrícia de coração bom e puro. Criada na opulência da Roma de sua época, a jovem sempre se destacou dos seus familiares pelos nobres sentimentos do coração.
Primeiro se apaixonou por Ciro, um escravo, em que ela reconheceu um espírito afim de vidas anteriores. Foi fortemente repreendida por seu pai, sofrendo, então, seu primeiro abatimento na história.
No curso da narrativa, diversos acontecimentos são apresentados ao leitor, demonstrando como estamos conectados com nosso passado, ressarcindo dívidas anteriores ou, devido à nossa imperfeição, contraído novos débitos. Em um desses acontecimentos, Célia se sacrifica para salvar a reputação da mãe e aí começa o seu martírio. É expulsa de casa e sofre dias na rua, sozinha, com medo e um bebê de colo sob seus cuidados. Quando finalmente encontra um local para ficar, precisa se disfarçar de homem para sobreviver.
Ao final do livro, o autor nos dá uma linda lição de regeneração espiritual e perdão, narrando a reconciliação de pai e filha.
Uma obra espírita importantíssima e cheia de ensinamentos!