Histórias do cotidiano

Histórias do cotidiano Mary del Priore




Resenhas - Histórias do cotidiano


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Renata Almeida 27/05/2020

"O passado e o presente caminham juntos."
Em cinco temas, aprenderemos as diferenças e semelhanças entre o passado e o presente, mostrando os aspectos culturais, sociais, econômicos, estruturais e comportamentais entre Brasil colonial e o velho mundo, pois apesar de séculos de descobertas e inovações, o conhecimento ainda é vagaroso na sociedade atual.
comentários(0)comente



Gabriel 01/10/2018

É difícil encontrar quem não se interesse por curiosidades históricas, especialmente quando bem escritas e versadas em assuntos que, por si só, já atraem. Dividindo a obra em cinco temas gerais, Mary Del Priore nos leva a diversos lugares em diversas épocas, seja para falar de gatos e cachorros nos tempos remotos inimagináveis, seja para trazer reflexões sobre as transformações ocorridas em sociedade durante todos esses anos.

Sem deixar limitar-se pela passividade da mera constatação histórica, a autora nos faz pensar em comportamentos, práticas e situações que vivenciamos diariamente. O equilíbrio da Mary ao trabalhar temas por vezes sensíveis, como o aborto, a vida familiar, a sexualização precoce, entre outros, coloca o livro num patamar diferenciado. Pode-se ler, ruminar e refletir sem que seja necessário despertar quaisquer paixões ideológicas. A análise fria, que pode nos conduzir a conclusões práticas e saudáveis, é uma marca de destaque deste curto livro.
comentários(0)comente



vanessamf 15/08/2018

Propaganda Enganosa
Falando sobre temas como corpo, família, mulher, crianças e velhos, entre outros, este livro se trata de uma coletânea de artigos escritos pela historiadora premiada Mary Del Priore e seguem o formato de breve contextualização de algum evento contemporâneo (como notícias de jornal), conectando-o a fatos históricos que, certa forma, o justifiquem.

Quando peguei este livro para ler, estava mais interessada justamente nesta parte das curiosidades sobre o nosso passado. Por isso, ter que passar pelas reflexões da autora sobre assuntos tão manjados, pelo menos para mim, foi um pouco maçante.

Veja mais no link:

site: https://leiturasdetarologa.wordpress.com/2018/08/08/tecnico-historias-do-cotidiano/
Gabriel 01/10/2018minha estante
Eu tive a mesma impressão. Achei que o livro traria histórias de vidas anônimas, dessas que não se encontram nos livros didáticos. Quando comecei a ler, foi com essa intenção. Mas no fim das contas, eu achei que as reflexões foram pertinentes, por mais que alguns assuntos realmente já sejam batidos.
Uma dica que eu dou para conhecer um pouco mais das curiosidades sobre o nosso passado é: leia crônicas de época. É o meu gênero literário favorito por este motivo: garante-nos o conhecimento de coisas que se passavam num dado período, mas que não ocupam os livros de história.




3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR