Sonata em Auschwitz

Sonata em Auschwitz Luize Valente




Resenhas - Sonata em Auschwitz


82 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Gramatura Alta 17/12/2017

Imagine que um dia, todas as suas coisas são confiscadas pelo governo, inclusive sua roupa, sua casa, seu dinheiro, enfim tudo. Imagine que você é levado para um bairro rodeado por muros, onde existe hora de acordar e de dormir, sem luz, sem água e com comida escassa. Imagine que você precisa usar uma estrela na roupa para diferenciar você das outras pessoas. Ruim, não é? Agora, imagine que um dia você e sua família são arrancados desse bairro, levados para um trem com milhares de outras pessoas. Imagine que vocês chegam em um local no meio do inverno, sem roupas de frio, recebem a tatuagem de um número na pele e passam a dormir em camas de madeira no meio de centenas outras dentro de um galpão. Agora, imagine que sua família é levada para um outro galpão, de onde sai uma constante fumaça cinza, e você descobre que nesse local, eles serão queimados vivos. Imagine que você irá a seguir.

Seis milhões de pessoas passaram por essas situações e morreram. De forma mais clara: mais de quinhentas mil crianças, mais de dois milhões de mulheres, mais de três milhões de homens. Apenas em Auschwitz, morreram quase dois milhões de pessoas nas câmeras de extermínio. Sim, é terrível, inimaginável, mas é necessário ter consciência desses números. É necessário lembrar sempre e contar para as gerações futuras, para as pessoas nunca esquecerem dessa barbárie.

Parte da história de SONATA PARA AUSCHWITZ se passa nessa época. Amália, a personagem principal, uma jovem portuguesa, viaja para a Alemanha e para o Brasil em busca de uma resposta sobre quem era seu avô e sobre o passado misterioso de sua família. Ela é determinada, persistente e curiosa. Isso faz com que ela descubra uma história de compaixão, sacrifício, amor e morte.

Os capítulos são alternados entre o passado e o presente, entre uma narrativa em primeira pessoa e uma narrativa em terceira pessoa. O leitor passa a viajar por lembranças e por fatos recentes, juntando as pistas, descobrindo, junto com Amália, o que realmente aconteceu para que um bebê judeu conseguisse sobreviver e escapar de Auschwitz, como um oficial nazista participou dessa fuga, quem eram os pais da criança e qual a ligação dela com todos eles.

A autora não poupa o leitor de detalhes de como foi a confinação no campo de extermínio, nem do que aconteceu até os personagens chegarem a esse fim de vida. Ela também coloca reflexões, sentimentos, frases que demonstram o quanto tudo isso afetou as pessoas que conseguiram sobreviver, mesmo depois de tantas décadas. A conversa que Amália tem com uma outra personagem é impregnada de emoção e dor, mas também de esperança e reconhecimento.

Uma das características que mais gostei da obra, são os fatos verídicos misturados com os ficcionais; das personalidades que realmente existiram, com os personagens criados pela autora. Inclusive, a sonata que o oficial nazista compõe para a criança, o leitor pode ouvir no site da autora (clique AQUI para acessar), onde também existem várias outras curiosidades.

As últimas páginas de SONATA PARA AUSCHWITZ transmitem o quanto a realidade pode ser dura, mesmo quando adornada pela ficção. Nelas, também encontramos a Árvore Genealógica das famílias dos personagens, mas recomendo que você não as veja antes do fim do livro, porque contém informações que irão estragar algumas surpresas. Então, não seja curioso.

site: http://www.gettub.com.br/2017/12/sonata-em-auschwitz.html
comentários(0)comente



Raquel Lima 27/11/2017

Triste...
Como vários livros sobre o nazismo este é um soco em nossa Humanidade ...a degradação humana pela ideologia da superioridade. O ser humano superando suas formas de ser idiota .
comentários(0)comente



Karini.Couto 25/11/2017

O que eu posso dizer sobre essa leitura? É que encontrei uma leitura incrível que vai muito além do que eu pude esperar!

Ao ler "Sonata em Auschwitz" o leitor sente-se transportado para além das páginas e se vê imerso em um turbilhão de sentimentos que extravasam pelos olhos em alguns momentos e nos fazem refletir sobre questões históricas e passadas, assim como presentes e talvez futuras!

A sinopse já é bem detalhada sobre o enredo, onde um bebê nasce em setembro de 1944 nas barracas de Auschwitz-Birkenau enquanto uma sonata é composta por um oficial alemão e com isso temos muitas décadas de histórias emocionantes, onde guerra, esperança, amor, dor, perda, encontros, desencontros e tantas outras coisas são descritas com maestria, profundidade e principalmente sensibilidade!

Para aqueles que curtem a leitura de histórias que trazem relatos sobre a Segunda Guerra Mundial, Nazismo e afins irá realmente se ver submersos nas páginas desse livro. Que fala um pouco sobre tudo isso, em relatos dignos de filme e grandes prêmios! Pois realmente remete o leitor ao passado e nos faz viajar junto à todos os personagens.


Não estou aqui para fazer um resumo da leitura que eu fiz, pois como eu disse, isso você pode encontrar com perfeição na sinopse. Mas para passar meus sentimentos sobre a leitura!

Então, o que posso concluir é o quão podemos nos surpreender com enredos que teoricamente "já lemos muito" a respeito e o quão fascinante cada leitura dessa pode ser e também "agregar" sentimentos indescritíveis!

comentários(0)comente



saraiva 02/04/2020

bem bom
não é meu estilo preferido de livro mas gostei bastante. acredito que é um livro mais adulto, mas adorei o final. muito triste (como todo livro sobre esse período) e bonito.
comentários(0)comente



F. 25/10/2017

Apaixonante e transformador!
Sensacional - é a palavra! No sentido da qualidade literária e no sentido literal, da riqueza de sensações que experimentamos ao lê-lo. Literatura sensorial, eu diria - porque consegue nos fazer sentir cheiros, sabores, ver os lugares em três dimensões, cinematograficamente, ouvir melodias.

Extremamente envolvente da primeira à última linha (nenhuma sendo em excesso), raramente se viu na literatura ficcional um retrato tão magistral e rico do quadro histórico da Segunda Guerra Mundial relacionado à ascensão do nazismo e ao Holocausto, e ao mesmo tempo tão poderoso na forma como nos torna realmente presentes nesse passado recente, mexendo profundamente com nossas emoções e sentimentos, como se estivéssemos na pele das personagens.

Personagens, aliás, fascinantes, porque complexas, absolutamente humanas. O romance flui, denso e caudaloso, à margem de qualquer tipo de maniqueísmo. Fiquei definitivamente apaixonada pelos inesquecíveis, antológicos, Enoch, Eva, Friedrich. Mas cada um que passa por essa Sonata literária, mesmo que realmente "en passant", tem uma humanidade avassaladora, ficou comigo de alguma maneira.

Assim como pontuais cenas fortíssimas, que até hoje me assaltam e arrepiam os pensamentos: vejo e revejo a pequena Amália com seu irmão interrompidos no seu castelo de cartas, o velho Kurt naquela Noite dos Cristais, a reza noturna no gueto de Oradea, Adele e Eva pisando na plataforma iluminada a amarelo de Birkenau, o primeiro encontro de Adele e Enoch, os últimos minutos em Auschwitz...

E tantas outras.

É instigante ainda a existência de várias vozes narrativas que se cruzam e se completam, como que formando um puzzle. A impressão é a de que estamos sendo sutilmente levados por um labirinto, onde, a qualquer "esquina", podemos ser (e somos) assaltados por um frio, ou um calor, uma falta de ar, um longo sorriso, ou lágrimas... e de onde saímos como se nascêssemos, com uma nova respiração.

Sonata em Auschwitz nos faz refletir também sobre os ciclos que historicamente se repetem, sobre a guerra e o amor, a resistência e a arte como condições humanas extremas e não excludentes. Um romance sobre o incompreensível, mas também sobre a esperança. Uma Sonata para a Humanidade - foi o que Luize Valente escreveu.

Belo, apaixonante, transformador, arrebatador. O melhor romance histórico que já li.
comentários(0)comente



Rejane 08/10/2020

Sonata em Auschwitz
"Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repetí- lo." Com base em fatos reais sobre o holocausto.
comentários(0)comente



Eudenis.Peclat 09/09/2020

Muito bom
Um dos melhores livro que já li, me emocionei bastante aos relatos, é uma história pesada assim como as outras sobre o holocausto.
comentários(0)comente



Karen 18/08/2020

Muito bom!
Que livro tocante e sensível. Não li muitos livros sobre o Holocausto e esse me fez sentir cada sensação, dor e desconforto que a autora quis passar com uma escrita fluida que eu não conseguia largar.

Não é uma leitura fácil pelos acontecimentos que vamos presenciando ao longo da história, com as mãos atadas, sem poder fazer nada para evitar. Mas é como diz o encerramento das considerações finais: ?Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repetí-lo?.

Recomendo a leitura, pela história, pela escrita e pelos personagens que vão nos conquistando, principalmente as mulheres corajosas e fortes que encontramos aqui.
comentários(0)comente



Nani 09/06/2020

Sonata em Auchswitz
Livro emocionante..! A autora tem o dom de nos fazer sentir todos os sentimentos possíveis ao longo da leitura.. fazendo com que nos sintamos como mais uma personagem: sentimos... observamos... torcemos e tiramos nossas lições. Lindo!!!
comentários(0)comente



Tamires.Xavier 22/05/2020

Livro que me prendeu do início ao fim.
Sonatas em Auschwitz nos trás um pouco da história dos Judeus na segunda guerra mundial, esse é um dos temas de romance que mais gosto de ler, por mais que seja uma história fictícia, retrata como histórias de uma vida toda foi extinta por causa da maldade de pessoas sem coração.
Pessoas perdendo suas casas, suas conquistas de uma vida e que eram passadas por gerações, esposas separadas bruscramente de seus maridos, mães perdiam seus filhos e filhas, sere humanos sendo tratados como animais.
Um livro que trás reflexões para uma vida toda, momentos que fazem parte da história real de muitas vidas.
Será que as pessoas que sobreviveram a tudo aquilo, realmente deixou o passado de lado e conseguiu viver uma vida tranquila ou será que as sombras do passado voltavam para os perturbar?
Uma coisa é certa ninguém nunca vai conseguir esquecer o que se passou em auschwitz.
comentários(0)comente



Alessandra.Rocha 05/05/2020

esse livro me ensinou a dar importancia as pequenas coisas, sobre a nossa liberdade e pensamento... simplesmente amei e super indico.
comentários(0)comente



Deise.Maria 27/04/2020

Apesar de ser um livro fictcio, como tantos outros livros que traz essa temática sobre o holocausto e sobre um dos campos onde ocorreu o maior genocídio ja ocorrido em todo mundo, emociona e nos faz repensar sobre ate onde vai a crueldade humana, este livro ele fala do encontro de Amália, uma jovem descendente de uma familia de um oficial nazista que salvou um bebe judeu da morte e que vai em busca do passado de sua familia e da verdadeira história por trás desse salvamento.
comentários(0)comente



Jaine Franco 19/04/2020

Esse romance histórico da Luize Valente é incrível! .


Ler sobre o Holocausto nunca é fácil. Então já vai se preparando.


Essa foi uma leitura que eu precisei em muitos momentos dar uma pausa, fechar o livro, respirar.
Todo o sofrimento gratuito realizado pelos nazistas é indigesto. A todo momento dá aquele nó na garganta.
Lembrar a crueldade que o ser humano foi (e ainda é, convenhamos) capaz de fazer a outos seres humanos é muito doloroso, e revoltante. "Aquele lugar era uma máquina de morte operada por sádicos. " .

Livros como esse são muito necessários, recomendo a todos. "Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo."
comentários(0)comente



Thaísa 22/12/2020

Emocionante
Um livro com muitos relatos assustadores que, por vezes, tentamos evitar. Baseado nós acontecimentos durante e pós Holocausto, traz diversas questões familiares, bem como os horrores praticados contra os judeus. Repleto de dados históricos, por vezes precisava parar a leitura pra absorver a mensagem. Apesar de muito forte, traz reflexões necessárias sobre segredos, amor e um passado que não podemos repetir.
comentários(0)comente



Renato Kenji 18/02/2020

Sonata em Auschwitz
Livro muito bom! Como todo livro de segunda guerra, bastante intrigante e bem interessante pelo fato de detalhar bastante os momentos em Auschwitz. Literatura que prende bastante o leitor do início ao final do livro! Super recomendo!!!
comentários(0)comente



82 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR