Gustavo_Caetano0201 10/02/2024
Ciclopicamente Abissal
Não é um livro fácil e demorou para que eu entrasse nos contos e entendesse o estilo do autor, mas uma vez que você consegue é incrível. O domínio que ele tem sobre as histórias é muito impressionante, suas descrições são muito extensas, mas ao mesmo tempo quase que historiográficas, ele explora por exemplo em uma raça, seu sistema econômico, social, político, sua cultura, seus costumes e crenças e até sua arquitetura. Ele vai muito mais além quando fala sobre a ciência daquele povo e até seu habitat, biologia e meios de reprodução, tudo minusicionamente descrito sem pressa.
O horror aqui vem a partir do desconhecido, da falta de noção de onde aquele personagem está se metendo, dos conhecimentos que deveriam ser ocultos a raça humana, raça essa que é sempre vista em diminuto, pequena comparada a grandiosidade dessas outras raças, que nos vêem com indiferença e até desprezo, minúscula em comparação ao tempo da Terra e do tempo em que essas raças governaram.
H.P. Lovecraft é conhecido por usar muitos adjetivos e a maioria de suas histórias serem contadas a partir dos relatos dos sortudos (ou não) que sobreviveram, e sim, isso também tem um propósito, tudo isso confere uma gama de riqueza em suas descrições, onde podemos imaginar com muita clareza não só os personagens e cenários, mas como as emoções e impressões quase que impossíveis de se expressar e muitas vezes confusas que remetem a um passado ancestral e profundo.
Em relação a minha experiência posso dizer que o livro é uma crescente, os primeiros contos são bons, mas não mostram exatamente todo o potencial do autor, muito porque eram seus primeiros contos, são seus primeiros passos nesse terreno recém inaugurado por ele do terror. Já os contos maiores, esses sim, são magníficos, conseguimos perceber essa temática sendo explorada ao máximo, suas descrições e a profundidade de até onde ele decide ir aumentam muito e mesmo sendo uma jornada árdua para nós leitores, é extremamente recompensadora. Às vezes esquecia que tudo aquilo era ficcional de tão imerso que eu estava na história, é como ler um documentário hiper cativante.
Em vários momentos precisava ficar um tempo sem ler para absorver tudo e só daí continuar, por isso demorei um mês pra ler tudo, mas confesso que fiquei orgulhoso de ter conseguido, achei que não iria gostar do autor e me decepcionar com o que algumas pessoas falavam, mas foi o contrário, agora sim entendo claramente o porquê de ser considerado um mestre do horror e ter inspirado desde séries de TV e filmes, até outros livros e músicas. Foi uma grande aventura, daquelas de se olhar para trás, apoiar os braços na cintura e falar "uau eu passei por tudo isso". Enfim, essa resenha ficou enorme, mas acho que ele merece, vou deixar apenas a ordem dos contos organizada a partir do que mais gostei até o que gostei menos, e peço que dêem uma chance a Lovecraft, realmente vale a pena. Fica meu elogio também a Darkside e essa belíssima edição, cheia de conteúdos extras e que ajudam o leitor a ficar mais por dentro do contexto dos contos.
Contos:
- Nas Montanhas da Loucura
- A Sombra Vinda do Tempo
- O Chamado de Cthulhu
- Herbert West Reanimator
- A Cidade Sem Nome
- O Cão de Caça
- O Depoimento de Randolph Carter
- A História do Necronomicon
- Dagon