Carous 11/08/2021Caso solucionado e encerrado. Será?Não tenho muito a dizer sobre este livro. O que me impulsionou a lê-lo num ritmo avançado foi a curiosidade para saber se Caroline Crane era ou não culpada do crime que foi condenada.
Como a história ficaria muito sem graça se fosse assim, desconfiava que no final ficaria provado que ela era inocente.
Mas como?
O que foi contado sobre o dia do crime não dava margem para muitas teorias além da óbvia - Caroline Crane matou o marido.
Mas se Hercule Poirot aceitou o caso, é porque ele sabia que havia mais nessa história do que foi divulgado. E ele pareceu acreditar na inocência de Caroline
De fato, este não é o livro mais dinâmico de Agatha Christie. Ainda tem esse título galhofeiro, - que achei bem deselegante -, tradução literal do original, que mesmo usado na narrativa não justificou a escolha dele para o nome de um livro. (acho que se trata de uma canção infantil famosa na Inglaterra e que >talvez< em inglês faça mais sentido). Simplesmente não combinou.
A história inteira é um disse-me-disse entre os personagens - as testemunhas -, mas que, por alguma razão, não achei repetitiva. Há muitos parágrafos e poucos diálogos. E os relatos se repetem com pouca variação.
Mas, de novo, Agatha Christie nos dá todas as cartas. Não chegamos na conclusão porque não queremos. Quando Hercule Poirot explica o crime fica muito mais fácil entender por que certas palavras foram escolhidas e por que a autora as colocou ali.
Não subestime as análises psicológicas dos perfis dos personagens.
Algo que respeito em Agatha Christie é como ela retrata amantes. Sei que pessoalmente era um assunto muito delicado pra ela já que seu marido teve um caso que resultou no término do casamento dela. Então ela tinha todo direito de odiar as outras mulheres.
Mesmo que detecte um leve ranço dela por esses tipos de personagens e uma reprovação, ela consegue humanizar essas pessoas. Ela não taxa como pessoas más nem como boas. Mas seres humanos imperfeitos cometendo erros.
Eu comecei a resenha afirmando que não tinha muito a escrever sobre este livro, mas parece que me enganei. Foram boas horas ocupada com esta leitura.