Natalia Moura 16/08/2020
Cold Case. É possível descobrir a verdade sobre um caso encerrado há 16 anos?
Esta é uma história de Hercule Poirot, o detetive famoso por sua abordagem psicológica durante as investigações. 16 anos após o assassinato do célebre pintor Amyas Crale, sua filha (Carla) contata o detetive pedindo que uma nova investigação seja feita. A moça deseja provar a inocência de sua mãe, Caroline, e traz como amparo uma carta escrita por Caroline pouco antes da sua morte, afirmando que era inocente! Num caso de cold case, onde já não existem evidências e provas físicas do crime, Poirot mostra toda sua genialidade e habilidade em construir e identificar personalidades para desvendar o crime.
Este foi meu primeiro contato com a obra da Agatha Christie, e já revelou a capacidade e a perspicácia da autora em desvendar crimes apenas analisando comportamentos. Passei todo o livro me questionando como ela juntaria todos aqueles relatos, que à primeira vista podem parecer repetitivos e pouco reveladores, e desvendar o crime. Porém, quando na parte final Poirot reúne todos os relatos e traz as deduções feitas sobre eles, tudo fica claro. Todas as pontas se unem e você percebe como ele usou as informações colhidas para traçar o perfil dos 5 suspeitos (os 5 porquinhos).
Em alguns momentos a obra pode parecer maçante, pois as duas primeiras partes do livro trazem depoimentos das 5 testemunhas oculares, totalizando 10 depoimentos, visto que, cada um deles faz uma narrativa oral e uma, escrita para o investigador. Porém, são através desses relatos que aparecem as sutilezas necessárias para que o caso seja solucionado. Cada depoimento atiça nossa curiosidade pois, apesar de nenhum dos cinco acreditar na inocência de Caroline, suas falas levantam pontos e comportamentos suspeitos sobre os outros. Ao final de cada depoimento minha opinião sobre quem seria o assassino mudava. E o desfecho foi incrível! Ele juntou aspectos da personalidade, comportamentos, hábitos e outras pequenas trivialidades para reconstruir a cena do crime, dando perspectiva e motivações aos envolvidos; tudo isso, com nada além de palavras para provar quem cometera o assassinato de Crale.
Adorei a autora, o livro e já estou ávida pela próxima obra dela, que ainda não sei qual será hahahaha