Yaas 03/04/2022
Fui com muita sede ao pote mas o pote tinha pouca água ?
Sou super fã de Ágatha Christie e já tive o prazer de ler quatro obras maravilhosas antes de me aventurar em ?o mistério dos sete relógios?.
Já vou adiantar que a leitura não foi desagradável, mas ao mesmo tempo não foi exatamente o que eu esperava.
Quando falamos em Ágatha Christie já lembramos dela nos apresentando personagens muito bem trabalhados, mistérios que vão se desenrolando com a investigação de um detetive e sempre um final surpreendente. Sem esquecer das motivações que se encaixam completamente e que são sempre muito bem explicadas. E claro, as evidências durante a história, que nós leitores muitas vezes deixamos passar se não estivermos atentos. Este é o mistério e investigação criminal mais esperado quando abrimos um livro da rainha do crime.
Porém, ?o mistério dos sete relógios? se trata de uma aventura e investigação amadora? ou seja, não há personagens muito bem trabalhados, não há uma investigação direcionada com um detetive inteligente, não há motivações mirabolantes por trás dos crimes.
É uma obra da qual você deve esperar uma história mais rasa, com motivações mais óbvias e comuns de romances policiais clichês, com personagens que não possuem um perfil psicológico bem desenvolvido e não há um direcionamento durante a investigação criminal. A mesma segue de forma bem amadora e até divertida em muitos diálogos.
O final da história foi totalmente fora do que eu esperava, gostei bastante disso. Os capítulos 30 e 31 trouxeram muitas revelações, mas que ao mesmo tempo que são inesperadas, elas são apenas jogadas para nós sem muito desenvolvimento. Eu particularmente não senti que as coisas se encaixaram tão bem, acredito que senti falta de uma motivação mais trabalhada para execução do crime. Mas gostei de ser enganada feito patinho em desconfiar de personagem errado (até porque não há muitos vestígios durante a história que entregue o real criminoso).
Pontos fortes da obra: uma leitura mais tranquila sem necessidade de acompanhar raciocínios bem elaborados, senti que possui menos personagens importantes que outras obras da autora e confesso que dei muitas risadas em diálogos dirigidos por Jimmy e por Bundle.
Gostei da história, mas não era o que eu esperava ler quando abri o livro.
Mantenho minha preferência por obras que são de fato investigações criminais bem mais elaboradas e de perfil mais enigmático.