@jaliagoraesuavez 07/05/2019Eu esperava muito mais“Liudmila Petruchévskaia pertence ao grupo de escritores que não encontram equivalente em nenhum outro autor, tradição ou país. Considerada por alguns a herdeira de Allan Poe e Gógol, a maior autora russa viva combina o contexto soviético em que produziu grande parte de sua obra com uma realidade povoada por assombrações, pesadelos, acontecimentos macabros e personagens sinistras.”
Esse livro nos apresenta histórias sobrenaturais que retomam a tradição dos contos folclóricos, porém dotadas de um humor contemporâneo.
Comprei achando que era um livro de contos de terror. E até é, mas não sei explicar muito bem o que achei dele. Me criou sentimentos muito confusos.
Contos são complicados. Requer muita atenção, pois a história é tão curta e rápida que, se você não estiver ligado nela, perde tudo que acabou de ler.
E aqui, isso aconteceu comigo em alguns contos. Não prenderam a minha atenção. Foram confusos. Pode ser por ser um tipo de literatura (russa) que não tenho nenhuma intimidade. A forma da escrita é diferente, mesmo estando traduzido para a nossa língua.
São contos que mostram uma realidade dura, sombria. São histórias secas e com o uso de muita metáfora. Não aconselharia ninguém a começar a leitura de contos por esse livro.
Mas, para os que estão habituados, segue excelente dica para você ler algo totalmente diferente e fora da sua zona de conforto.
site:
@jaliagoraesuavez no Instagram