Guerra e Paz

Guerra e Paz Leon Tolstói




Resenhas - Guerra e Paz


417 encontrados | exibindo 331 a 346
1 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28


Clube Tripas 01/04/2020

[Resenha]
Conteúdo: Livre
Livro: Guerra e paz
Autor: adaptacão de Silvana Salerno da obra de Liev Tolstói
Editora: @companhiadasletras
Páginas: 279
Avaliação: Gostei muito (4/5)
Mês: Março/20
Bibliotecária: Cléia Lúcia / Valinhos/SP

Esta adaptação do clássico da literatura russa se passa durante a campanha de Napoleão na Áustria.

O autor narra as guerras entre França e e as principais monarquias da Europa. Um período que expõe-se tanto a brutalidade quanto as banalidades da guerra, uma aristocracia arruinada e as tramas da sociedade.

O romance prende a atenção com a forma de escrita, cheia de acontecimentos de perder o fôlego. Silvana Salerno adaptou muitas das obras clássicas da literatura mundial e faz muito sucesso nas Bibliotecas Escolares.
comentários(0)comente



Edna 28/03/2020

Trechos Atuais
Guerra e Paz ? I ? Liev Tolstói
Foto Fev/2020 ? Ler clássico é traduzir toda a história #trechosatuais

"Boa jornada faz quem em sua casa fica em paz." P.83

"Nada, nada, eu ñ desejaria mais nada, se eu estivesse lá", pensou Rostov. " Só em mim é neste sol há tanta felicidade, enquanto aqui....gemidos, sofrimentos, horrores, e este tumulto, está correria...Ahora estão gritando de novo alguma coisa, ....e eu estou correndo junto com eles, e aí está ela, a morte, sobre mim, à minha volta...." P.184

"A gente tem medo do desconhecido." P.218

"No escuro, parecia correr um rio invisível e sombrio, sempre numa só direção, zumbindo num sussurro.." P.238

"Ñ deseje nada para si; ñ procure, ñ perturbe, ñ inveja...mas viva como se estivesse preparada para tudo." P.268

"...sentiam a sua insignificância, ...grãos de areia naquele mar de gente, e ao mesmo tempo, sentiam ser uma parte daquele todo enorme." P.295

"Numa hora de tal sentimento de amor, de enlevo e de abnegação, o que importam todas as nossas discussões e ofensas?" P.297

"Nós só podemos saber que ñ sabemos nada. E esse é o grau mais elevado da sabedoria humana." P.414

"A vida é a luz do homem, e a luz acende na treva, e a treva ñ a acolhe." P.527

#Bagagemliteraria
#GuerraePaz #Tolstói
#LievTolstoi
#trechosdolivro
#Bookstagram
#Euamoler
#Instalivros
#Literatura
#ler #Emcasa
#Fiqueemcasa
#Leiaumlivro
#Leiaemcasa
#todoscontraocoronavirus
comentários(0)comente



Camis Domi 28/03/2020

Fascinante
Eu não tenho palavras para descrever todas as emoções que esse livro me causou. Maior camalhaço que já li e não foi fácil, demorei quase 3 meses para concluir a leitura, tamanha a profundidade e complexidade da história que exigem concentração, dedicação e constantes reflexões. Um dos livros mais fascinantes que já li e estou até um pouco deprê achando que nenhum outro que eu lerei daqui pra frente vai conseguir superar essa obra-prima. Neste livro, Tolstói relata os acontecimentos que antecederam e sucederam à invasão de Napoleão à Rússia em 1812, criticando, principalmente, os historiadores que contam a história sem tê-la vivido e, portanto, de maneira irreal. Aqui vemos uma Rússia imponente, magistral e humana. Napoleão, por sua vez, é descrito como um homem sem nome, sem convicções, sem tradições, sem hábitos, que nutria uma profunda admiração por si mesmo e mentia com sinceridade e que, a despeito de tudo isso, alcançou a glória e uma posição de proeminência por força de estranhos acasos, além de sua genialidade, reconhecida por Tolstói. Porém, a genialidade de antes se transformou em tolice e infâmia após uma sucessão de acasos adversos que o levaram ao declínio e fracasso totais. Em meio ao caos e às batalhas, ainda somos introduzidos à singeleza do amor e à beleza de se encontrar a felicidade em outra pessoa. Somos apresentados aos mais variados tipos de personagens desde presunçosos, cruéis, oportunistas até aqueles de alma pura e bondosa, virtuosos, fortes, divertidos, corajosos e, por fim, apaixonantes. Também há a busca por redenção, por um sentido na vida que, depois de muito procurar, é encontrado bem perto, mas que muitas vezes não encontramos porque estamos olhando para outros lugares ao invés de olharmos bem à nossa frente. Um romance magistral, encantador, forte, profundo, atemporal, fascinante e real! Tolstói era simplesmente genial e digno de toda a aclamação em torno dele, sem dúvida um dos maiores escritores que a humanidade já viu. Acho que posso dividir minha vida literária em antes e depois de Guerra e Paz. Estou feliz por ter lido neste momento porque talvez antes eu não tivesse a maturidade necessária para entendê-lo e dar a importância e valor que ele merece. Pretendo ler de novo em outra fase da vida.

"Nikolai Rostóv afastou-se e, como se estivesse procurando alguma coisa, pôs-se a olhar ao longe, para a água do Danúbio, para o céu, para o sol. Como o céu estava bonito, como estava azul, sereno e profundo! Como o sol que se punha estava claro e solene! Como a água do Danúbio, ao longe, brilhava amena e lustrosa! E mais bonitas ainda eram as montanhas azuladas e distantes, para além do Danúbio, o convento, os desfiladeiros misteriosos, a floresta inundada até os cumes pela neblina... lá, havia calma, felicidade... "Nada, nada, eu não desejaria mais nada, não desejaria mais nada, se eu estivesse lá", pensou Rostóv. "Só em mim e neste sol há tanta felicidade, enquanto aqui... gemidos, sofrimentos, horrores, e este tumulto, esta correria... Agora estão gritando de novo alguma coisa, e de novo todos correram para algum lugar lá atrás, e eu estou correndo junto com eles, e aí está ela, ela, a morte, sobre mim, à minha volta... Num instante, nunca mais verei este sol, esta água, aquele desfiladeiro..."
comentários(0)comente



Babi 18/03/2020

O primeiro calhamaço a gente nunca esquece
Ler "Guerra e paz " para mim foi um*, desafio .Nunca encarei um livro com mais de 800 páginas antes (que eu lembre),mas queria ler ele para ser minha leitura número 1000.

É um livro cheio de altos e baixos. Em alguns momentos é uma narrativa empolgante e em outros momentos fica bem arrastado.

Gostei bastante de toda a trama criamda pelo Tolsoi e também da conclusão da obra.

Me atrapalhei um pouco por saber muito pouco da história russa e as guerra napoleônicas (com muito pouco quero dizer:quase nada ) e também em gravar os nomes dos personagens no início.

Por fim ,achei uma leitura válida e interessante .
comentários(0)comente



Nícolas 07/03/2020

Brilhante
Guerra e paz é um livro brilhante em diversos aspectos. Tem história, romance, filosofia, espiritualidade, críticas sociais. Um verdadeiro colosso da literatura mundial.
O que mais gostei neste livro gigantesco é que seu tamanho se deve a ser uma história grande e complexa, não a rodeios desnecessários ou descrições cansativas. Temos a oportunidade de acompanhar personagens vazios e fúteis transformarem seu caráter e evoluírem como seres humanos ao serem expostos às adversidades da vida.
O autor ainda encerra com seu ponto de vista profundo sobre a história humana.
É grande, isso é verdade, o tamanho assusta, mas é um livro que vale muito a pena ler.
Mari 09/07/2021minha estante
Qual edição você leu? Tô em dúvida em qual comprar.


Nícolas 09/07/2021minha estante
Olá, Mari.

Eu até tinha começado uma edição qualquer mas desisti por conta dos erros de edição e por conta da tradução. Guerra e Paz foi escrito em russo com várias partes em francês, mas tem edições que traduzem da edição francesa e algumas tem censura... enfim, tem edições que tiram o brilho da obra.

Eu comprei então a edição traduzida pelo Rubens Figueredo, que traduziu direto do russo. A edição era mais cara em comparação com as outras que eu achei, mas valeu cada centavo.

Link da amazon: https://www.amazon.com.br/Guerra-paz-Liev-Tolst%C3%B3i/dp/8535930043


Mari 10/07/2021minha estante
Ahh que bacana. Obrigada pela dica. Vou comprar essa então!




Suelyn Baldo 01/03/2020

Finalmente terminei Guerra e Paz, depois de quase 2 meses de leitura. Tive algumas dificuldades durante a leitura, minha concentração não ajudou muito, e os nomes e apelidos russos também não me ajudaram. Apesar disso, achei o livro ótimo e pretendo reler um dia(que a minha concentração melhore até lá).
comentários(0)comente



Juh (Encanto Literário) 26/02/2020

Obra Prima
"Um dos livros mais emocionantes, fascinantes e transformador que já li". Juh - Encanto Literário
O romance histórico de Liev Tolstói sobre a guerra franco - prussiana é sem dúvida um dos mais complexos e completos romances da literatura mundial que se passa entre 1805 e 1820. A tomada da Rússia por Napoleão Bonaparte e os impactos na vida cotidiana da burguesia russa.
É muito interessante como Tolstói mistura personagens fictícios com personagens históricos e gera no leitor uma expectativa maravilhosa.
Personagens fictícios como Pierre Bezukhov, Andrei Bolkonski, Natasha Rostova fazem do livro um enredo grandioso com uma história deliciosa do início ao fim e quando interagem com personagens históricos como Napoleão Bonaparte, Alexandre I, Mikhail Kutuzóv.
O impacto da guerra causa comoção quando vista pelo ângulo de Tolstói, assim como as famílias tradicionais russas.
O mais interessante é que  tinham o hábito de falar francês o que no livro o tradutor Rubens Fonseca ressalta os erros de pronúncia e falar em francês era mera futilidade. Essa mesma classe da qual Tolstói era proveniente, tinha um apego gigante as monarquias que ficaram ameaçadas com as vitórias de Bonaparte que após a Revolução Francesa, desafiou e venceu, na maioria dos casos todos os regimes monárquicos da Europa.
Todo esse contexto social, e Bonaparte provocando e vencendo guerras cada vez mais ao leste europeu e a realidade russa cada vez mais tensa cujo o estado se intensificou ainda  mais com a invasão do exército francês a Rússia em 1812.
Essa operação militar, marcou o início da queda de Napoleão.
Ao final da obra ele faz uma "nota história" comentando sua metodologia de pesquisa e suas fontes.
Uma obra  de um dos grandes mestres da literatura mundial, que deve ser saboreado cada momento.
comentários(0)comente



Mary 25/02/2020

Atemporal e imprescindível
Livro pra ler antes de morrer. Magnífica a narrativa de Leon Tolstói. Um dos maiores ou quem sabe o maior de todos os autores de todos os tempo.
comentários(0)comente



T.N.T.Rock 24/02/2020

Uma obra para a eternidade em uma edição definitiva.
Não pretendo me alongar dando informações sobre a obra especificamente, cabe ao futuro leitor mergulhar na historia das famílias Rostov e Bolkonsky, conhecer personagens como Pierre Bezukhov e sua inquietação sobre os mistérios da vida, a sensual e belíssima Héléne Kuragin, O Príncipe Andrei e sua hombridade e inteligência, a ingênua e belíssima Natasha Rostova e tantos outros.

Toda essa rede de personagens está envolvido direta ou indiretamente num dos conflitos históricos mais famosos de todos os tempos a Campanha Francesa na Russia de 1812, a invasão e tomada de Moscou pelas tropas de Napoleão, Tolstói assume a reponsabilidade de contar o trajeto e as batalhas enfrentadas pelos Russos, tenta compreender os fatos históricos de uma maneira objetiva sem romancear ou iludir o leitor com falsos heróis históricos, é uma viagem belíssima e dramática ao coração da Russia no inicio do século XIX dentro de salões da nobreza como na frete das artilharias e campos de batalhas.

Sobre a edição da CIA das Letras posso afirmar que é uma edição que faz jus ao clássico, é um belo box de material luxuoso, uma caixa de papelão firme em que a obra foi dividida em dois volumes facilitando a leitura, os livros são em capa dura numa ótima gramatura de papel, muito bem acompanhando por textos de apoio que ajudam a compreensão e enriquece ainda mais a edição.
comentários(0)comente



Gabriel.Falcão 16/02/2020

Uma obra Prima!
Como sempre tolstoy surpreende do início ao fim, demonstra seu domínio com a palavra e um excelente envolvimento com o seu trabalho.
O final é algo para min, surpreendente e não previsível, seu trabalho com o perdão, coragem e fé fazem os princípios fundamentais da obra guerra e paz.
Recomendo a todos!
comentários(0)comente



MauricioTiso 22/01/2020

A Guerra pela Paz
Neste último volume, que contempla da Décima Segunda Parte até a Décima Quinta, mais o Epílogo e o Apêndice (Texto de Tolstói sobre sua própria obra), temos o fim da jornada de nossas personagens e todo o embasamento filosófico do autor para a composição do livro.

Aqui se tem a plena compreensão do porque essa obra é considerada um monumento à paz e ao poder do perdão.

Junto com a retirada do exército francês do território russo, o autor narra o conflito entre a paixão pelo desejo de vingança e a muralha moral de Kutozov para conter este ímpeto e preservar o que sobrou de seus homens.

Tolstói narra também a beleza do perdão no deselance do amor entrar Natacha Rostov e André Bolkonski, e na construção de sua relação com Maria, irmã de André.

A reconstrução da sociedade no pós-guerra, a continuidade da vida após o luto, o resgate dos valores morais que guiam a vida com dignidade, a força de Espirito para se resignar e aceitar a adversidade, todas essas guerras físicas e morais pela paz, de vida e de espírito, são brilhantemente barradas pelo autor.

Uma verdadeira obra-prima, viva, emocionante, profunda, e que nos traz uma verdadeira reflexão sobre o que é viver e ser livre.
comentários(0)comente



MauricioTiso 08/01/2020

A dor de um novo parto
Neste volume, tem da Nona a Décima Primeira Parte da Obra Prima de Tolstói.

Essas partes trazem reflexões filosóficas sob uma nova ótica da visão histórica. O autor emprega à composição da história um modelo complexo (Como os modelos climáticos) para explicar a tão intrincada rede de acontecimentos que tecem a marcha da história e traz isso para o seu romance.

É impossível não refletir se a personagem X na tivesse agido de tal modo, ou a personagem Y tivesse se mantido calada, como a história do autor poderia ter tomado um rumo tão imprevisível quanto o que está escrito em suas páginas.

E a vida imita a arte, todas as frustrações e angústias que sentimos por ver as personagens seguirem para um rumo completamente doentemente das nossas expectativas, são as mesmas sensações que sentimos quando tentamos controlar as nossas vidas.

Bem como as simplificações que fazemos para explicar o que já aconteceu são tão bobas quanto às feitas pelos historiadores diante da magnitude que foram as batalhas entre Kutozov e Napoleão.

Este volume é muito mais profundo e trará à tona todo um universo de sentimentos. Simplesmente incrível.
comentários(0)comente



setantarpgs 01/01/2020

Profundidade psicológica e grande contribuição histórica
Eu me interesso bastante por psicologia e história é esse livro tornou-se um dos meus favoritos justamente por ter ênfase nesses dois temas. Tolstói é genial! Ele parece conhecer bastante sobre a alma humana e consegue passar isso para o papel. A alternância de cenas entre as personagens ao longo do livro me pareceu uma técnica que hoje é utilizada para contar histórias no cinema, mas que talvez na época do livro tenha sido algo inovador.
Pelo fato de se tratar de uma obra que narra o conflito de Napoleão e dos franceses com a Rússia, a parte histórica do livro também brilha. Ler uma obra dessa magnitude pode ser desafiador e requer perseverança, que trará uma sensação bastante prazerosa ao término da leitura. O nível de dificuldade para lê-lo é muito menor do que eu imaginava. Com capítulos curtinhos, foi muito tranquilo.
comentários(0)comente



MauricioTiso 25/12/2019

A paz que sufoca e a dor que impulsiona
Neste volume, temos da Quarta a Oitava parte da grande obra de Tolstói.

Temos de maneira mais acentuada como as emoções e reflexões do reencontro se dão o amadurecimento das personagens após esse processo.

Segue-se depois um período de paz onde os espíritos se entregam novamente ao prazer e ao supérfluo, ocorrendo à muitos deles dores que os levam à um quadro em branco e um amadurecimento.

Vejo um quadro da vida pintado de maneira primorosa, com toda a profundidade dos sentimentos e complexidade dos fatos. Assim como na vida, as coisas não ocorrem como esperamos e o destino toma uma forma surpreendente.
comentários(0)comente



417 encontrados | exibindo 331 a 346
1 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR