Memórias póstumas de Brás Cubas

Memórias póstumas de Brás Cubas Machado de Assis




Resenhas - Memórias póstumas de Brás Cubas


7 encontrados | exibindo 1 a 7


Oziryon 14/08/2024

A leitura brasileira tem realmente o charme, o molho
Primeiro Machado de Assis que leio, e o primeiro desses "clássicos brasileiros para ler no ensino medio" que pego pra ler na vida.
E foi uma otima escolha, li bem rapido até, achei que demoraria mais, e isso foi por grande parte por causa da escrita do livro. Tanto a forma que é narrada auando a forma que os capitulos são separada, curtinhos, com títulos muito específicos e que fazem muuito sentido.
Gostei muuuito do começo e muito só fim, em todos os sentidos, personagens, escrita, relações sociais, os pequenos plots, a filosofia, a retratação do Brasil, tudo tudo muito bom.
Mas só não dou 5 estrelas porque umas partes no meio do livro foram beeem cansativas de ler, alguns capítulos de muito enrolação ou só pontos desnecessários, que me deu uma desanimada, mas vendo o livro como um todo é com certeza uma leitura impecável.
E assim como foi com a Clarice Lispector, eu so nao favoritei porque quero ler outras obras de ambos os autores para firmar meus favoritos entre eles.
É isso, nao recomendo essa leitura de vc tiver menos de 18 anos, ninguem nessa idade tem paciência ou cabeça pra ler esse livro, principalmente por causa do português coloquial bem pesado, e os pensamentos filosóficos apresentados. Com certeza é preciso uma mentalidade bem construída e velha para compreender e aproveitar o livro.
E como de costume, foi por minhas frases favoritas do livro aqui, e o que deixou tudo muito perfeitinho é com certeza as melhores frases nesse livro são a primeira e a última, literalmente isso. Uma sendo um começo perfeito para o leitor e a outra sendo o fim perfeito para o livro. Poético.

"Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas."

"Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria."
comentários(0)comente



couto 07/04/2024

Não sei
Li porquê caí praticamente todo ano no enem, e não gostei muito. já li contos e outros livros do autor, mas esse foi meio simplista, têm várias referências a obras de artes, filósofos e até mesmo outras obras, mas boa parte da história se resume entre ele e o caso com sua amante.
comentários(0)comente



Soraia.Emanuelle 24/04/2023

O livro possuí uma história bem diferente visto que o nosso narrador já esta morto e ele está no "pós morte" contando sua história de vida. Eu particulamente achei incrível como o machado de assis conseguiu me cativar com um protagonista tão chato e babaca! Brás Cubas não tem grandes feitos em sua trajetória, na verdade ele tem uma vida bem monotona mas mesmo assim o autor fez com que eu me envolvesse na narrativa e criasse interesse em saber sobre a história desse protagonista duvidoso.
comentários(0)comente



Daniela408 02/04/2023

"a vida é o mais engenhoso dos fenômenos, porque só aguça a fome, com o fim de deparar a ocasião de comer, e não inventou os calos, senão porque eles aperfeiçoam a felicidade terrestre."
Até hoje eu nunca tinha lido qualquer livro de memórias contadas (nesse caso fictícias, claro). É um formato muito interessante porque você realmente sente como se alguém estivesse contando ou como se aquela lembrança também fizesse parte de você, você se lembra daquilo tanto quanto o autor. E Machado de Assis é único né gente! Com um jeito despojado de escrita, conseguiu fazer um livro muito bom. Foi difícil ler até o final devido a barreira do vocabulário antigo e complexo e também alguns momentos de muita paranóia que eu me perdia todinha, mas foi bom. Tirei frases muito boas para refletir e amei conhecer o Dom Casmurro que orientava o Brás Cubas. Tive ódio várias vezes do Cubas apesar de rir muitas vezes também. Eita homem orgulhoso! Não sei se consegui tirar bem a moral da história mas ela me fez refletir que tudo o que vivenciamos em vida, conquistas, amores roubados, amores perdidos, laços familiares conturbados, política, sla tanta coisa! Tudo isso tem que ser vivido com intensidade e com verdade a si mesmo porque, no fim, não serão nada mais do que lembranças.
comentários(0)comente



Láisa 12/04/2022

Releitura da obra de um defunto autor
Memórias Póstumas é um livro sensacional, mas confesso que quase fiquei traumatizada quando me obrigaram a ler na escola kkkkkkk. Três anos depois, finalmente, tive coragem para reler kkkkkk.
Mesmo tendo um vocabulário meio difícil (principalmente no início da leitura), o livro me chamou a atenção por ser extremamente atual, mesmo tendo sido escrito em 1881, além da sua ordem cronológica inversa, totalmente original e criativa.
Brás Cubas é um personagem que causa curiosidade no leitor para saber o que se passa na cabeça dele. O personagem é incrível e cirúrgico nas suas falas irônicas e cômicas.
Acho que todos deveriam ler essa obra!!
comentários(0)comente



Gabi Gonçalves 20/07/2021

simplesmente perfeito, já li outros livros do Machado, mas a genialidade desse supera todos os outros. Não é uma leitura fácil, mas é intrigante e extremamente envolvente
comentários(0)comente



Thiago662 11/03/2021

É um livro inovador. As memórias narradas no além túmulo. Quanto a escrita nem há o que dizer. É fluida e gostosa de acompanhar. O narrador dialoga com o leitor.

Tenho a sensação de que os personagens não têm outra preocupação que não traição e ciúmes. A moral, a consciência, as questões giram em torno dessas temáticas. Talvez isso chamasse a atenção da sociedade de corte do XIX, mas considerei as partes menos atraentes do livro.
comentários(0)comente



7 encontrados | exibindo 1 a 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR