Oziryon 14/08/2024
A leitura brasileira tem realmente o charme, o molho
Primeiro Machado de Assis que leio, e o primeiro desses "clássicos brasileiros para ler no ensino medio" que pego pra ler na vida.
E foi uma otima escolha, li bem rapido até, achei que demoraria mais, e isso foi por grande parte por causa da escrita do livro. Tanto a forma que é narrada auando a forma que os capitulos são separada, curtinhos, com títulos muito específicos e que fazem muuito sentido.
Gostei muuuito do começo e muito só fim, em todos os sentidos, personagens, escrita, relações sociais, os pequenos plots, a filosofia, a retratação do Brasil, tudo tudo muito bom.
Mas só não dou 5 estrelas porque umas partes no meio do livro foram beeem cansativas de ler, alguns capítulos de muito enrolação ou só pontos desnecessários, que me deu uma desanimada, mas vendo o livro como um todo é com certeza uma leitura impecável.
E assim como foi com a Clarice Lispector, eu so nao favoritei porque quero ler outras obras de ambos os autores para firmar meus favoritos entre eles.
É isso, nao recomendo essa leitura de vc tiver menos de 18 anos, ninguem nessa idade tem paciência ou cabeça pra ler esse livro, principalmente por causa do português coloquial bem pesado, e os pensamentos filosóficos apresentados. Com certeza é preciso uma mentalidade bem construída e velha para compreender e aproveitar o livro.
E como de costume, foi por minhas frases favoritas do livro aqui, e o que deixou tudo muito perfeitinho é com certeza as melhores frases nesse livro são a primeira e a última, literalmente isso. Uma sendo um começo perfeito para o leitor e a outra sendo o fim perfeito para o livro. Poético.
"Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas."
"Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria."