Valéria Ribeiro 05/06/2024
O Brasil do Norte
Em Cinzas do Norte, Hatoum nos transporta para o Amazonas com sua cultura e natureza rica, luxuriante e repleta de vida. Ler sobre seus rios imensos, sua fauna e flora inigualável, sua culinária maravilhosa proporcionou um reencontro, pois morei na região Norte por onze anos e o livro me trouxe profundas reminiscências.
A história, percorre um período que abrange o final dos anos 1950 até o início dos anos 1980. Embora centrada em Manaus, tem suas raízes na Vila Amazônia, local de produção de juta e reino de Trajano Mattoso (Jano).
Jano, casado com Alícia, tem no filho Mundo a esperança de um herdeiro. O rapaz, todavia, não atende às expectativas do pai e luta por uma carreira de artista, fortemente rechaçada. A relação tóxica entre ambos permeia a história.
Mundo tem em Lavo o único amigo e este acompanha sua vida desde a infância até a maturidade em Berlim e Londres. Lavo, órfão, é criado pelos tios Ramira e Ranulfo (Ran) e se forma em Direito que passa a exercer em Manaus.
Por meio uma extensa carta escrita por Ran – e dispersa ao longo da narrativa - vamos percebendo como as vidas de Jano, Alícia, Mundo, Lavo, Ramira e Ranulfo se entrelaçam de forma indelével e como esses laços influenciaram o destino de todos. Essa carta esclarece o porquê de diversos fatos ocorridos na vida dessas pessoas e justifica, também, diversas atitudes.
Com personagens complexas, Hatoum explora emoções e sentimentos, nos descreve Manaus do pós-guerra, - apresentando as nuances de sua gente, suas ruas, praças, bairros e lugares de referência - com as alterações profundas que ocorreram na região. O período da ditadura, com suas arbitrariedades, violência e falcatruas também se descortina nessa obra primorosa. Ainda, sem parecer um ativista, o autor denuncia a exploração da floresta, o desmonte da capital e os desníveis sociais. Delimita, em sua escrita, o fim de uma era e isso, para mim, ficou marcado com a derrubada de palacetes antigos para construção de edifícios, bem como com a derrocada do império de Jano.