Cinzas do Norte

Cinzas do Norte Milton Hatoum




Resenhas - Cinzas do Norte


67 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


SocorroBaptista 11/10/2024

Uma narrativa que nos leva por uma Manaus de antes e do pós-1964, perpassando por micro-narrativas que vão se construindo em torno da trama principal, a luta de um jovem para encontrar a si mesmo em constante conflito entre o que ele deseja e o que seu pai considera o melhor. Algumas cenas muito dolorosas, uma narrativa brilhante. Muito bom.
comentários(0)comente



Rita 30/09/2024

Ainda não devo ter cérebro suficiente para gostar
Vejo que todo mundo elogiou e disse que é uma história muito boa mas eu achei chato e muito detalhista de cenários e costumes mas enfim. Sobre os personagens odiei a maioria mas no final Alicia e Mundo tiveram um arco de redenção para mim pois vi que apesar de tudo eles eram pessoas que devido as circunstâncias tiveram que agir conforme o seu coração pedia então não cabe a mim julgar suas atitudes. Não vou me extender até porque não achei a história interessante parecia mais um casos de família com o plano de fundo a ditadura acontecendo.
Apesar de tudo isso eu leria sim novamente este livro mas creio que eu deva ler mais outros livros para entender melhor a escrita desse.
comentários(0)comente



uvacommel 19/08/2024

Cinzas do Norte.
Escrita maravilhosa, o livro consegue ser intenso e tocante na mesma intensidade. Foi o meu primeiro contato com o autor. Espero, futuramente, ler mais de suas obras.
comentários(0)comente



Choquei.amo-te 08/08/2024

1° Livro que leio do Hatoum, a marca que fica dessa experiência é no geral, muito boa. Sobre a obra, é um complexo drama familiar que se passa em Manaus, com direito a muitas reviravoltas e repleto de pessoas complexas e diferente uma das outras ( e de moral no mínimo questionável). Quanto a qualidade do texto, as descrições da cidade/do ambiente não são cansativas e a narrativa em si não deixa de ser interessante em momento algum. No geral, Cinzas do Norte é uma excelente obra da nossa literatura, valendo sim o tempo investido na leitura
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Valéria Ribeiro 05/06/2024

O Brasil do Norte
Em Cinzas do Norte, Hatoum nos transporta para o Amazonas com sua cultura e natureza rica, luxuriante e repleta de vida. Ler sobre seus rios imensos, sua fauna e flora inigualável, sua culinária maravilhosa proporcionou um reencontro, pois morei na região Norte por onze anos e o livro me trouxe profundas reminiscências.

A história, percorre um período que abrange o final dos anos 1950 até o início dos anos 1980. Embora centrada em Manaus, tem suas raízes na Vila Amazônia, local de produção de juta e reino de Trajano Mattoso (Jano).

Jano, casado com Alícia, tem no filho Mundo a esperança de um herdeiro. O rapaz, todavia, não atende às expectativas do pai e luta por uma carreira de artista, fortemente rechaçada. A relação tóxica entre ambos permeia a história.

Mundo tem em Lavo o único amigo e este acompanha sua vida desde a infância até a maturidade em Berlim e Londres. Lavo, órfão, é criado pelos tios Ramira e Ranulfo (Ran) e se forma em Direito que passa a exercer em Manaus.

Por meio uma extensa carta escrita por Ran – e dispersa ao longo da narrativa - vamos percebendo como as vidas de Jano, Alícia, Mundo, Lavo, Ramira e Ranulfo se entrelaçam de forma indelével e como esses laços influenciaram o destino de todos. Essa carta esclarece o porquê de diversos fatos ocorridos na vida dessas pessoas e justifica, também, diversas atitudes.

Com personagens complexas, Hatoum explora emoções e sentimentos, nos descreve Manaus do pós-guerra, - apresentando as nuances de sua gente, suas ruas, praças, bairros e lugares de referência - com as alterações profundas que ocorreram na região. O período da ditadura, com suas arbitrariedades, violência e falcatruas também se descortina nessa obra primorosa. Ainda, sem parecer um ativista, o autor denuncia a exploração da floresta, o desmonte da capital e os desníveis sociais. Delimita, em sua escrita, o fim de uma era e isso, para mim, ficou marcado com a derrubada de palacetes antigos para construção de edifícios, bem como com a derrocada do império de Jano.

comentários(0)comente



Ludmila 28/04/2024

Eu adoro a escrita desse autor. Ao mesmo tempo que é forte e impactante, consegue ser linda e sensível.
comentários(0)comente



Silvia Schiefler 08/03/2024

Há muito venho querendo ler Milton Hatoum, um escritor amazonense, aclamado pela crítica e agraciado com inúmeros prêmios... O regionalismo de Hatoum é apaixonante, com personagens bem criados, enredos que encantam e um pano de fundo atualíssimo mesmo para o Amazonas pós guerra (1950). A exploração desenfreada da floresta e sua consequente destruição são o mote da crítica imbutida na bela escrita de Hatoum em Cinzas do Norte. Um romance familiar, onde os personagens estão cercados pela exuberância da floresta tropical, mas sofrem pelo desnível social e abandono político da região. Ambientado entre as décadas de 1959 e 70, o romance narra a história da longa amizade de Olavo, o advogado que permanece em Manaus e Raimundo, o artista incompreendido pela família e que se exila na Europa, de onde chegam as cartas que compõem o texto. Cinzas do Norte é um grande romance de um dos maiores escritores da literatura nacional da atualidade... Enquanto termino de escrever esta modesta resenha, penso em qual título de Hatoum escolherei para ler e seguir desfrutando desta escrita apaixonante... Recomendo! #leituras2024 #13/2024
comentários(0)comente



Silvia Schiefler 19/02/2024

Apaixonante...
Há muito venho querendo ler Milton Hatoum, um escritor amanauense, aclamado pela crítica e agraciado com inúmeros prêmios... O regionalismo de Hatoum é apaixonante, com personagens bem criados, enredos que encantam e um pano de fundo atualíssimo mesmo para o Amazonas pós guerra (1950). A exploração desenfreada da floresta e sua consequente destruição são o mote da crítica imbutida na bela escrita de Hatoum em Cinzas do Norte. Um romance familiar, onde os personagens estão cercados pela exuberância da floresta tropical, mas sofrem pelo desnível social e abandono político da região. Ambientado entre as décadas de 1959 e 70, o romance narra a história da longa amizade de Olavo, o advogado que permanece em Manaus e Raimundo, o artista incompreendido pela família e que se exila na Europa, de onde chegam as cartas que compõem o texto. Cinzas do Norte é um grande romance de um dos maiores da literatura nacional da atualidade... Enquanto termino de escrever esta modesta resenha, penso em qual título de Hatoum escolherei para ler e seguir desfrutando desta escrita apaixonante... Recomendo! #leituras2024 #13/2024
comentários(0)comente



@mariresenhando 22/01/2024

Gostei muito da leitura, tive um pouco de dificuldade para entender os personagens, mas aos poucos fui me envolvendo com a história e todo o drama familiar, fui muito surpreendida. E fiquei chocada com a carta do Mundo no final, valeu toda a leitura.
comentários(0)comente



Elaine Messias 01/12/2023

Misérias do cotidiano
As decisões tomadas por cada personagem vão entrelaçando-se para formar uma trama bem tecida, que tem por pano de fundo as transformações sociais da Manaus das décadas de 70 e 80
comentários(0)comente



Renato375 28/11/2023

Viva, Milton Hatoum!
Esse é um daqueles livros que vão ficar para sempre na minha memória. Que delicadeza e qualidade tem texto do Milton Hatoum. Terminei essa obra atordoado pelo enredo maravilhoso construído pelo autor. Seus personagens, suas vidas e o Amazonas são gigantescos.
comentários(0)comente



LimaJr 14/10/2023

Final pouco condizente
Cinzas do Norte é mais um ótimo romance de Milton Hatoum, bem construído e narrado, prende o leitor. O fim, porém, me pareceu pouco verossímil, levando em conta toda a narrativa pregressa. Não estranharia um final surpreendente, mas o fim foi pouco condizente com toda a história contada. Mesmo assim, vale a leitura.
comentários(0)comente



Dilso 04/10/2023

Perfeito
Terminei a leitura, fechei o livro e abracei-o junto ao peito como a vítima certeira de um sentimento ímpar e "inescrevível" que fui. Então, no esvaziar de um suspiro elástico que foi e regressou, pensei: "Que socão!" E senti o soco mesmo, ainda estou sentindo...

Sem mais, apenas leiam. Leiam, por favor! Obra ótima e... LEIAM! ?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



67 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR