Odisseia

Odisseia Homero
Ruth Rocha




Resenhas - Odisséia


666 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


HULK AGIOTAAA 15/11/2024

Literatura e ocidente
Certamente, muito já foi dito sobre a Ilíada e a Odisseia enquanto grandiosas epopeias que inauguraram a literatura no ocidente. Conceber tais obras como fruto de apenas uma mente por trás, certamente eleva Homero ao nível mais alto no panteão da literatura universal. Por haverem inúmeras críticas, me reservo e digo apenas que é maravilhosa a leitura e a trama.
comentários(0)comente



Anderson.Rios 14/11/2024

Só quer voltar a Ítaca quem viveu uma odisseia.
A grande jornada de Odisseu a sua terra natal é tal como dizem e como virou uma odisseia. Engraçado notarmos diversas obras que reverenciaram essa e diversos heróis que reverenciaram esse. Leitura obrigatória. Apesar de eu ter gostado mais de Ilíada, tive bons momentos e diversas descobertas com A Odisseia.
comentários(0)comente



Fernanda.Duart 11/11/2024

Um clássico é um clássico
A maior aventura de todos os tempos! Simplesmente uma das maiores histórias escritas pelo homem. Entender de onde surgiu todas as mitologias é muito legal.
Pra quem adora história e mitologia grega e romana, é um must read ???
comentários(0)comente



Diego940 04/11/2024

Odisseia
No épico de Homero, a narrativa foca em Odisseu, que, após sair da grande Guerra de Troia, ainda precisa enfrentar o perigoso retorno ao lar. Toda a aventura é contada através de 24 cantos, sendo os 5 primeiros dedicados à perspectiva de Telêmaco.
Apesar de ser uma história repleta de aventuras, em que as maiores bizarrices podem acontecer, como, por exemplo, o ataque dos gigantes canibais, os Lestrigões, que dizimam grande parte da frota de Odisseu, a obra chama a atenção por destacar os intensos pensamentos de Odisseu. Um exemplo disso é no Canto V, que mostra o protagonista infeliz e desejando regressar para casa, mesmo sendo-lhe oferecida a imortalidade e uma vida ao lado da deusa Calipso.
Outro grande momento emocionante, ao meu ver, acontece no Canto XVII, quando Odisseu, disfarçado, retorna ao seu antigo lar e é reconhecido apenas por seu cão, Argos. O cão, que esteve afastado de seu dono por mais de 10 anos, encontrava-se em plena velhice e, após rever Odisseu, falece.
Vale também mencionar a cólera de Odisseu, que, após planejar uma grande vingança contra os pretendentes de sua esposa, realiza um massacre no pátio de sua própria casa, causando um enorme impacto no leitor.
Sendo assim, fico impressionado com como uma obra que vem dos primórdios da literatura consegue expressar tão bem as emoções de seu personagem, transmitindo ao leitor sentimentos de proximidade e carinho, ou até mesmo repulsa.
comentários(0)comente



Maikom.Abreu 03/11/2024

O Divino sofredor, Ulisses dos mil ardis. Uma jornada longa e sofrida, que nos mostra a beleza da literatura.
comentários(0)comente



eujutins 28/10/2024

Gostei muuito de conhecer as aventuras de Odisseu!!
Quando tinha 12 anos, li ?Ilíada? e foi aí que me apaixonei por mitologia grega. Agora, 5 anos depois, li ?Odisséia?, também de Homero. Tem como não se apaixonar?! O livro narra os acontecimentos após a Guerra de Troia, o retorno de Odisseu à sua casa e os desafios que enfrentou pelo caminho. Assim como o outro livro, esse é uma versão mais resumida, então pretendo ler no futuro a versão original, incluindo a obra ?Ilíada?. ???
comentários(0)comente



Claudia.livros 27/10/2024

E U - N E M - A C R E D I T O
Eu li a Odisséia!

Vou repetir aqui as mesmas palavras que usei no início da resenha da Ilíada:
Ler a Odisséia foi a realização de um sonho. É aquela obra que fica pairando no ar... você ouve falar, pessoas estão lendo, fazendo cursos a respeito e você não se sente à altura. Dá a impressão que te falta estofo, estrutura, conteúdo. Você acha que nunca está pronto. Pois é. Se estava pronta não sei. Mas fui lá e li.

Uma obra inigualável e completa.
Odisseu é aquele guerreiro corajoso, sempre pronto para defender a honra, a pátria, a família. Sim, eu sei que ele é cheio de defeitos, é esquentadinho, pisou na bola com alguns deuses, mas quem nunca?

Seu filho Telêmaco é um jovem admirável, de bom coração e corajoso como o pai.

Sua esposa Penélope? ela é simplesmente perfeita. Linda, paciente e fiel. Todos a amam, incluindo os deuses.

Os personagens secundários não ficam atrás. Aqui ficamos conhecendo exemplos de honra, de caráter e de caridade (como por exemplo os feácios). Ao mesmo tempo em que passamos raiva com os vilões da história, temos exemplos de virtudes dos que, mesmo sem o conhecer, ajudam Odisseu a voltar para casa. Sem esquecer daqueles servos humildes, que ficaram em Ítaca, mas que honravam a memória do seu senhor e o ajudaram quando necessário.

Enfim, só tenho a dizer uma coisa: leiam Homero ?

Obrigada novamente Bel, pela companhia na realização de mais esse sonho de leitura.
Foi um prazer ler essa obra com você.
comentários(0)comente



Wagner 18/10/2024

Bom, um clássico. Bastante previsível, porém não deixa de ser bom e bem escrito. Além de tudo constrututivo.
comentários(0)comente



Jonathan413 18/10/2024

Resumo
É um poema épico grego, atribuído a Homero, que narra a longa e tortuosa jornada de Ulisses (ou Odisseu) de volta para casa após a Guerra de Troia.
A história: Depois de dez anos lutando em Troia, Ulisses enfrenta mais dez anos de aventuras e perigos para retornar à sua ilha natal, Ítaca. Ao longo de sua viagem, ele encontra criaturas mitológicas, enfrenta tempestades furiosas e é tentado por deusas.
Pontos-chave:

* Ulisses: O protagonista, conhecido por sua inteligência e astúcia.

* Penélope: Esposa fiel de Ulisses, que aguarda seu retorno em Ítaca.

* Telêmaco: Filho de Ulisses, que busca notícias do pai.

* Deuses: Diversos deuses gregos interferem na jornada de Ulisses, tanto para ajudá-lo quanto para atrapalhá-lo.
Temas:

* A jornada do herói: A busca de Ulisses por casa representa uma jornada universal de autoconhecimento e superação.

* Fidelidade e lealdade: A relação entre Ulisses e Penélope é um exemplo de amor e fidelidade.

* Inteligência e astúcia: Ulisses utiliza sua inteligência para superar os desafios que enfrenta.
O legado da Odisseia:

* Influência na literatura: A Odisseia é considerada uma das obras mais importantes da literatura ocidental e inspirou inúmeros autores ao longo dos séculos.

* Símbolo de jornada: A expressão "odisseia" tornou-se sinônimo de qualquer jornada longa e cheia de obstáculos.
comentários(0)comente



Derick.Renan 16/10/2024

Uma história de saudade
Uma obra literal de nostalgia. O anseio desesperado de Odisseu para retornar à sua casa. O sofrimento desse retorno perpassa por todos os pecados cometidos por ele ou por quem o acompanhava, tudo isso escrito em versos e com constantes mitos existentes na Grécia antiga.

Aqui, entendo o porquê da ?Odisseia? ser mais adorada que ?Ilíada?. Há algo quase mágico no retorno de Odisseu (ou Ulisses, se preferir). Seu desejo inesgotável para retornar à um local em que ele sequer sabe se houve ou não mudanças. Sua fé no amor de sua esposa e na coragem de seu filho.

Ao mesmo tempo, vemos Telemâco, seu filho, ir em busca de informações sobre o pai, tentando também, de certa forma, saber mais sobre si mesmo. Foram vinte anos como ?o filho de um homem que não se sabe onde está?.

O livro aborda parte do contexto político e social da época, a partir de uma visão enviesada de Homero, mas que engrandece muito a percepção que temos, inclusive, sobre o ocidente como é hoje.

E tudo isso, pra mim, acabou sendo um plano de fundo pro que havia ali de fato: o desejo de um homem de rever sua família. Não importa Ogigia. Não importa a imortalidade ou as punições. Tudo o que Odisseu desejava era retornar aos braços de Penelope. No fim, tudo o que ?nostalgia? pode significar é esse desejo imensurável de retornar para um ?lar? - que pode ou não existir mais. Tudo o que temos é o anseio e a coragem de seguir em frente olhando pra trás. O retorno de Ulisses foi, também, um caminho de ida. Estava ali um novo homem, vendo o presente, em busca de um passado que não volta mais.
comentários(0)comente



Karisma 15/10/2024

Ulisses ou Odisseu
Inicialmente pensei que iria ser a obra menos interessante, pelo seu aspecto romântico. Mas talvez seja essa a razão do seu brilho.

Fomos apresentados a Odisseu ( nesta edição o heroí aparece com esse nome) na Ilíada e aqui podemos ver um pouco mais de sua personalidade, assim como de outras personagens e seus epílogos (como Menelau e Helena).

É uma obra que perto da hora é quase simplória na sua escrita. Mas talvez isso a transforme em uma obra mais acessível e de simples compreensão. Não existe dificuldades para a leitura e os personagens e ações são bem diretos, o que permite uma fluidez.

É uma leitura imprescidível? Não. A Ilíada é sem sombra de dúvidas superior, mas caso você se interesse por obras clássicas, histórias heroícas, mitologia e um romance, é um bom investimento do seu tempo.

Att.
Kárisma
comentários(0)comente



Julia4857 12/10/2024

Grande obra
Obrigada, Bernardo, por ter feito com que a gente lesse essa obra e estudasse um pouquinho do homero. você foi como um pai pra mim!
comentários(0)comente



Nay Rocha 12/10/2024

Fácil leitura
Esse livro facilita muito a leitura para quem tem dificuldade com os versos de Homero. A forma de escrita é bem direta, trazendo apenas algumas palavras que necessitam de pesquisa para entender o significado. Só não dou cinco estrelas pois carece de alguns detalhes, como por exemplo ser Hermes o deus que auxilia Ulisses a evitar o feitiço de Circe e também a ira de Poseidon logo no começo da viagem. Fora isso, recomendo a leitura para quem ainda não se aventurou com a tradução do original.
comentários(0)comente



Leone Hoepers 12/10/2024

A história em si é boa, mas achei muito pouco atrativa, muita repetição, muitas palavras desnecessárias. Não é o tipo de leitura agradável pra um final de tarde.
comentários(0)comente



cchoisannie 11/10/2024

Eu finalmente terminei esse livro aí depois de uns 75 meses. o que eu tenho a dizer é: se vc manja um pouco de mitologia você vai entender algumas coisas do poema (puta poema grande), agora, se vc só caiu de paraquedas pra ler isso aí, talvez a linguagem seja confusa pq ela eh muito arcaica e tem umas palavras totalmente novas
fora isso é um livro muito bom, talvez eu leia dnv no futuro pra tentar entender melhor alguma coisa q deixei passar
homero era cria demais
Isa 11/10/2024minha estante
Eu precisei ESTUDAR mitologia enquanto lia isso ??


cchoisannie 11/10/2024minha estante
ELE É MUITO DIFÍCIL NÉ VEI, até pra mim q já sabia um pouquinho fiquei perdida




666 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR