Odisseia

Odisseia Homero
Ruth Rocha




Resenhas - Odisséia


666 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


balbsbalbs 17/08/2024

Épico indiscutível!
*A Odisseia* de Homero é um dos épicos mais importantes da literatura ocidental, narrando a longa jornada de retorno de Ulisses (ou Odisseu) para casa após a Guerra de Troia. A história é marcada por aventuras que incluem encontros com criaturas mitológicas, deuses caprichosos e desafios que testam a astúcia e a resistência do herói.

Além de ser uma narrativa de aventuras, *A Odisseia* explora temas como a saudade, a lealdade e o desejo humano por pertencimento e estabilidade. Ulisses é apresentado como um herói complexo, cuja inteligência e engenhosidade são fundamentais para sua sobrevivência e eventual retorno à Ítaca, onde sua esposa, Penélope, e seu filho, Telêmaco, esperam por ele.

A obra também destaca a importância da hospitalidade, a justiça divina e a intervenção dos deuses nos assuntos humanos. Ao longo de sua jornada, Ulisses se depara com a dualidade entre o selvagem e o civilizado, o familiar e o desconhecido, o que torna *A Odisseia* uma reflexão atemporal sobre a condição humana. Homero tece essa narrativa de maneira rica e detalhada, criando uma obra que continua a fascinar leitores por sua profundidade emocional e imaginação épica.
comentários(0)comente



Filipe Tasbiat 15/08/2024

Uma odisseia em prosa
Três milênios depois, a narração épica de Homero continua viva: com versos adaptados para prosa nesta excelente edição de 1978 ? citada e estudada em vários ensaios da filósofa contemporânea Jeanne Marie Gagnebin, por meio dos quais felizmente a descobri ?, a leitura da Odisseia é um deleite.

Apesar do vocabulário solene e amaneirado, dos repetitivos (mas adoráveis) epítetos e de algumas longas barrigas que claramente têm a intenção de adiar o desenvolvimento e sustentar a narração por mais tempo, esta tradução comentada de Antônio Pinto de Carvalho é bastante acessível para os recém iniciados nas epopéias clássicas.

As narrações de Ulisses certamente são minha parte favorita da obra, compreendendo suas aventuras mais conhecidas no mar ? o encontro com os ciclopes, o ardil de Ulisses para derrotar Polifemo, a prisão paradisíaca da ninfa Calipso, os feitiços de Circe, a descida ao Hades, a profecia do tebano Tirésias, o roubo das vacas de Hélio Hipérion, a encruzilhada de Cila e Caríbdis ?, aventuras essas que inspiraram uma infinidade de histórias através dos séculos.

As rapsódias que abrangem o "segundo ato", marcada pelo regresso do herói Ulisses à Ítaca, sua terra natal, têm outro tom; embora sejam eficazes na construção de tensão, são menos ricas em elementos fantásticos (mas não completamente desprovidas) e contém um certo excesso de enchimentos, demorando muito a desenrolar os desdobramentos, que, embora consistentes, tornam-se bastante previsíveis.

Entretanto, os êxitos de Homero superam suas faltas, tornando a Odisséia uma narração brilhante que não merece somente ser conhecida, mas também revisitada. Eu certamente vou voltar a ela ainda muitas vezes.
comentários(0)comente



Helenaalvess 15/08/2024

+-
É aceitável, mas o começo eu achei bem ruim e chato, já o final é mais emocionante, além de que o livro é curto com capítulos curtos :D
comentários(0)comente



pipina 15/08/2024

O maior
Clássico. O maior herói grego. Odisseia vive até hoje, é uma história que nunca deixará de dizer algo.
Dito isso.
Me quebro rindo do Polifemo pedindo ajuda pois "Ninguém" está o matando com dolo.
comentários(0)comente



elieltoncastr_ 11/08/2024

"É difícil para um mortal dominar um deus."
A histórica narração das aventuras e desventuras de Ulisses, o mortal tão estimado por Atena, é um clássico que merece a fama que carrega. Embora eu tenha preferido determinadas partes a outras (a luta contra Polifemo e a queda dos pretendentes, de longe as minhas favoritas), a ideia de uma história tão rica e bem elaborada que sobreviveu ao tempo porque se radicou na memória humana só pode receber os louros da glória. Homero dominou homens e deuses.
comentários(0)comente



Thaiany14 11/08/2024

Difícil travessia em busca de algo valioso
Após ler 'Odisseia', o termo 'odisseia' passou a fazer muito mais sentido. O livro transforma o termo em uma metáfora para qualquer grande desafio ou jornada pessoal, mostrando que cada 'odisseia' é uma busca por realização e significado
comentários(0)comente



Lavinia.Freitas 07/08/2024

Eu amei quando li
Quando li, eu não tinha muito o hábito de ler mas esse livro foi perfeito para mim. Na época eu simplesmente adorei, já por ser uma história simplificada e com ilustrações, o que ajuda bastante na interpretação e na continuidade da leitura. Em um futuro próximo, quero muito ler o livro, só que o grandão ?
comentários(0)comente



Danilo 07/08/2024

Um simbolismo sobre a vida humana
Acabo de assistir um comentário maravilhoso da Lúcia Helena Galvão que enfatiza a interpretação simbólica desta obra. A Odisseia não narra apenas o regresso de Ulisses à sua casa, mas representa a volta do ser humano para si mesmo. Ulisses é impedido por Posídon de viajar em segurança, mas isto ocorre porque Ulisses pensava ser tão poderoso quanto os deuses -> isto é sintoma da arrogância humana. Ulisses precisou se libertar dos vícios, para que pudesse preservar seu coração -> isto ocorre com a morte de seus homens nas batalhas e com a imagem do véu que ele recebe quando está nadando sozinho. Há uma série de outros simbolismos que apontam para a necessidade de dominar e vencer a si mesmo (conquistar as virtudes) para alcançar a plenitude e a paz da existência.
comentários(0)comente



Maria Duda 01/08/2024

Meh
Olha, é um livro interessante mas, eu prefiro outros gêneros, mitologia grega é mt interessante porém, acho q não é pra mim. Livro curto e leitura lenta.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Cris 28/07/2024

Amei
É o tipo de livro que penso em como tenho sorte por gostar de ler. É uma experiência de leitura única, prazerosa é incomparável. Eu realmente gostei muito.
comentários(0)comente



AMANDA3038 28/07/2024

Odisseia, que sucede iliada, tem uma grande visão do outro tipo de herói lendário, ulisses, que ao invés de ser uma figura do belo guerreiro, traz uma idealização de herói astuto e inteligente, mas um graaaaande parênteses pra penelope, que é uma representação escondida de uma heroína inteligente, sabendo usar da pouca percepção masculina para ganhar tempo enquanto aguardava o retorno de ulisses.
enfim, babado demais
comentários(0)comente



Andressa 24/07/2024

Um ótimo clássico para quem gosta de mitologia grega
Eu sempre amei mitologia grega, então ler as obras de Homero era meio que algo essencial para mim. E eu gostei muito de ambas.
Demorei um século para terminar esse livro, o que talvez tenha influenciado um pouco na minha experiência, mas é inegável que a obra e sua estrutura são fantásticas. Assim como em Ilíada, muitas vezes a história fica repetitiva, com os fatos sendo repetidos diversas vezes, o que em alguns momentos torna a leitura meio maçante. Entretanto, acho que isso é parte da forma como a obra foi feita, além de possuir indícios de que a história era passada de forma oral.
Achei muito legal a maneira como Odisseia e Ilíada são histórias conectadas, e foi muito bom ver alguns dos personagens que apareceram na outra obra. Confesso que achei um pouco difícil de me conectar com os personagens nesse livro, mas Ulisses é um protagonista super interessante e facetado de se ler.
Além disso, amei pegar todas as referências que apareciam em Percy Jackson e que antes eu não percebia que era relacionado com Odisseia.
comentários(0)comente



Felipe.Agrela 19/07/2024

Obrigado, musas!
Não é por acaso que a Odisseia é considerada uma das obras inaugurais da literatura ocidental. Nesse livro, encontramos um pouco de cada tema presente nas narrativas mais lidas e adoradas de toda a história. Tem paixão, sedução, drama familiar, fantasia, disputa por poder e, principalmente, aquilo que faz esse texto ser um épico: a saga de um herói.
Na Odisseia, esse herói é Ulisses (ou Odisseu). Acompanhamos, ao longo dos 24 cantos da obra, o retorno dele a Ítaca após a vitória dos aqueus em Troia. Ulisses é um herói carismático e cativante. Suas histórias a respeito de tudo que passou na viagem de volta à casa nos prendem por conta da magnitude e do teor fantástico. É justamente por isso que a Odisseia me conquistou mais do que a Ilíada, uma vez que, enquanto a Ilíada se restringe ao espaço do campo de guerra em Troia, a Odisseia nos conduz por terras, povos e culturas diversos. Temos a oportunidade de conhecer territórios e figuras que transportam nossa imaginação para longe.
Sendo um poema sobre tempos de paz, a Odisseia foca bastante na vida cotidiana e palaciana da Grécia Antiga, o que, particularmente, achei interessantíssimo. É muito legal identificar, na obra, características que herdamos daquela cultura, assim como é curioso observar comportamentos de personagens que são atípicos na contemporaneidade. Também gostei do destaque maior às figuras femininas na narrativa. Todas elas, tanto humanas como divinas, assumem papéis fundamentais no retorno de Ulisses a Ítaca, seja auxiliando-lhe, impedindo a viagem ou guardando o lar do herói.
A estrutura do texto (uma narrativa em versos) gera um pouco de estranheza no início da leitura. Além disso, às vezes, trechos da obra parecem ser muito repetitivos, como é o caso dos epítetos. No entanto, tudo isso faz parte do contexto de produção do autor: ele era um poeta oral, que recitava seus épicos de memória.
Por fim, digo que essa é uma leitura indispensável. Através dela, podemos conhecer a fonte principal da maioria das outras produções literárias que consumimos. Vemos a consolidação de bases que se repetem em livros até a atualidade. Ao terminar a Odisseia, devemos agradecer às musas por terem inspirado Homero a produzir esse clássico.
comentários(0)comente



Christine.Cardoso 18/07/2024

Chatisse
Muito chato mas a aula sobre foi otima, amo demais as aulas da Caiman cheia de slides e fatos históricos


let. orient.
comentários(0)comente



666 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR