Paula 26/03/2020Esse livro foi uma decepção tão grande que não sei nem mensurar.
Tendo em vista que eu perdi bastante do meu ritmo de leitura nos últimos anos, essa é a única série que estou devidamente acompanhando e eu estava muito investida em continuar. A essa altura, eu não nego que leio muito mais pelos personagens nos quais eu me apeguei do que por consideração a um mundo que, na minha opinião, sempre deixou um pouco a desejar.
Porém, em Defy Me, a autora vem tentando expandir esse mundo e, pra mim, infelizmente não funcionou. Fiquei com a impressão nítida de que ela decidiu desconsiderar os três primeiros livros, porque aqui, na minha visão, eles foram muito descaracterizados.
Fora de todas as questões de mundo/plot, também senti que os personagens tem alguns momentos OOC, além de várias cenas desnecessárias que passam pelo famoso fan service, isso em um livro já considerado curto, o que é algo que eu com certeza não esperava de uma narrativa que sempre priorizou um aspecto de identidade e crescimento.
A cena final é algo que tenho certeza que antes me deixaria muito feliz, então ter terminado essa história com um gosto amargo na boca é só a evidência concreta de que quase nada funcionou pra mim. Vou ler o último para fechar esse ciclo, mas infelizmente não tenho muitas esperanças em relação a qualquer coisa depois desse aqui. O final fala de uma segunda chance e, de fato, eu só queria uma de voltar atrás e ter parado em Ignite Me.