Sussurros na Escuridão

Sussurros na Escuridão H. P. Lovecraft




Resenhas - Sussurros na Escuridão


205 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Eukaua 10/05/2021

A mais antiga emoção da humanidade é o medo!
E esse conto faz com que esse primitivo medo do desconhecido seja atiçado em nós também.

Quando seres de outra galáxia que vão além dos conhecimentos e saberes da humanidade, estão de volta a Terra, dois homens começam a trocar cartas sobre os acontecimentos sinistros que começam a assolar um deles, e é através dessas cartas que vamos sentir na pele a essência do medo nas escritas de Lovecraft.

Essa foi a minha primeira experiência com Lovecraft e, por mais que já tenha lido também "a cor que caiu do espaço" e outros contos, até agora "sussurros na escuridão" é meu conto preferido do autor!
comentários(0)comente



Eddy Souza 23/04/2020

H. P. Lovecraft sempre sabe surpreender e prender o leitor. E é isso que ocorre nessa obra. "Sussurros na escuridão" é uma história fascinante, que cria uma expectativa no leitor e deixa-o suspenso entre o medo e a curiosidade. É uma história intensa e perfeita.
comentários(0)comente



Elineuza.Crescencio 15/10/2020

Suspense até o fim.
Tema: Leituras de Outubro 2020 (3)
#desafiodos24temas(19)
1. Suspense/Terror ou Sbrenatural
63/100
Título: Sussuros na Escuridão # 3 os melhores contos
Autor: H. P. Lovecraft
País: EUA
Páginas: 136
Avaliação: ****
Término da leitura: 15/10/2020
Biblioteca Azul 2013
63/100 2020 #desafiodos100livrosemumano

O Autor: De Providence, Rhode Island, EUA em 1890, foi o escritor norte-americano de ficção e terror mais influente nos gêneros ficção e fantasia. Influenciado por Edgar Allan Poe .
Obra: Neste conto a narrativa é originada a partir de uma carta recebida por Lovecraft, de um amigo que residia no interior e notificava sobre uma pedra negra, sons estranhos especialmente à noite, figuras estranhas como se fossem seres de outro universo. O acervo enviado por Akeley era composto de fotos gravações e escritos. Com este acervo Lovecraft fica intrigado e pesquisa todos os aspectos do arquivo recebido. Vendo o pânico expressado pelo amigo fica incomodado e resolve visitá-lo.

Considerações
1. Leitura instigante e de muito suspense
2. Bem ao estilo Lovecraft.

comentários(0)comente



Prof. Wollace Silva 25/05/2023

Aliens
Eu fiquei um pouco receoso de ler quando percebi que se tratava de seres extraterrestres. Não sou o tipo de pessoa que gosta de coisas de aliens, na verdade, sou o total oposto desse tipo de pessoa!
Ainda sim, a leitura é fluída e bem interessante. Nesse livro em específico, não consegui enxergar o racismo e xenofobia que o autor gostava de colocar em suas histórias. O que não significa que não tenha e o que também não exclui o fato do autor ser racista. Gostei de ter falado sobre Cthulhu e as outras divindades, e gostei da descrição mostruosa que somente Lovecraft consegue fazer sem prolixidade.
comentários(0)comente



Marcella 11/07/2020

Não funcionou pra mim
Por se tratar de uma obra do início do século xx possui uma escrita erudita o que torna a leitura lenta, pouco fluida, entretanto este não é o problema da história, o conto em si é monótono e previsível.
Rahrt 11/07/2020minha estante
Infelizmente essa é a impressão que eu tenho quando tento ler algo do Lovecraft tb. Se a gnt for pensar que ele era um visionário e que na época dele não havia nada parecido, é bacana. Mas quando a gnt já conhece tanta coisa inspirada nele, é duro de ler mesmo huahaua. Claro que isso não diminui o nome dele, nem a admiração e o respeito, ele era foda no que fazia! Mas preciso concordar com vc, não funcionou pra mim tb.


Marcella 11/07/2020minha estante
Pois é Rahrt, é exatamente isso mesmo que vc expôs, nós temos, hoje em dia, tantos outros escritores do gênero, com escrita diferente e histórias eletrizantes que é difícil, pelo menos pra mim foi, encarar os livros de Lovrecraft, mas obviamente não tira o brilho e a genialidade dele que é considerado o rei do horror. Concordo plenamente com vc.




Fernando1704b 27/08/2020

Uma excelente história de horror
Você nota as nuances do personagem ao longo da obra. É uma boa história, mas não das melhores do Lovecraft.
comentários(0)comente



Masisnatore 17/03/2023

Primeiro contato com HP Lovecraft
Bom, sempre quis ler as histórias de HP, comecei por esse livro, e confesso que adorei.
O "Sussurros na escuridão" me deixava aflito de tal maneira, achei incrível demais. O contos são bem bons tbm, não gostei muito apenas do "Ele" achei bem confuso. Com certeza vou ler mais do HP
comentários(0)comente



DanteSw 15/03/2023

Pika
Ele simplesmente sabe oq tá fazendo amo cada conto desse homen. A escrita dele é boa e profunda, só de imaginar as criaturas já sinto até um frio
Renata 15/03/2023minha estante
KKKKKK SO ESPERA ATE TU LER O CHAMADO DE CTCHULLU


Renata 15/03/2023minha estante
Pelo amor que homem racista


DanteSw 16/03/2023minha estante
Eu tenho 17 contos dele ksksksks




Camilli.Meirelles 21/03/2020

Perturbador
"Sussurros na Escuridão" é, para mim a obra mais sólida e robusta de H.P. Lovecraft. O conto é mais arrastado do que qualquer outros, mas é rico é firme em suas construções como nenhum outro.
A descrição do indescritível é detalhada e eficaz em deixar exatamente as lacunas capazes de levar o leitor - junto ao protagonista - à loucura.
comentários(0)comente



Yasmim Lovato 08/08/2024

Um livro surpreendente, gostaria de descrições mais específicas e detalhadas. No geral dá pra sentir e se conectar com o enredo,as criaturas,lugares e acontecimentos vão ficar fixados na minha mente por um tempo......
comentários(0)comente



May 10/01/2023

que leitura gostosa a a
sussurros na escuridão é uma delícia, me arrepiava (de medo msm, parei de ler ele de madrugada) sempre na metade e principalmente no final k. Os outros contos achei fraquinho, mas gostei muito de Dagon
comentários(0)comente



Luna e o caos 23/02/2020

Surpreendente
É fato que Lovecraft é um dos mestres em suspense e terror e para honrar seu trabalho fiz questão de ler o livro e degustar ele aos poucos.
Os personagens apresentam dúvidas pertinentes, mudança de opinião plausível e uma grande personalidade e presença de espírito. Eram personagens palpáveis e plausíveis.
O enredo foi muito bom e o final me deixou com vontade de ler mais livros dele ainda. Uma coisa é fato: Lovecraft soube fazer ótimos finais!
comentários(0)comente



Alana_Gomes 30/06/2023

Raças alienígenas e o homem branco
O primeiro conto, Sussuros na escuridão, conta com um protagonista tão ingênuo que chega a irritar. Para que a história possa se desenrolar e chegar ao seu ápice Lovecraft concebeu um protagonista dito erudito, mas de um lerdeza sem igual. O conto é morno e previsível até mais ou menos dois terços dele. Nos momentos finais o autor consegue criar um clima de espectativa e medo que é o ponto alto de toda a história.
O segundo conto do livro, Ele, é basicamente o Locevraft se queixando do fato de Nova York ter uma grande população estrangeira e negra, situação que deixa o protagonista deprimido e faz com ele se embrenhe em partes estranhas da cidade.
Os dois últimos contos, Celephasïs e Dagon, foram os meus preferidos. Rápidos, curtos e com uma atmosfera de imprecisão que funciona muito bem e me deixou tensa e curiosa durante toda a leitura.
Em geral, Lovecraft consegue criar uma atmosfera de terror psicológico e mistério nas suas histórias que explica o fato dele ser lido até os dias de hoje.
Porém, por mais difícil que seja, é preciso tentar não ser anacrônico ao lê-lo. Afinal ele era um homem branco, de classe média, que viveu no século passado. Ele nasceu menos de 30 anos após o fim da escravidão nos EUA, cresceu em meio a teorias eugenistas e é um espelho do seu tempo. Sendo assim, suas histórias estão embrenhadas em pensamentos e comentários racistas, xenofobicos e machistas. É até possível dizer que sua própria mitologia era uma representação do seu próprio medo do desconhecido mundo moderno, um mundo onde raças e sexos diferentes coexistem e tem direitos iguais.
comentários(0)comente



Hollyson 30/07/2021

Impossível começar uma resenha sobre uma obra de Lovecraft sem deixar claro que o autor era racista e xenófobo.
Mas nessa história ele não demonstra esse seu lado. Se atendo apenas a narrativa. Não sei se por isso ou se é uma feliz coincidência, mas o conto é um dos melhores que já li dele. Bastante detalhista e carregado de um suspense incômodo.
No mais recomendar um livro de Lovecraft pra mim é sempre complicado por suas obras estarem sempre carregadas desse racismo e dessa xenofobia que para muito faz com que os livros sejam intragáveis (e entendo perfeitamente esse sentimento).
comentários(0)comente



205 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR