Édipo Rei

Édipo Rei Sófocles
Cegalla




Resenhas - Édipo Rei


501 encontrados | exibindo 301 a 316
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |


Igor.Porfirio 31/08/2022

Uma boa tragédia grega, apesar de não fazer meu estilo literário. Serviu para conhecer o autor.
A história em si achei legal, mas ao mesmo tempo um pouco confusa. Bem mais fácil de entender em uma releitura.
comentários(0)comente



Juliocez 05/09/2022

Leitura interessante e diferenciada
Achei muito interessante devido a linguagem do livro parecer algo teatral, com sentimento a me conduzir como se estivesse literalmente assistindo em minha mente um espetáculo!
comentários(0)comente



Safo from Lesbos 06/09/2022

Rei do plot twist ever
Todo mundo alguma vez na vida já ouviu essa história, um trecho que seja, eu li em adolescente e ja não lembrava de nada disto! Vale muito a pena fazer a releitura e tentar perceber coisas que antes não faziam sentido!
comentários(0)comente



carolinalmeida 07/09/2022

Tebas está sofrendo com a Peste, os cidadãos estão desesperados e suplicam ao Rei Edipo por ajuda. O Rei, que ja estava ciente da situação de sua cidade e também preocupado envia seu cunhado (Creoente) ao templo de Apolo (oraculo de Delfos) para buscar orientação de como agir para resolver o problema de seu país. No templo de Apolo, o Deus da a seguinte instrução para Creoente: para que o mal saia da terra de Tebas, o antigo rei deve ser vingado, seus assassinos devem pagar por seu crime. Porem pouquíssimo se sabe sobre o assassinato de Laio (antigo rei de Tebas). Ainda assim, Édipo está determinado a cumprir as instruções de Apolo para salvar seu povo.
comentários(0)comente



_mariaHst 11/09/2022

Édipo Rei
Eu tive que ler pra escola então achei nem entediante (demorei praticamente dois meses pra ler)

A historia é legalzinha mas como foi escrito a muitos seculos as palavras são complicadas e tem umas falas enormes, o que me dá preguiça

a passagem de tempo tbm é bem confusa mas acredito que seja coisa da época e por ser uma peça e tal
comentários(0)comente



Lu 12/09/2022

Incrível.
Já tinha lido na adolescência, mas nada como reler com os olhos da maturidade.
Uma tragédia sobre o destino.
comentários(0)comente



Joyce.Gomes 20/09/2022

Gostei muito dessa peça, bem dramática e trágica.
Ao longo do livro fiquei pensando, se Édipo fosse do universo de GOT ele estaria feliz pelo reinado e nem aí que se casou com a Jocasta e que teve que matar o rei rs.
comentários(0)comente



thalesrafhael 24/09/2022

Um dos plot twist mais antigos do mundo.
É impossível ler isso daqui sem parar para pensar no destino e no determinismo. Há coisas que fogem do nosso controle, entre elas está o nosso próprio destino, que por vezes parecem independer do nosso esforço, mas também há o sofrimento, que a medida que as aflições desse mundo se tornam sufocantes, ele se torna inevitável.
Como cristão, é impossível ler essa peça grega e não refletir sobre a predestinação divina para os acontecimentos desse mundo. Porém, esse não foi a maior reflexão que eu pude ter sob a ótica cristão aqui. O que mais me chamou a atenção é como a ignorância humana de achar que pode tomar posse do seu próprio destino só tem um único efeito: a tragédia. Muitos aqui olham apenas para a crueldade das profecias lançadas sobre Laio e Édipo ? vindo de supostos deuses que são produtos da depravação humana ?, mas os atos deles em tentar ter controle sobre suas situações são bem mais imorais e fica claro a nossa natureza pecaminosa e rebelde. O resumo do resumo é: esse drama é a representação alegórica daquilo que a perversão humana pode causar.
comentários(0)comente



jansxuxus 08/10/2022

li pra escola, é bem diferente do tipo de livro que eu leio. interessante, bom pra repertório, gostei!
comentários(0)comente



Samara 05/11/2022

Um clássico da tragédia grega
Quando uma terrível maldição assola o reino de Tebas, os cidadãos imploram ao rei que faça algo. O rei Édipo pede ajuda aos oráculos e descobre que todo o tormento só acabará quando o assassino do antigo rei Laio foi descoberto. Com poucas informações sobre o crime que aconteceu tanto tempo antes, Édipo manda que tragam a ele um velho adivinho mas o que ele tem a dizer só leva mais desgraças.
O livro possui uma escrita bem rebuscada, pois foi escrito a séculos atrás, e tem uma reviravolta que para mim foi bem previsível.
O final foi bem dramático e trágico.
comentários(0)comente



Duda 08/11/2022

Édipo rei
Muito bom, porém não faz muito o meu estilo de leitura. Além do mais li ele por conta da escola, mas é sim um ótimo
Livro
comentários(0)comente



kamillyoliveira 15/11/2022

Perfeito
Primeira vez que eu leio uma tragédia grega e simplesmente me encantei!! A forma que a história é contada, a escrita, é diferente e encantador. Todo mundo deveria ler esse livro!!
comentários(0)comente



DéboraMP 18/11/2022

A primeira vez que li uma tragédia grega!
Trata-se de uma tragédia grega, uma peça de teatro escrita por Sófocles.

A história começa com o povo vindo até Édipo lhe pedindo para que salve Tebas da ruína. Para descobrir como salvar Tebas, Édipo consulta o oráculo que lhe pede para descobrir quem matou Laio, o rei de Tebas que havia sido assassinado antes da chegada de Édipo.

Édipo começa a investigar a história a fim de encontrar o culpado. Ele decreta que o assassino de Laio deverá ser exilado de Tebas e viver em esquecimento.

A peça vai acontecendo - mesclando informações do passado e presente - até que descobrimos que Édipo é alvo de uma profecia: ele mataria seu próprio pai e casaria com sua mãe. Para evitar esse destino, Édipo foge de sua cidade e acaba chegando à Tebas. Ali, ele resolve o enigma da esfinge e salva a si e ao povo de Tebas. A grande questão é: como a história de Édipo e de Laio se não encontram?

O texto tem partes que foram difíceis para eu entender, por conta da linguagem. Porém, gostei de ler, foi uma experiência muito diferente do que eu estava habituada (também foi a primeira peça de teatro que li).

Houveram partes fáceis de entender, meio óbvias, até. Mas algumas coisas ficaram confusas e só consegui entender quando pesquisei a história em outras fontes.

Pensando na época em que foi escrita, achei incrível a ideia de Sófocles. Claro, a carga de drama escorre pelas páginas. Ainda assim, é uma história bem curta. Acho que a experiência valeu!
comentários(0)comente



Arthur Nowakowski 22/11/2022

A mais célebre obra de Sófocles não à toa. A peça conta a história de Édipo (sim, esse nome inspirou o complexo de Édipo, termo criado por Freud) rei de Tebas em modo flashback e os caminhos que o levaram ao seu destino trágico. Difícil falar mais sem dar spoiler, então recomendo bastante a leitura. Apesar de ser em forma de teatro é bem gostoso de ler.
comentários(0)comente



501 encontrados | exibindo 301 a 316
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR