Leonara 02/04/2023
Não se foge do destino
"ÉDIPO REI" é uma história que através dos séculos vem acompanhando gerações, uma obra que te faz pensar e refletir sobre as escolhas, sobre o poder de decisão, e até mesmo, que talvez não seja possível fugir do destino, mesmo que não acreditamos nele.
O sentimento de pena e compaixão, diante dos infortúnios sofridos pelos protagonistas, foram tão latentes ao decorrer da leitura que me causaram pura agonia.
É uma história lamentavelmente tocante, muitas vezes ao longo de nossas jornadas, podemos ter o pensamento leviano que, se soubéssemos o futuro poderíamos evitar as partes dolorosas e terríveis da nossa existência.
No entanto, Édipo nos ensina que a maior maldição pode ser exatamente isso, saber o seu futuro tendo a ilusão de que se pode mudá-lo, quando na verdade, cada passo na tentativa de alterá-lo está trabalhando para sua completa e assombrosa concretude.
Pontanto, mediante as tais tragédias que, apesar de fictícias, nos revelam um verdade real sobre a existência humana, à ignorância sobre como? Quando? Porque? Pode ser vista como uma virtude que poderá remediar males em nossas vidas.
Será que se cada ser humano nessa vasta terra soubesse o que lhe sucederia, tal conhecimento teria uma boa serventia?! Por acaso não seria o seu fim?!