aelinella 05/10/2023
Boa viragem, nobre amigo. É uma alegria vê-lo novamente.
Godsgrave é o segundo livro da série As Crônicas da Quasinoite, e, se eu achei o primeiro livro incapaz de ser superado, eu estava totalmente errada. O Espetáculo Sangrento é uma obra incrível, conseguiu melhorar a obra ainda mais e é envolvente do início ao fim.
O começo do livro é um pouco confuso, visto que não sabemos nada do plano de Mia nem como ela acabou como acabou, mas aos poucos as coisas vão fazendo sentido e nós vamos descobrindo tudo conforme os outros personagens também descobrem. E ta tudo bem se o início é meio tranquilo, porque depois de 1/3 do livro não tem mais tranquilidade. NENHUMA.
"? Quatro Filhas ? murmurou a mulher enquanto acariciava o seu cabelo. ? Como uma bonequinha linda que nem você veio parar num lugar desses?
A garota baixou o olhar para a sombra debaixo de si.
E então o levantou até aqueles olhos verdes cintilantes.
? Bom ? ela suspirou. ? É uma pergunta interessante, não é?"
Tudo que acontece com a Mia é estritamente planejado (apesar de não parecer) e quando as coisas saem do controle e parece que tudo vai dar errado: PÁ, elas realmente dão.
Mas nem só de momentos tensos vive o leitor. O livro ta cheio de cenas fofíssimas de amizade e amor (ok talvez eu tenha exagerado com o "cheias" mas elas existem sim ok).
As lutas são muito bem detalhadas, violentas até, e extremamente envolventes. Me senti no meio da arena de batalha diversas vezes, e tudo é muito bem escrito e arrasador. Sério.
"Mia fechou os olhos, absorvendo tudo aquilo, deixando penetrar sua pele.
Sanguii e Gloria."
O final do livro é um ABSURDO DE BOM, plot twist atrás de plot twist, revelações a cada página, sangue, satisfações e nervosismo, tudo encerra essa parte da historia de Mia Corvere de maneira impecável. Além de claro, o narrador esfregar na nossa cara como estamos devastados com o fim do livro:
"Todas essas perguntas por responder, e mesmo assim o livro está no fim?
Não, você diz. Não pode terminar assim.
Não tema, pequeno mortal. A canção ainda não terminou. Esta é a calma antes do crescendo. Este conto é apenas o segundo de três."
Além disso, adorei como nesse livro a Mia abriu os olhos para a perversidade da República, um regime injusto, desigual, que é contra a volta da monarquia a todo custo mas mantém um rei sem coroa como líder. As questões sociais abordadas são geniais. De verdade.
Godsgrave é um livro fantástico, um segundo volume ainda melhor que o primeiro, e deixa todos com esse gostinho de "quero mais" no final, com suas descobertas e revelações chocantes. Estou ansiosa para o terceiro!
"Havia apenas cadáveres atrás de si."