rebeccavs 11/02/2020
A reflexão de Ânima
Inicialmente, confirmo que li a referida obra, "Ânima", com o intuito de entender e refletir sobre o que o autor, Gleidson Riff, quis propor através de sua poesia, e peço perdão se a interpretei de maneira errônea - espero que, ao mesmo, a ambiguidade do significado ressalte a amplitude reflexiva desses maravilhosos poemas.
Os poemas apresentam um vocabulário linguístico peculiar: ora com palavras simples, ora com uma complexidade admirável e carregada de significados.
Ao ler determinados poemas (como "O crescimento das orquídeas" e "O despertar no grito da andorinha"), pude refletir acerca do sentido da vida (como proposto pela obra e muito bem desenvolvido nela), os obstáculos presentes nela e a esperança de melhora com o tempo. Não li nenhum poema rapidamente, pelo contrário, tive que consumir meus neurônios para decifrar qual era o significado de cada um deles e a ideia sugerida pelas suas palavras, mas afirmo: valeu a pena, foi uma ótima leitura!
Em outros (como "Ondina" e "Carnavalesca"), pude perceber uma forte emoção na escrita, dessa vez com um tom, ao meu ver, triste e soturno, mas carregado de beleza.
Enfim, "Ânima", do poeta Gleidson Riff, é uma obra que, em seus poemas cheios de reflexão sobre a existência, os amores e outros temas referentes à vida, trata de formas diferentes e belas as visões positivas e negativas da vida.
Ressalto que as únicas poesias que consegui me adaptar durante a leitura foram de Álvares de Azevedo, Castro Alves (presente no livro) e, agora, de Gleidson Riff - visto que sou mais acostumada às prosas.
Recomendo essa obra e pretendo ler, também, "O cerne", do mesmo autor. Excelente trabalho.