mpettrus 15/08/2024
A Incrível Protagonista Cerebral de Donlea
?Qualquer promotor consegue condenar um culpado, mas é necessário um promotor especial para condenar um inocente?
? O ano é 2007, Santa Lúcia. Um grupo de amigos se reuniu no lugar paradisíaco para celebrar o casamento de Daniel e Charlotte. A madrinha da noiva, Grace Sebold, está na ilha com seu namorado, Julian.
A celebração que tinha tudo para ser perfeita, torna-se um horror quando Julian desaparece. Esse é o pontapé inicial dessa história de suspense em que literalmente não se deve confiar em ninguém.
? Dez anos depois. A história nos apresenta Sidney Ryan (que protagonista maravilhosa), uma cineasta promissora que se especializou em documentários sobre crimes reais que giram em torno de antigos casos de assassinato. Ela assume o caso de Grace, que está presa em uma prisão de St. Lúcia, condenada pela morte de Julian, mas sempre alegou ser inocente.
? Sidney então, está determinada a descobrir todos os detalhes relacionados ao caso e apresentá-los em uma série documental de dez episódios, semelhante aos documentários que assistimos em streaming como o tristíssimo ?O Caso Outreau: Um Pesadelo Francês? e o soturno ?Cena do Crime: Assassinatos na Alemanha?.
Vale ressaltar que o autor dominou com maestria a narrativa nesse ?modelo? de contar uma história em formato de ?documentário?. Taylor Jekins Reid podia ler esse romance para aprender como se conta uma história nesse formato.
? Esse romance de suspense policial foi o meu primeiro contato com a escrita de Donlea e confesso que fui surpreendido. Acertei quem era o verdadeiro assassino, porém, jamais suspeitei que o final foi como foi. Fui pego desprevenido e não o aceito até hoje. Mas entendi a decisão do autor.
O mais legal foi saber que alguns amigos meus também acertaram não só quem era o assassino, mas também como seria o final da protagonista. Fico me questionando qual detalhe deixei escapar para não ter sacado antes o rumo que a história estava tomando. Uma narrativa totalmente intrigante.
? Um dos melhores sentimentos que pode me acometer enquanto leio romances desse gênero é a desconfiança. Desconfiar é o motor que prende minha atenção aos menores detalhes da história.
O autor tem uma habilidade primorosa em narrar os fatos respeitando a inteligência do leitor executando as reviravoltas nos momentos certos, deixando-me envolvido até a última página.
? Porque este é um livro movido pela ação dos fatos, não pelos depoimentos dos personagens. Semelhantemente ao nosso comportamento quando assistimos documentários, eu estava descobrindo as evidências do crime junto com Sidney enquanto ela investigava as inconsistências da história de Grace para terminar a sua série documental.
? Eu me pegava questionando tudo junto com a protagonista. Grace fez isso? Ou ela era inocente o tempo todo? As descobertas de Sid são ao mesmo tempo as minhas descobertas. Acho isso sensacional.
Donlea faz um trabalho fantástico ao deixar a sugestão de qualquer cenário de dúvida, mesmo quando as evidências eram descobertas. Ele nos faz participar de sua história como se nós fossemos a própria Sidney Ryan.
Eu adorei que o autor nos ajuda o tempo todo e mesmo assim, caímos em muitas armadilhas. Os personagens trouxeram novidades e reviravoltas e mudanças de perspectivas para mim enquanto leitor-investigador.
? Outro ponto interessante da narrativa do autor é a entrada de novos personagens. Todos foram pensados para somar com a história e não apenas ?encher linguiça? ou nos induzir ao erro.
Outra impressão positiva do autor é notar que ele não é um típico escritor estadunidense que tem preguiça de desenvolver seus arcos narrativos. É paciente, cauteloso, monta o cenário das investigações paulatinamente, sem tornar a narrativa cansativa ou maçante, colocando-nos dentro do ambiente de sua história. Ele sabe como nos empolgar, como nos entreter.
? Então, vocês podem me indagar: não existem falhas nessa obra? Não foi isso que eu lhes disse em momento algum. Até aqui, elenquei os pontos positivos da história do Donlea porque a condução foi consistente, lógica, coerente. Romances policiais requer o apoio dessas características.
? Pontos negativos, a meu ver, ficam por conta de decisões convenientes para a defesa do argumento do autor, algumas questões não solucionadas na reta final, o que quase me passou um pensamento de ?isso não é plausível?, como a existência do personagem Gus Morelli; mas, garanto-lhes: nada que prejudique a minha experiência durante a leitura. Ao menos para mim, que sou bastante ?mimizento? com essas questões.
? Por fim, deixe-me dizer que adorei o conceito ?de documentário em tempo real em um livro?, embora em alguns momentos senti que a narrativa se arrastava, eu realmente gostei, pois era algo novo e diferente para mim.
Parecia que eu estava assistindo a um programa de TV em vez de ler um livro, e adorei os aspectos dos bastidores sobre os quais o livro fala. Também descobri que George Clooney tem uma tequila, quem diria?! ???
? Quanto a protagonista, fiquei realmente apaixonado por ela. Gostei que o autor criou uma personagem feminina inteligente, forte, obstinada, respeitando sua intuição, sua perspicácia. Adorei o jeito pragmático de como ela encarava a situação. Ela é incrivelmente cerebral. Uma protagonista peculiar dentro da literatura estadunidense.
? Quanto a Grace Sebold, sempre me pareceu uma sonsa. Mérito do autor que a construiu de maneira sutilmente dúbia, mas que nem se ela tivesse o sorriso mais perfeito do mundo eu cairia nas graças dessa ordinária. Aqui o autor arrasou!!!
Donlea faz um trabalho fantástico mostrando a criação literária de documentário ?crimes reais?, as pressões para cumprir prazos e a pressão por audiência cada vez maior. Há profundidade nos seus personagens que os torna humanos. A minha suspeita original estava correta? Surpreendentemente - sim! Isso de forma alguma prejudicou minha leitura.
?É um dos melhores thrillers que já li com reviravoltas que me pegaram de surpresa. Justamente quando você acha que resolveu o crime, o autor inteligentemente o leva em uma direção inesperada. Espere o inesperado nesta história explosiva com um final que fará você balançar a cabeça perplexo e boquiaberto.
? Inteligentemente bem elaborado, envolvente e viciante, este é um livro absolutamente essencial, especialmente se você é um leitor verdadeiramente fanático pelo gênero ?crimes reais? na literatura.
?????????????