@bibliotecadadi 30/10/2024Um clássico que merece ser lido.Estou voltando a ler mais clássicos, e esse foi uma releitura que fiz com algumas amigas.
Já tinha gostado na primeira vez quando li na adolescência, e estava até com receio de não gostar agora mas no final foi uma ótima leitura.
Esse livro perto dos outros que li do Machado é mais leve, usando do sarcasmo e ironia para contar a história de Brás Cubas.
Como o narrador está morto, ele não precisa se preocupar com a opinião dos outros, então não tem papas na língua e não é nem um pouco comedido na hora se expor suas ideias, e isso deixa a história muito interessante.
Através da suas memórias conhecemos a vida de Brás Cubas desde a infância até a fase adulta, onde vemos seus fracassos e desilusões, tentando ser alguém na vida, ser deputado, criar um emplastro, ter uma familia. Brás Cubas é aquele personagem anti herói, mesquinho, que só quer ficar na busca do prazer, sem ter que trabalhar, esperando o tempo passar, e até vi um vídeo no youtube da Isabella Lubrano, que se fosse feita uma comparação com dias de hoje ele seria um playboy, e é bem isso.
Machado usa de um linguagem até rebuscada, mas pesquisando os significados de algumas não conhecidas é tranquilo de ler.
É um livro que traz várias críticas, e a gente vê porque Machado é um autor que todos precisam ler.
Já quero ler outras obras dele.
Recomendo a leitura de Memórias póstumas.