Tina 04/10/2024
Um passeio pela cidade élfica mais importante da Primeira Era
Mais um livro editado por Christopher Tolkien que traz informações valiosas para os amantes da Terra-média!
Em "A Queda de Gondolin" temos reunidas todas as versões dessa história escritas por Tolkien em diferentes momentos de sua vida e com algumas mudanças em cada uma delas (detalhes que no fundo fazem toda a diferença). Em sua forma, o livro lembra muito "Beren e Lúthien", no qual Christopher também traz as histórias e tece seus comentários, que tentam elucidar certos mistérios a fim de auxiliar o leitor no entendimento dos fatos.
Aqui acompanhamos a história de Tuor, filho de Húor, da casa de Hador dos homens de Dór-lomin. Ele, que é primo de Túrin Turambar, também ganha uma história de extrema importância no que diz respeito à Primeira Era, já que tem papel importante na história da cidade oculta de Gondolin. A mando de Ulmo, o Deus do Mar (um dos Valar mais poderosos) e guiado pelo elfo Voronwë, ele chega ao império governado por Turgon, na que é considerada a mais imponente e importante cidade élfica do período.
Lá ele leva a mensagem de Ulmo de que a guerra contra Morgoth se aproxima, e todos precisam estar preparados. É lá também que ele se enamora de Idris Celebrindal, filha do rei, e com ela casa-se. Aqui temos o segundo casamento entre um Homem e uma Elfa, e fruto desse amor nasce Ëarendel, muito esperado e designado a grandes feitos na luta contra Morgoth.
Uma leitura muito prazerosa que traz mais informações importantes acerca da Primeira Era, e principalmente no que diz respeito à linhagem de Tuor e Idris, que reverberará em todas as Eras posteriores e jamais será esquecida. Comparado com "Beren e Lúthien" e "Os filhos de Húrin", é uma leitura mais arrastada, de fato, pois não tem tantas reviravoltas, além de que somos apresentados a várias versões que possuem diferenças importantes, o que pode embaralhar um pouco nossos pensamentos.
Entretanto, é parada obrigatória para se aprofundar no universo de Tolkien e solidificar a compreensão sobre a importância que os filhos de Húor e Húrin tiveram para a história de toda a Terra-média, lembrando que ambos são da raça dos Homens e Tolkien com certeza não decidiu assim por acaso. Os Homens têm papel fundamental em seu universo, e eu não vejo a hora de continuar me aprofundando em suas histórias!