Isabella.Wenderros 09/10/2020Esperava maisAos sete anos, Jude Duarte viu sua vida ser virada ao avesso depois de testemunhar o assassinato brutal dos pais e de ser levada para o Reino das Fadas com suas irmãs. Ao longo da década seguinte, aquela criança se tornou uma adolescente que deseja se encaixar naquela sociedade deslumbrante, ser aceita pelos seres mágicos que aprendeu à admirar e temer em igual medida. Conforme o tempo passa e os obstáculos surgem, ela precisa descobrir como navegar em um mar de intrigas e traições – inclusive dentro de sua própria família.
Depois de ver tantos elogios, confesso que esperava mais. Eu poderia dividir as minhas opiniões sobre essa história do mesmo jeito que o livro foi dividido: na 1ª metade, achei tudo tão parado e chato que quase abandonei. A Jude foi meu maior problema, não consegui me conectar com ela ou me importar. Eu não entendia suas motivações e por boa parte da leitura, fiquei tão indiferente que se ela desaparecesse e outra personagem assumisse o protagonismo, não faria diferença para mim. Insisti por ter ficado curiosa com as coisas que aconteciam ao seu redor e por querer entender as conspirações que estavam acontecendo naquela Corte.
A parte 2 foi o que mudou a narrativa, parece que a autora decidiu que tudo que poderia acontecer de interessante, aconteceria depois dos 50%. As intrigas ficaram muito mais complicadas, as traições muito maiores e os planos mais desesperados. Depois disso, a expectativa de poder pegar o livro surgiu, a curiosidade de conseguir todas as respostas fez com que as páginas voassem. Se eu pudesse pedir uma única coisa para a autora seria algo narrado por Cardan. Acredito que seria bem envolvente acompanhar os acontecimentos sob a perspectiva de um personagem tão ambíguo.
Como eu disse, me decepcionou um pouco. Não é um livro ruim – vou repetir, a segunda parte salvou – mas também não me conquistou. Eu quero terminar a trilogia para saber o que acontece e ver o desenrolar de tantas rasteiras, mas espero que Jude seja um pouco ‘mais’.